CBO 2626-15 - Músico regente - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
O profissional no cargo de Músico regente CBO 2626-15 Rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, entre outras atividades, a fim de organizar a execução da obra musical Rege e dirige ensaios parciais e gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.
Rege orquestras sinfônicas e mistas, óperas, bailados, jazz, conjuntos corais, bandas, entre outros Pode realizar direção musical e coordenar o processo de gravação, as atividades musicais em diferentes meios de comunicação Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical.
Presta consultoria musical Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical Pesquisa, desenvolve, elabora e orienta projetos de pesquisas na área musical.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
CBO 2626-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Músico regente, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos CBO 2626-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Músico regente
O Músico regente CBO 2626-15 rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, escolhendo edição da partitura da obra a ser executada, estabelecendo cronograma conforme repertório selecionado e definindo proposta interpretativa, a fim de organizar a execução da obra musical Realiza ensaios com subgrupos instrumentais e com o grupo todo, aplicando técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais e instrumentais.
Rege e dirige ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, ensaios gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.
Correpete cantores e instrumentistas, visando ao acompanhamento e ao ensaio Rege orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, jazz, conjuntos corais, bandas de música, entre outros.
Pode realizar direção musical, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento musical, elaborando projetos e concebendo dramaturgia musical Analisa propostas e roteiros de espetáculos musicais.
Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores.
Pode coordenar o processo de gravação e as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.
Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.
Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos e digitais.
Pode utilizar software específico para o ensino de regência Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de regência e interpretação musical.
Presta consultoria musical, realizando perícia técnica Assessora programas de meios de comunicação de massa.
Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais Pode arranjar músicas, transcrevendo-as, adaptando a obra musical e elaborando harmonização vocal para coral.
Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.
Desenvolve pesquisa em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.
Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical Pode utilizar software específico de editoração musical Pode atuar, na área de música, em escolas, grupos corais, academias, faculdades de ensino superior, orquestras sinfônicas, bandas, estúdios de gravação, conservatórios, programas televisivos, teatros, entre outros Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorias, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2626-15 deve realizar direção musical, editorar música, demonstrar competências pessoais, prestar consultoria musical, arranjar músicas, elaborar textos sobre música, estudar música, ensinar música, pesquisar na Área musical, reger grupos vocais e/ou instrumentais.
Condições de trabalho dessas profissões
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2626-15
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Músico regente CBO 2626-15
Um Músico regente (ou sinônimo) deve elaborar resenhas e artigos de livros, orientar projetos de pesquisa em música, revisar trabalho de copistas, participar de comissões de seleção de obras musicais, conceber dramaturgia musical, definir proposta interpretativa, reger e dirigir espetáculo musical em gravação, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, participar de bancas acadêmicas, redigir roteiros, realizar perícia técnica na área musical, pesquisar gêneros e estilos musicais, redigir notas de programa, transcrever músicas, estabelecer cronograma conforme repertório selecionado, demonstrar capacidade de liderança, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, editorar partituras musicais, adaptar obras musicais, escolher edição da partitura da obra a ser executada, propor soluções musicais a demandas específicas, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, elaborar projetos musicais, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, realizar revisão de partituras, participar de comissões de seleção de músicos, conhecer outras línguas, desenvolver material pedagógico, selecionar músicos instrumentistas, supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, correpetir cantores, coordenar atividades musicais em rádio, correpetir instrumentistas, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, coordenar atividades musicais em televisão, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais - escola de samba, estudar novos recursos tecnológicos, reger e dirigir ensaios gerais, pesquisar e selecionar repertório para o evento, elaborar críticas, ensinar regência, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, elaborar verbetes para dicionário, realizar ensaio com o grupo todo, desenvolver pesquisas em práticas interpretativas, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, selecionar músicos solistas, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, coordenar processo de gravação, planejar o evento musical, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, elaborar harmonização vocal para coral, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, prestar consultoria em edições musicais, participar de juri, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, reger e dirigir espetáculo musical ao vivo, realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais, estudar repertório, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, definir o padrão de editoração da obra musical, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, elaborar edições práticas, estudar repertório, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de administrar, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, criar material pedagógico, reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, definir criérios para seleção de premiação de músicos, conceber o evento musical, elaborar pareceres, elaborar comunicações para congressos, participar de eventos culturais e congressos, copiar partituras musicais, supervisionar a produção musical, selecionar músicos cantores, estudar instrumentos musicais, trabalhar em equipe.