CBO 2628-15 - Coreógrafo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O profissional no cargo de Coreógrafo CBO 2628-15 Concebe e concretiza projetos cênicos de coreografia, compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança Prepara a montagem da obra e de cenários, seleciona e coordena equipes artísticas e de apoio técnico, prevendo recursos materiais e estratégias de suporte, inclusive com a utilização de tecnologias da informação e comunicação.
Aplica técnicas de movimentos ritmados, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança Estabelece a temática da apresentação, define a modalidade do bailado, as músicas, aplica técnicas corporais, ensaia coreografia, danças, movimentos e gestos artísticos.
Pode ensinar técnicas de dança Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental
CBO 2628-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coreógrafo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) CBO 2628-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular).
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Coreógrafo
O Coreógrafo CBO 2628-15 concebe projeto cênico de coreografia, selecionando músicas, texto, imagens, objetos, modalidade de dança Coordena equipe de criação, seleciona elenco, define elementos de composição do tema e da apresentação, a partir da literatura, de documentos, de fatos históricos, sociais e de diferentes manifestações artísticas tais como teatro, cinema, espetáculos circenses.
Gerencia o projeto, estabelece etapas para seu desenvolvimento e define estratégias de difusão, em conjunto com produção executiva e direção artística.
Supervisiona equipes de bailarinos, de cenografia, de música, de figurinos e adereços, maquiagem e caracterização, de iluminação, de multimídia Prepara coreografia para apresentações de dança, considerando temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público.
Seleciona técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, equipes artísticas e de apoio técnico, organiza a montagem de cenários e do projeto cênico Concretiza o projeto cênico, efetivando a montagem da obra artística, transpondo ideias, imagens e sensações em linguagem coreográfica, ritmando e cadenciando gestos, ações, passos codificados.
Elabora ações físicas relativas à dança, no espaço e no tempo, articulando as partes da obra coreográfica.
Realiza coreografia compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança, articulando as partes da obra coreográfica, definindo sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, aplicando técnicas e linguagens de dança, de interpretação de imagens e narrativas relativas à arte de dançar, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o tempo, o espaço e o público Define a aplicação de técnicas que expressem sentimentos e emoções por meio de movimentos cadenciados, tendo em vista assegurar a efetividade e a qualidade dramática da obra coreográfica.
Ensaia coreografia, realizando marcações de luz, som, cena, espaço e tempos.
Experimenta e avalia ações, passos, gestos e movimentos, a utilização de objetos de dança, inclusive por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação Orienta equipe de dança sobre movimentos, ações, situações, gestos e sequências em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos Avalia natureza e nível de dificuldade dos movimentos.
Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens Pode ensinar diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados, utilizando variados meios e estratégias.
Estuda diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística.
Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2628-15 deve conceber projeto cênico em dança, demonstrar competências pessoais, pesquisar movimentos, gestos e dança, ensaiar coreografia, realizar apresentação pública de dança, ensinar dança, preparar o corpo para dança, concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2628-15
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Coreógrafo CBO 2628-15
Um Coreógrafo (ou sinônimo) deve supervisionar equipe de adereços e figurinos, trasmitir proposta coreográfica a diferentes elencos, criar movimentos nas variadas linguagens de dança, registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audio-visual etc, levantar material sobre o tema, experimentar movimentos, sequências de movimento, adaptar-se a situações imprevistas, gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística, participar de sessões de registro e gravação de imagens, selecionar gestos, passos e seqüências, investigar linguagens, liderar equipes, gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção - mídia, imprensa etc, participar de provas de figurino, maquiagem e adereços, supervisionar equipe de cenografia, construir qualidade dramática do e pelo movimento, articular as partes da obra coreográfica, expressar imagens, idéias, narrativas na obra coreográfica, definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística, supervisionar equipe de maquiagem e caracterização, desenvolver idéia ou tema, transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica, selecionar elenco, incorporar diferentes linguagens artísticas, experimentar o uso de objetos na dança, desenvolver sensibilidade artística, coordenar equipes de criação, reelaborar gestos, passos e seqüências, ensinar técnicas de dança - balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc, desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços, configurar elementos da dança - espaço, tempo, formas, movimento, etc, trabalhar em equipe, improvisar movimentos, escolher música, texto, imagens, objetos etc, selecionar material coletado - objetos, elementos coreográficos, música etc, explorar material coletado - objetos, elementos coreográficos, música etc, selecionar equipe artística, registrar gestos, passos e seqüências, experimentar ações, passos, gestos e movimentos, expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica, elaborar ações físicas no espaço e no tempo, conhecer seus limites psico-físicos, selecionar técnicas corporais, conceber soluções cênicas, considerar o espaço e o público na concepção cênica, desenvolver capacidade de observação e percepção, investigar outras linguagens artísticas - teatro, cinema, circo, etc, supervisionar equipe de multimídia, supervisionar equipe de bailarinos, supervisionar equipe de iluminação, recriar passos codificados, demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes, avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos, levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios - literatura, documentação etc, desenvolver experimentação e improvisos, supervisionar equipe de música, configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos, estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos, fazer marcações de luz, som, cena, espaço, desenvolver consciência cinesiológica, manter corpo preparado, participar de ensaios gerais.