CBO 3115-05 - Técnico de controle de meio ambiente - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes
O profissional no cargo de Técnico de controle de meio ambiente CBO 3115-05 realiza testes e análises físico-químicas e microbiológicas de laboratório e de campo, além de medições, para monitorar fontes de poluição e resíduos líquidos e sólidos - inclusive os que afetam a saúde, para controlar a qualidade da água e do ar, e para preservar o solo, a fauna e a flora, atuando sob orientação de um especialista em meio ambiente de nível superior Participa de auditorias e da elaboração de laudos técnicos.
Desenvolve programas de educação ambiental Segue legislação, normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3115-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de controle de meio ambiente, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes CBO 3115-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3115-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de controle de meio ambiente
O Técnico de controle de meio ambiente CBO 3115-05 prepara ambiente para análises, selecionando reagentes, vidrarias e equipamentos Identifica as amostras de efluentes coletadas, registrando os pontos de coleta.
Realiza testes e análises físico-químicas e microbiológicas de efluentes.
Interpreta resultados analíticos e elabora laudos, relatórios e planilhas dos resultados Pode encaminhar amostras para análises externas complementares.
Coordena processos de medição para controle ambiental e tratamento de efluentes, monitorando os parâmetros do processo e emitindo relatórios, para identificar os aspectos ambientais e os impactos associados Monitora a qualidade e o uso das águas, bem como as características das emissões atmosféricas, dos efluentes e dos resíduos sólidos, conforme manuais e procedimentos técnicos.
Pode coletar, orientar ou coordenar a coleta de amostras de gases, solo, água e outros materiais contaminados, inclusive por radiação.
Implementa ações preventivas e corretivas, participando de auditorias e propondo medidas para a mitigação dos impactos e recuperação de ambientes já degradados Executa tarefas de caráter técnico referentes às questões ambientais da unidade fabril, controlando, organizando e monitorando os resíduos e os efluentes e verificando o licenciamento ambiental.
Pode orientar o aproveitamento dos resíduos industriais, buscando valorização econômica, ecoeficiência e sustentabilidade do processo.
Participa da implantação de programas de qualidade ambiental, analisando indicadores e aplicando ferramentas da qualidade Desenvolve programas de educação ambiental junto à comunidade e às instituições Realiza campanhas de monitoramento e educação ambiental, identificando tecnologias apropriadas para o processo de produção racional e cuidados com o meio ambiente.
Pode participar de equipes de desenvolvimento de materiais biodegradáveis Monitora o funcionamento de máquinas, equipamentos e instrumentos de medição e controle, mantendo-os em condições de uso e realizando ajustes no processo, quando necessários Monitora a segurança no trabalho, interpretando mapas de risco, controlando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, e cumprindo procedimentos de emergência, quando necessário.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3115-05 deve implementar projetos, implementar ações de gestão ambiental, realizar análises físico-químicas e micro-biológicas dos efluentes, coordenar processos de controle ambiental, utilidades, tratamento de efluentes e levantamentos meteorológicos, coordenar equipes de trabalho, monitorar a segurança no trabalho, demonstrar competências pessoais, operar máquinas, equipamentos e instrumentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes atuam na preservação da qualidade ambiental. Trabalham em equipe, em laboratórios e em atividades de campo, vinculados à administração pública, indústrias, empresas de consultoria, estações meteorológicas e de tratamento. Trabalham em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos nos horários diurnos e noturnos. Muitas vezes, trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis ou expostos a ruídos, material tóxico, radiação, altas temperaturas, frio intenso e umidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3115-05
Essas ocupações requerem formação técnica de nível médio completa nas áreas do meio ambiente, saneamento e afins. O pleno exercício das atividades requer de um a dois anos de experiência. Geralmente, trabalham sob supervisão de profissionais de nível superior.
Atividades exercidas por um Técnico de controle de meio ambiente CBO 3115-05
Um Técnico de controle de meio ambiente (ou sinônimo) deve coletar amostras, realizar inspeções e vistorias técnicas, atender normas e legislação ambiental, ajustar parâmetros operacionais de otimização dos processos, propor melhorias nas máquinas, equipamentos e instrumentos, definir medidas corretivas, calibrar equipamentos e instrumentos - pluviógrafo, linígrafo, oxímetro e phmetro, demonstrar dinamismo, controlar uso dos equipamentos de proteção - individual e coletiva, identificar procedimentos de operação, identificar os aspectos ambientais e impactos associados, manter bom relacionamento interpessoal, elaborar laudos, relatórios e planilhas dos resultados analíticos, programar paradas para manutenção, demonstrar capacidade de adaptação, avaliar amplitude dos impactos ambientais, propor melhorias em projetos, avaliar eficiênca dos processos, manipular produtos químicos e biológicos, dar provas de liderança, dimensionar equipes de trabalho, preservar amostras coletadas, ajustar máquinas e equipamentos, avaliar capacidade produtiva do processo de ar, vapor, óleo e gases, fornecer subsídios para elaborar plano de manutenção, capacitar operadores, estudar etapas de desenvolvimento do projeto, aplicar ações corretivas, cumprir procedimentos de emergência, interpretar resultados analíticos, analisar resultados das ações corretivas, testar novos produtos químicos e equipamentos, cumprir objetivos e metas ambientais, demonstrar sociabilidade, demonstrar iniciativa, estabelecer prazos, ações e responsabilidades, autocriticar-se, suprir ambiente de análises com reagentes, vidrarias e equipamentos, avaliar funcionamento das máquinas e equipamentos, preparar ambiente para análises, identificar problemas operacionais na implantação de projetos, orientar equipes de trabalho, identificar necessidades de treinamento, informar sobre precauções de produtos e resíduos gerados no processo, elaborar plano de trabalho, orientar implantação de projetos, programar aquisição e estocagem de matéria-prima e insumos, solicitar manutenção periódica das máquinas e equipamentos, controlar distribuição dos produtos gerados - vapor, ar e efluentes, interpretar mapa de riscos, manusear vidrarias, instrumentos e equipamentos, distribuir tarefas, demonstrar capacidade de auto-organização, identificar amostras e pontos de coletas, comunicar-se, interpretar plantas, fluxogramas de projetos, fornecer informações para procedimentos de emergência, propor ações preventivas, encaminhar amostras para análises externas complementares, definir local de armazenagem dos resíduos e efluentes, determinar vazões líquidas e índices inerentes ao controle do processo, fornecer subsídios para elaboração do mapa de riscos, monitorar cumprimento das normas e legislação no trabalho, adequar procedimentos operacionais, agir com ética, controlar custos operacionais.