CBO 3122-10 - Técnico de saneamento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)
O profissional no cargo de Técnico de saneamento CBO 3122-10 elabora anteprojeto, participa do planejamento e controla a execução de obra de construção de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto, sob supervisão do engenheiro responsável Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes.
Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade Pode realizar vistorias técnicas Pode atuar em obras de aterros sanitários e drenagem urbana.
Planeja e supervisiona a execução de campanhas educativas Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3122-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de saneamento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) CBO 3122-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3122-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura).
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de saneamento
O Técnico de saneamento CBO 3122-10 elabora anteprojeto de infraestrutura para construção de estações de tratamento de água e esgoto, realizando levantamento topográfico, demarcando áreas e detalhando memorial descritivo Solicita a contratação de serviços terceirizados para elaboração de projetos complementares, podendo fiscalizar a execução dos serviços e participar da sua avaliação final.
Pesquisa e analisa a incorporação no anteprojeto de novos materiais, de novas tecnologias e de ferramentas de gestão e controle, em especial da metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).
Submete o anteprojeto à aprovação do engenheiro responsável pela obra Planeja o trabalho para construção de estações de tratamento de água e esgoto, dimensionando recursos humanos, especificando materiais e selecionando máquinas e equipamentos.
Orça a obra, calculando custos diretos e indiretos Elabora cronograma físico-financeiro.
Contata e cadastra fornecedores, avaliando perfis.
Participa do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos Controla a execução da obra, verificando o cumprimento do cronograma, as condições técnicas do local, a adequação do tamanho das equipes e o uso de máquinas e equipamentos.
Registra no documento “como construído” (“as built”) - representações técnicas, tais como plantas, corte e fachadas - todas as modificações realizadas durante a construção, em relação ao projeto inicial.
Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes durante a construção de estações de tratamento de água e esgoto, elaborando escalas de horários de trabalho, treinando equipes, acompanhando o cumprimento de tarefas e fiscalizando a aplicação de normas e regulamentos Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade, coletando amostras e realizando ensaios Elabora planilhas dos ensaios realizados e emite relatórios.
Padroniza procedimentos e fixa parâmetros técnicos, participando da montagem e revisão de manuais técnicos e colaborando na elaboração e revisão das normas e procedimentos Pode elaborar planta cadastral da região e montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas Pode realizar vistorias técnicas, analisando origem da solicitação, identificando possíveis causas do problema, elaborando registro – croqui, fotografias, filmagens e medições -, propondo soluções para resolução do problema e emitindo parecer técnico.
Pode coordenar projetos e obras de aterros sanitários e fiscalizar ou supervisionar a execução de obras de drenagem urbana Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente.
Propõe ações preventivas, supervisiona serviços de recuperação de áreas degradadas e participa da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais Pode implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas Efetua vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, coletando dados referentes à fauna e flora, identificando fontes de poluição e sugerindo formas de minimização de impactos ambientais.
Planeja e supervisiona a execução de campanha educativa para coleta de resíduos sólidos Emite relatório final da campanha Estrutura o serviço de coleta dos resíduos sólidos das obras.
Realiza diagnóstico da realidade local no entorno da construção de estações de tratamento de água e esgoto, identificando as características dos resíduos, elaborando roteiro de coleta e/ou varrição e acompanhando a coleta Destina adequadamente os resíduos coletados, reaproveitando materiais e realizando descarte de acordo com as normas ambientais Acompanha a execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na obra.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes, supervisionando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e estruturando campanhas de prevenção e combate a incêndios.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3122-10 deve planejar o trabalho, supervisonar equipes, padronizar procedimentos técnicos, fazer levantamento e tabulação de dados, demonstrar competências pessoais, estruturar coleta de resíduos sólidos, realizar trabalhos em laboratório, desenvolver projetos de infraestrutura, preservar o meio ambiente, orçar obras, realizar vendas e compras de materiais e equipamentos, realizar vistorias técnicas, supervisionar obras.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3122-10
O exercício dos cargos de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.
Atividades exercidas por um Técnico de saneamento CBO 3122-10
Um Técnico de saneamento (ou sinônimo) deve coletar dados referentes a fauna e flora, revisar os projetos, supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas, identificar as características dos resíduos, programar os serviços, planejar a forma de obtenção dos dados, contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho, aplicar ações corretivas, atender às necessidades do cliente, verificar tipo de vistoria, propor ações preventivas, elaborar anteprojeto, controlar parâmetros desejados, pesquisar novas tecnologias, sugerir formas de minimização de impactos ambientais, trabalhar em equipe, dominar conhecimentos técnicos pertinentes a área de atuação, efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais, analisar contrato de obras, contatar fornecedores e, ou clientes, analisar origem das solicitações, atuar com capacidade de gerenciar, empregar normas técnicas, detalhar o projeto, demonstrar capacidade de organização, realizar demonstração técnica do produto, cotar insumos e serviços, fazer vistoria técnica, preparar ensaios, elaborar planta cadastral da região, especificar materiais, preparar o local de trabalho, demonstrar visão sistêmica, diagnosticar a realidade do local, avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes, elaborar o projeto as built, elaborar escalas de horários de trabalho, estudar projetos, treinar equipes, registrar alterações de serviços, compatibilizar possíveis interferências de projetos, elaborar composições unitárias, estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios, verificar condições de uso dos equipamentos, gerenciar arquivo técnico, relatar anomalias aos superiores, supervisionar o cumprimento de tarefas, atender às metas preestabelecidas, elaborar planilhas de custos diretos e indiretos, elaborar roteiro de coleta e, ou varrição, emitir relatório de viabilidade técnico-financeira, participar do desenvolvimento das normas e procedimentos, atuar com liderança, participar da montagem e revisão de manuais técnicos, registrar dados para alimentar o projeto as built, fiscalizar obras, atuar com ousadia, verificar condições técnicas do local, elaborar cronograma, negociar propostas, preparar amostras de acordo com as especificações, fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca, participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos, identificar procedimentos técnicos, providenciar carteira de habilitação, implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas, supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma, fiscalizar aplicação de normas e regulamentos, especificar materiais e equipamentos, realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos, analisar dados coletados, comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita, ajustar modificações nos roteiros, instalar equipamentos para coleta de dados, levantar dados quantitativos de projetos, gerenciar logística, participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos, montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas, verificar a utilização de equipamentos de proteção, controlar a qualidade dos produtos e serviços, discutir o projeto, alterar projeto de acordo com imprevistos da obra, identificar fontes de poluição, realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes, realizar ensaios, planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos, programar a execução dos serviços, elaborar croqui, elaborar projetos de infraestrutura, elaborar registro do problema - croqui, fotografias, filmagens e medições, implantar roteiros de coleta e, ou varrição, demonstrar capacidade de auto-desenvolvimento, demonstrar raciocínio lógico e abstrato, comunicar-se em idioma estrangeiro, solicitar projetos complementares, demonstrar conhecimento em informática básica, elaborar memorial descritivo, calcular ensaios, efetuar levantamento topográfico, dominar normas técnicas e de procedimento, emitir relatório final, aprovar roteiro de coleta, instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente, identificar possíveis causas do problema, cadastrar fornecedores e, ou clientes, elaborar relatórios, elaborar planilhas dos ensaios realizados, fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados, codificar materiais e, ou equipamentos, demonstrar criatividade, submeter o projeto a aprovação, elaborar memória de cálculo, dimensionar recursos - humanos, materiais e equipamentos, verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas, elaborar propostas de venda, coletar amostras, agir com iniciativa, emitir parecer técnico, realizar medições, supervisionar campanha educativa, fixar parâmetros técnicos, trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, requisitar materiais, respeitar normas, leis e decretos ambientais, acompanhar a execução e o cronograma dos serviços, propor soluções para resolução de problemas, dominar softwares específicos, elaborar cronograma físico-financeiro, emitir ordem de compra.