CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em telecomunicações.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve elaborar documentação técnica, reparar equipamentos, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, ministrar treinamento, prestar assistência técnica ao cliente, testar sistemas de telecomunicações, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve trocar componentes, treinar equipe de trabalho, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, distribuir tarefas para equipes de trabalho, avaliar entroncamento, dominar terminologia técnica em outros idiomas, demonstrar visão espacial, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, programar o sistema de telecomunicações, demonstrar iniciativa, reprogramar o sistema de telecomunicações, testar conexões, especificar planos de trabalho, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, consultar especificações e normas técnicas, redimensionar equipamentos, efetuar ajustes, demonstrar habilidade de comunicação, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, definir plataforma de equipamentos, redimensionar a rede, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, absorver novas tecnologias, especificar mão-de-obra, acompanhar teste de laboratório, trabalhar em equipe, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, demonstrar criatividade para resolver problemas, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, demonstrar habilidade manual, ativar o sistema, identificar a instrumentação necessária, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, interpretar especificações e normas técnicas, executar rotinas de teste, elaborar esquemas, levantar o custo do projeto, treinar usuário final, analisar relatórios técnicos, ministrar treinamento em novas tecnologias, configurar os softwares do equipamento, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, demonstrar habilidade de leitura e redação, ministrar treinamento em área específica, consultar manual de instalação, elaborar relatórios de desempenho, efetuar interligações dos equipamentos, demonstrar conhecimentos básicos de informática, avaliar desempenho de equipes de trabalho, intermediar relações entre cliente e empresa, configurar equipamentos no projeto, interagir com os clientes, identificar falhas no sistema de telecomunicações, levantar dados e informações do projeto, verificar a infraestrutura, elaborar esquemas para projetos, efetuar ajustes do sistema, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, avaliar a necessidade de conserto, demonstrar poder de concentração, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, elaborar rotinas de teste, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, prospectar novos negócios para empresa, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, orientar equipes de trabalho, substituir componentes do sistema, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, verificar o fornecimento de energia, instalar cabeamento, organizar o tempo, verificar alimentação do sistema.