CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em telecomunicações.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve demonstrar competências pessoais, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, elaborar documentação técnica, instalar sistemas de telecomunicações, reparar equipamentos, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, ministrar treinamento, prestar assistência técnica ao cliente, testar sistemas de telecomunicações.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade para resolver problemas, executar rotinas de teste, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, especificar planos de trabalho, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, demonstrar habilidade de comunicação, avaliar desempenho de equipes de trabalho, analisar relatórios técnicos, trabalhar em equipe, orientar equipes de trabalho, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, identificar falhas no sistema de telecomunicações, programar o sistema de telecomunicações, demonstrar habilidade manual, reprogramar o sistema de telecomunicações, intermediar relações entre cliente e empresa, ministrar treinamento em área específica, especificar mão-de-obra, demonstrar conhecimentos básicos de informática, redimensionar equipamentos, organizar o tempo, elaborar rotinas de teste, elaborar esquemas, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, avaliar a necessidade de conserto, demonstrar habilidade de leitura e redação, identificar a instrumentação necessária, consultar manual de instalação, efetuar ajustes do sistema, testar conexões, verificar a infraestrutura, levantar o custo do projeto, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, consultar especificações e normas técnicas, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, dominar terminologia técnica em outros idiomas, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, distribuir tarefas para equipes de trabalho, definir plataforma de equipamentos, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, ativar o sistema, levantar dados e informações do projeto, elaborar relatórios de desempenho, interagir com os clientes, efetuar ajustes, elaborar esquemas para projetos, configurar equipamentos no projeto, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, avaliar entroncamento, redimensionar a rede, ministrar treinamento em novas tecnologias, treinar equipe de trabalho, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, treinar usuário final, trocar componentes, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, instalar cabeamento, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, verificar o fornecimento de energia, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, acompanhar teste de laboratório, prospectar novos negócios para empresa, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, configurar os softwares do equipamento, substituir componentes do sistema, verificar alimentação do sistema, absorver novas tecnologias, interpretar especificações e normas técnicas, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, demonstrar iniciativa, efetuar interligações dos equipamentos, demonstrar poder de concentração, demonstrar visão espacial.