CBO 3134-15 - Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em calibração e instrumentação
O profissional no cargo de Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares CBO 3134-15 supervisiona atividades de manutenção de instrumentos elétricos, eletrônicos e mecânicos de medição, controle e funções análogas, utilizados em processos industriais Contribui no aperfeiçoamento de sistemas de medição e controle.
Garante a calibração dos instrumentos Organiza documentação técnica e gerencial Analisa tecnicamente a aquisição de produtos e serviços para manutenção.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e de gestão e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em calibração e instrumentação que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em calibração e instrumentação CBO 3134-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3134-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em calibração e instrumentação.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares
O Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares CBO 3134-15 planeja, com os integrantes da equipe de trabalho, a execução de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de instrumentos elétricos, eletrônicos e mecânicos de medição, controle e funções análogas, utilizados em processos industriais Supervisiona as atividades de manutenção, estabelecendo procedimentos para identificar disfunções em instrumentos, por meio de sistemas manuais, semiautomáticos e automáticos.
Contribui no aperfeiçoamento de sistemas de medição e controle, analisando indicadores das atividades de manutenção de instrumentos – tais como TMEF-Tempo Médio Entre Falhas (MTBF–Mean Time Between Failures), TMPR-Tempo Médio Para Reparo (MTTR-Mean Time To Repair), dentre outros -, para calcular a taxa de disponibilidade dos equipamentos e do processo, retroalimentar o sistema, avaliar seu desempenho, e propor soluções aperfeiçoadas de medição e controle, com base em dados e informações.
Garante a calibração dos instrumentos, monitorando a validade de calibração e selecionando os prestadores de serviços Pode supervisionar as atividades de calibração em laboratórios credenciados.
Participa da gestão dos procedimentos do sistema de confiabilidade metrológica, colaborando na elaboração de sistema de codificação, estabelecendo frequência, controlando prazos e validando os resultados da calibração Participa de auditorias internas e externas.
Analisa tecnicamente a aquisição de produtos e serviços para manutenção, estabelecendo os objetivos da análise, indicando fornecedores potenciais e definindo características técnicas de produtos e serviços.
Emite pareceres técnicos Participa da gestão de contratos de serviços terceirizados de manutenção.
Organiza a documentação técnica e gerencial, elaborando, atualizando e analisando criticamente procedimentos e instruções de trabalho, cadastrando instrumentos e elaborando fichas e formulários de registros.
Coordena e supervisiona a equipe de trabalho, orientando os trabalhos, avaliando os desempenhos individuais e coletivos e identificando as necessidades de treinamento .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3134-15 deve determinar valores de grandezas - medir, gerenciar sistema de confiabilidade, calibrar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, realizar manutenção de instrumentos de medição e controle, demonstrar competências pessoais, analisar tecnicamente a aquisição de produtos e serviços de medição e controle, coordenar equipe de trabalho, gerenciar documentação, contribuir no desenvolvimento de projetos de sistemas de medição e controle.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em calibração e instrumentação atuam em indústrias automobilísticas, de alimentos, celulose e papel, siderurgia, química, refino e transporte de petróleo, farmacêutica, têxtil, geração de energia e saneamento básico, petroquímica, fertilizantes, cimento, borracha e vidro. São empregados assalariados, com carteira assinada que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Trabalham em ambiente fechado, em grandes alturas e, algumas atividades exercidas podem estar sujeitas à exposição de material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3134-15
O acesso ao trabalho dessas ocupações ocorre por meio de curso técnico de nível médio nas áreas de instrumentação e calibração. Os técnicos de instrumentação e calibração executam tarefas semelhantes. Ambos atuam no processo (instrumentação) e em laboratórios executando calibrações. Em empresas prestadoras de serviços, os técnicos em instrumentação acompanham o processo produtivo e encaminham os serviços de calibração para serem executados pelos técnicos em calibração no laboratório. A atuação desses trabalhadores como titulares na área ocorre depois de um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares CBO 3134-15
Um Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, medição e similares (ou sinônimo) deve monitorar as condições ambientais para a calibração, controlar prazos para calibração, avaliar desempenho individual e coletivo da equipe, agir com ética, relacionar custos e benefícios da manutenção, elaborar sistema de codificação, determinar posições de medição e controle de processo, conservar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, especificar instrumentos de sistemas de medição e controle, orientar equipe de trabalho, planejar atividades com os integrantes da equipe, interpretar os resultados das medições, estabelecer os objetivos da análise, inspecionar visualmente padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e controle, calcular os resultados das medições, estabelecer freqüência de calibração, emitir laudos e certificados da calibração de equipamentos e instrumentos de medição e controle, validar resultados da calibração, indentificar disfunções em instrumentos de medição e controle, elaborar procedimentos, instruções técnicas e gerenciais, identificar necessidades de treinamento, determinar o procedimento de calibração, planejar manutenção preventiva, preditiva e corretiva, indicar fornecedores pontenciais de produtos e serviços de medição e controle, integrar equipes de trabalho, agir com higiene e segurança, cadastrar instrumentos de medição e controle, identificar as variáveis envolvidas no processo, demonstrar visão sistêmica, atualizar procedimentos, instruções técnicas e gerenciais, avaliar o desempenho de sistemas de medição e controle, participar de auditorias internas e externas, ler e interpretar desenho técnico, propor sistema de medição e controle, supervisionar a execução de tarefas, ler bibliografia técnica em língua estrangeira, preservar o meio ambiente, arquivar documentação técnica e gerencial, atualizar-se profissionalmente, analisar criticamente procedimentos técnicos e gerenciais, identificar especificações téc. de padrões, equip., sistemas e instrumentos de medição e controle, atuar em equipe, elaborar fichas e formulários de registros.