CBO 3148-15 - Inspetor de ensaios não destrutivos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em inspeções industriais
O profissional no cargo de Inspetor de ensaios não destrutivos CBO 3148-15 realiza inspeção industrial por meio de ensaios não destrutivos, aplicando técnicas diversificadas para execução dos ensaios e analisando seus resultados Prepara as atividades, conferindo calibração de instrumentos padronizados, verificando condições de uso e certificação de equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e demais recursos utilizados no processo de inspeção, e preparando elemento – peça, equipamento ou de outro tipo – a ser inspecionado.
Elabora procedimentos, plano de calibração de instrumentos e formulários de inspeção Emite relatórios Pode ministrar programas de treinamento.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3148-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em inspeções industriais que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de ensaios não destrutivos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em inspeções industriais CBO 3148-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3148-15
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em inspeções industriais.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Inspetor de ensaios não destrutivos
O Inspetor de ensaios não destrutivos CBO 3148-15 planeja o trabalho de inspeção industrial por meio de ensaios não destrutivos, solicitando a documentação técnica referente aos procedimentos, avaliando os procedimentos e os documentos da qualidade, e definindo equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e outros recursos para inspeção Interpreta especificações técnicas e memoriais descritivos de projetos.
Interpreta e implementa requisitos de normas técnicas, no que se refere a ensaios não destrutivos.
Define a sequência de execução das atividades de inspeção Prepara atividades de inspeção industrial por meio de ensaios não destrutivos, verificando a sensibilidade e fazendo a preparação de insumos.
Avalia condições de segurança da área de trabalho Avalia condições gerais da área de trabalho, tais como luminosidade, acessibilidade, estado dos espaços confinados, entre outras.
Prepara elemento – peça, equipamento ou de outro tipo – a ser inspecionado, lixando-o, escovando-o, lavando-o ou realizando outras operações, conforme a necessidade.
Confere calibração de instrumentos padronizados e verifica condições de uso e certificação de equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e demais recursos utilizados, de acordo com requisitos do processo de inspeção Pode realizar inspeção visual e dimensional, tendo em vista a preparação para ensaios não destrutivos.
Acompanha condições climáticas sob as quais se realizam ensaios não destrutivos, efetuando os necessários ajustes, a fim de assegurar premissas exigidas nas especificações técnicas.
Executa testes e ensaios não destrutivos, delimitando a área de aplicação e seguindo procedimentos específicos Testa sensibilidade de insumos Realiza ensaios não destrutivos, aplicando técnicas diversificadas, tais como ensaios de correntes parasitas, de emissão acústica, de radiografia, de estanqueidade, de líquido penetrante, de partículas magnéticas e de ultrassom, dentre outras.
Faz ensaios não destrutivos aplicando técnicas de análise de vibrações Aplica técnicas de ensaios não destrutivos para inspeção de áreas classificadas (locais sujeitos a atmosfera explosiva) Realiza ensaios não destrutivos para controle da qualidade de reparos efetuados em elementos ensaiados.
Analisa resultados de ensaios não destrutivos, comparando-os com resultados esperados, verificando a conformidade de execução de projetos industriais de elementos ensaiados, e detectando falhas em materiais Pode utilizar sistemas computadorizados de auxílio à coleta, ao tratamento, ao processamento e à análise de dados de ensaios não destrutivos.
Mantém-se atualizado sobre métodos e técnicas de inspeção industrial por meio de ensaios não destrutivos, em função da introdução de novos materiais e suas tecnologias, dentre outros fatores Elabora documentação técnica, emitindo relatórios de inspeção e de liberação Elabora plano de calibração de instrumentos, definindo a periodicidade de calibração.
Elabora procedimentos e formulários de inspeção Prepara material didático Pode ministrar programas de treinamento.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3148-15 deve realizar testes e ensaios, preparar atividades de inspeção, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica, inspecionar equipamentos e instalações industriais, inspecionar processos industriais, validar testes e ensaios, realizar controle dimensional, planejar o trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em inspeções industriais a maioria trabalha como profissional autônomo, de forma individual, com supervisão ocasional e, em algumas situações, sem supervisão. Trabalham em ambiente fechado e/ou aberto, no horário diurno e de forma presencial. Devido à grande variedade de equipamentos e instalações que inspecionam, podem trabalhar em posições desconfortáveis, em grandes alturas, em locais subterrâneos e confinados. Podem também, serem expostos a materiais tóxicos, ruídos e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3148-15
Para atuarem no mercado de trabalho é necessário curso técnico profissionalizante,(mecânica, eletro-eletrônica, metalurgia, etc) mais curso de inspeção, mínimo de 80hs, mais a certificação na modalidade escolhida. A certificação é obtida através de entidades certificadoras. Experiência de 1 a 2 anos na área de qualificação.
Atividades exercidas por um Inspetor de ensaios não destrutivos CBO 3148-15
Um Inspetor de ensaios não destrutivos (ou sinônimo) deve medir espessuras de materiais e equipamentos - tubulações, vigas, perfis, acessórios de máquinas...., demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar habilidade motora, preparar insumos, ministrar treinamentos, avaliar os procedimentos e documentos de qualidade, realizar ensaios de pressão positiva, negativa e de capilaridade, demonstrar acuidade auditiva, demonstrar senso crítico, verificar conformidade de execução com o projeto, elaborar procedimentos, acompanhar condições climáticas, controlar a qualidade dos reparos efetuados, definir recursos de inspeção - equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos..., testemunhar testes de estanqueidade, solicitar os procedimentos - documentação técnica, inspecionar visualmente os equipamentos e materiais, demonstrar dinamismo, elaborar formulário de inspeção, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar plano de calibração e periodicidade dos instrumentos, preparar a peça/equipamento a ser inspecionada - lixar, escovar, lavar...., demonstrar capacidade de atenção concentrada, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, verificar condições de uso e certificação - equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos..., demonstrar capacidade de contornar situações adversas, avaliar condições de segurança da área de trabalho, inspecionar áreas classificadas - atmosfera explosiva, preparar material didático para treinamentos, detectar falhas em soldas, materiais e em dutos, definir a sequência de execução das atividades de inspeção, avaliar a área de trabalho - luminosidade, espaço confinado..., emitir relatórios de inspeção/liberação, verificar sensibilidade de insumos, demonstrar acuidade visual, delimitar a área de aplicação de ensaios e testes, interpretar projetos - especificações técnicas, memorial descritivo... dos equipamentos e materiais a serem inspecionados, demonstrar proatividade, realizar inspeção dimensional dos equipamentos e materiais, conferir calibração de instrumentos padrões, testar sensibilidade de insumos.