CBO 3161-20 - Técnico em geotecnia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em geologia
O profissional no cargo de Técnico em geotecnia CBO 3161-20 participa na execução de estudos de comportamento do solo e das rochas durante escavações, compactação de aterros, construção de estruturas de contenções e outras atividades similares - realizadas principalmente em indústrias extrativas e de construção -, prestando apoio técnico a engenheiros e geólogos Coleta, prepara e protocola amostras para análises laboratoriais.
Efetua compilação, conferência, avaliação e interpretação de dados geológicos-geotécnicos Pode atuar na área de barragens, participando em inspeções de campo e em monitoramento realizado no centro de monitoramento geotécnico Participa em estudos de impacto ambiental.
Pode supervisionar equipes de trabalho Cumpre legislação, normas técnicas, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3161-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em geologia que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em geotecnia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em geologia CBO 3161-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3161-20
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em geologia.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico em geotecnia
O Técnico em geotecnia CBO 3161-20 participa no planejamento de projetos geotécnicos, relacionados a sondagens, fundações, poços, taludes, escavações, estruturas de contenções, entre outros Presta apoio na elaboração de cronograma de trabalho e na definição de equipe e equipamentos para a execução das atividades.
Localiza pontos de amostragem e estabelece padrões de amostras.
Coleta amostras, tais como de rochas, de solo, de trado, de sondagem de percussão tracionária, de testemunhos de sondagem, e indeformada Prepara as amostras, organizando-as e protocolando-as de acordo com normas legais para as análises laboratoriais.
Processa os dados geológicos-geotécnicos, fazendo sua compilação, sua conferência, sua avaliação e sua interpretação Elabora e atualiza mapas e relatórios técnicos, contribuindo na execução dos programas de prevenção de desabamentos, desmoronamentos e deslizamentos de encostas, para preservação de lençóis freáticos, e para outros estudos geotécnicos realizados em indústrias extrativas e de construção.
Aplica conhecimentos especializados de mecânica dos solos e mecânica das rochas.
Utiliza instrumentos, tais como piezômetros - que medem a pressão da água em solos e rochas, inclinômetros e tensiômetros Na execução das atividades, pode utilizar CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), GIS-Sistema de Informação Geográfica (Geographic Information System), BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), entre outros softwares e sistemas.
Pode interpretar dados sísmicos com o auxílio de computadores e de instrumentos de medição.
Pode atuar na área de barragens, acompanhando engenheiros (que atuam na área de geotecnia) e geólogos em inspeções rotineiras de campo Utiliza dados coletados de forma remota por equipamentos – como veículo aéreo e embarcação não tripulados -, durante mapeamentos e inspeções Faz monitoramento da instrumentação das barragens - em centro de monitoramento geotécnico -, recebendo alertas de anormalidades, executando análise preliminar para verificar se está ocorrendo falha dos instrumentos ou de sistemas, e acionando engenheiros e geólogos para avaliar anomalias nas estruturas.
Coleta dados para emissão de relatórios de inspeção e de monitoramento Auxilia na elaboração de relatórios técnicos e na inserção de dados das inspeções no SIGBM-Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração Participa na organização e na realização de simulados de emergência de barragem.
Pode participar em estudos para escolha de novos materiais de reforço - em terrenos, aterros, barreiras, contenções, entre outros - e em definição de procedimentos para utilização de novos materiais geossintéticos, como mantas, grelhas e geogrelhas drenantes, EPS-Poliestireno Expandido (Expanded Polystyrene) associado a geomembranas, entre outros Participa em estudos de impacto ambiental, detectando índices de erosão e identificando outros riscos, a fim de conhecer problemas e minimizar seus efeitos em obras de barragens, na escavação de túneis, na compactação de aterros e em outras atividades.
Pode supervisionar equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Sensibiliza e conscientiza as equipes de trabalho quanto à importância da preservação ambiental Participa do controle de recursos, administrando custos operacionais.
Conserva o local de trabalho limpo, seguro e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e equipamentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e participando de ações para prevenção de acidentes.
Identifica situações de risco e propõe soluções para eliminá-las Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3161-20 deve fornecer suporte para prospecção de recursos minerais, participar de estudos de impacto ambiental, demonstrar competências pessoais, processar dados geológicos, geofísicos e geoquímicos, comunicar-se, controlar qualidade de frente de lavra, preparar amostras minerais, identificar Áreas de potencial mineral, coletar amostras geoquímicas, geofísicas e geológicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em geologia atuam em indústrias de extração de minerais metálicos e outros minerais, de extração de petróleo e gás natural, indústrias de construção e de captação, purificação e distribuição de água. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. O trabalho está sujeito a condições ambientais adversas e posições desconfortáveis durante longos períodos. Freqüentemente sofrem exposição de radiação, ruídos, altas temperaturas e material tóxico. Quando em trabalho de campo, podem atuar em locais abertos, em subterrâneos ou outros locais confinados e em grandes altitudes.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3161-20
O exercício pleno das ocupações dos técnicos em geologia ocorre após conclusão do curso técnico de nível médio específico em geologia e comprovada experiência de um a dois anos na área. É desejável que esses profissionais possuam boa formação em ciências básicas, especialmente matemática, física e química, além de curso de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Vale ressaltar que os técnicos em geologia podem exercer algumas atividades pertinentes aos técnicos em mineração.
Atividades exercidas por um Técnico em geotecnia CBO 3161-20
Um Técnico em geotecnia (ou sinônimo) deve coletar amostras de spt - sondagem de persussão tracionária, localizar pontos de amostragem, compilar dados, coletar amostra indeformada, trabalhar em equipe, coordenar equipe de trabalho, demonstrar capacidade de expressão oral, protocolizar amostras conforme normas legais e, em vigência para análises laboratoriais, elaborar mapas e perfis geográficos, administrar custos operacionais, coletar amostras de rochas, detectar índices de erosão, organizar amostras, contatar superficiários para negociações, conferir dados, agir com iniciativa, coletar amostras de solo, coletar amostras de trado, demonstrar capacidade de adaptação, definir base operacional de trabalho e apoio logístico, coletar amostras de testemunhos de sondagem, demonstrar liderança, dar provas de resistência física, elaborar relatórios técnicos, instalar piezômetro, demonstrar pragmatismo, demonstrar raciocínio lógico, treinar equipe de trabalho, identificar vias de acesso, atualizar mapas e documentos, avaliar e interpretar dados, auxiliar na definição de cronograma de trabalho, demonstrar capacidade de expressão escrita, definir equipe, equipamentos, métodos e padrões de trabalho, estabelecer padrões de amostra.