CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve demonstrar competências pessoais, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, administrar processamento de dados, administrar segurança das informações, assegurar funcionamento do hardware e software, prestar suporte ao cliente/usuário, monitorar sistemas e aplicações.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve configurar/reconfigurar hardware, monitorar recursos de entrada e saída de dados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, registrar ações dos chamados, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, fazer cópias de segurança - backup, guardar cópia de segurança em local prescrito, repor suprimentos em equipamentos, verificar equipamentos de energia, disponibilizar recursos operacionais, monitorar registros de erros, verificar acesso lógico do usuário, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de administrar o tempo, diagnosticar falhas em hardware e software, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de disponibilidade, administrar chamados abertos, notificar suporte para correção de erros, formatar equipamentos, planejar atendimento a cliente/usuário, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, realizar varredura e eliminação de vírus, demonstrar capacidade de organização, organizar cabeamento dos equipamentos, demonstrar capacidade de comunicação, realizar revisão em hardware, notificar problemas de infraestrutura, demonstrar capacidade de senso analítico, monitorar disponibilidade de aplicativos, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, providenciar correção de erros de tarefas, demonstrar capacidade de síntese, reparar arquivos, realizar diagnóstico em redes de comunicação, atender cliente/usuário, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, diagnosticar resolução dos chamados, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, conduzir solicitação de suporte, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, monitorar recursos de rede, configurar contas dos clientes/usuários, demonstrar capacidade de observação, corrigir falhas de hardware e software, realizar diagnóstico em hardware, transferir arquivos, programas e relatórios, recuperar arquivos, programas e relatórios, verificar temperatura e umidade local, monitorar funcionalidade de aplicativos, demonstrar capacidade de objetividade.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Brasil

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 3.805 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 58.609 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Brasil

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 3.805 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 58.609 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Santana de Parnaíba

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Santana de Parnaíba, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Santana de Parnaíba - SP, ganha entre 1.745 e 2.809 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 667 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Campinas

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Campinas, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.423 e 4.025 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 892 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Aracaju

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Aracaju, SE

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.752 e 2.879 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Brasília

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Brasília, DF

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.135 e 3.839 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Rio de Janeiro

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.344 e 4.351 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.575 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Porto Alegre

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.247 e 3.729 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.725 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belo Horizonte

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.467 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.985 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Blumenau

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Blumenau, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.506 e 4.207 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 642 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Paulo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.462 e 4.435 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 7.141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Curitiba

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.273 e 3.748 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.226 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Presidente Prudente

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Presidente Prudente, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Presidente Prudente - SP, ganha entre 2.075 e 3.252 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Florianópolis

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.988 e 5.873 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.008 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Recife

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Recife, PE

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.823 e 3.052 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 960 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Salvador

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Salvador, BA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.728 e 2.802 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.059 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Toledo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Toledo, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Toledo - PR, ganha entre 2.082 e 3.428 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 102 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Serra

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Serra, ES

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 1.965 e 3.371 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 175 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.