CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve prestar suporte ao cliente/usuário, administrar processamento de dados, administrar segurança das informações, demonstrar competências pessoais, monitorar sistemas e aplicações, assegurar funcionamento do hardware e software, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve monitorar recursos de rede, conduzir solicitação de suporte, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, notificar suporte para correção de erros, transferir arquivos, programas e relatórios, corrigir falhas de hardware e software, demonstrar capacidade de senso analítico, demonstrar capacidade de síntese, diagnosticar resolução dos chamados, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, monitorar registros de erros, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, verificar acesso lógico do usuário, providenciar correção de erros de tarefas, diagnosticar falhas em hardware e software, registrar ações dos chamados, demonstrar capacidade de administrar o tempo, verificar equipamentos de energia, verificar temperatura e umidade local, atender cliente/usuário, monitorar disponibilidade de aplicativos, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, planejar atendimento a cliente/usuário, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, realizar diagnóstico em hardware, monitorar recursos de entrada e saída de dados, formatar equipamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de observação, configurar contas dos clientes/usuários, reparar arquivos, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de objetividade, monitorar funcionalidade de aplicativos, notificar problemas de infraestrutura, recuperar arquivos, programas e relatórios, guardar cópia de segurança em local prescrito, demonstrar capacidade de disponibilidade, realizar diagnóstico em redes de comunicação, organizar cabeamento dos equipamentos, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de organização, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, fazer cópias de segurança - backup, configurar/reconfigurar hardware, realizar revisão em hardware, administrar chamados abertos, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, repor suprimentos em equipamentos, disponibilizar recursos operacionais, realizar varredura e eliminação de vírus.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Itajaí

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Itajaí, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 2.309 e 3.760 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 96 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Volta Redonda

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Volta Redonda, RJ

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 2.036 e 3.220 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Guarulhos

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.193 e 3.938 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Uberaba

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Uberaba, MG

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Uberaba - MG, ganha entre 1.842 e 3.079 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Cariacica

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Cariacica, ES

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Cariacica - ES, ganha entre 2.283 e 4.196 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Goiânia

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.999 e 3.436 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.001 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Lages

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Lages, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.885 e 2.758 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Embu

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Embu, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Embu - SP, ganha entre 2.459 e 4.254 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 62 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Fortaleza

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.027 e 3.582 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.557 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Teresina

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Teresina, PI

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.845 e 3.014 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 196 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Anápolis

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Anápolis, GO

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Anápolis - GO, ganha entre 1.756 e 2.847 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São José dos Campos

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.127 e 3.284 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Ponta Grossa

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Ponta Grossa, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Ponta Grossa - PR, ganha entre 2.193 e 3.524 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Campo Grande

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.949 e 3.218 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Caetano do Sul

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Caetano do Sul, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 2.337 e 3.766 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 203 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vitoria

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vitoria, ES

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.061 e 3.322 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 645 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belém

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belém, PA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.258 e 4.217 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Jaraguá do Sul

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Jaraguá do Sul, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Jaraguá do Sul - SC, ganha entre 2.295 e 3.763 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 159 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.