CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve prestar suporte ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, assegurar funcionamento do hardware e software, monitorar sistemas e aplicações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, administrar segurança das informações, administrar processamento de dados.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve configurar softwares e/ou sistemas operacionais, formatar equipamentos, notificar problemas de infraestrutura, planejar atendimento a cliente/usuário, registrar ações dos chamados, diagnosticar falhas em hardware e software, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, recuperar arquivos, programas e relatórios, realizar varredura e eliminação de vírus, monitorar funcionalidade de aplicativos, demonstrar capacidade de comunicação, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, transferir arquivos, programas e relatórios, corrigir falhas de hardware e software, demonstrar capacidade de observação, notificar suporte para correção de erros, providenciar correção de erros de tarefas, configurar contas dos clientes/usuários, monitorar recursos de entrada e saída de dados, fazer cópias de segurança - backup, demonstrar atenção focada, guardar cópia de segurança em local prescrito, demonstrar capacidade de administrar o tempo, configurar/reconfigurar hardware, monitorar recursos de rede, verificar temperatura e umidade local, monitorar disponibilidade de aplicativos, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, demonstrar capacidade de objetividade, demonstrar capacidade de disponibilidade, realizar diagnóstico em redes de comunicação, reparar arquivos, atender cliente/usuário, realizar diagnóstico em hardware, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de organização, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, monitorar registros de erros, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, organizar cabeamento dos equipamentos, repor suprimentos em equipamentos, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, disponibilizar recursos operacionais, verificar equipamentos de energia, diagnosticar resolução dos chamados, demonstrar capacidade de senso analítico, verificar acesso lógico do usuário, conduzir solicitação de suporte, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, administrar chamados abertos.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Brusque

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Brusque, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 2.311 e 4.017 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vila Velha

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vila Velha, ES

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 2.214 e 3.353 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Barueri

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Barueri, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 2.275 e 3.886 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) João Pessoa

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.760 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Indaiatuba

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 2.754 e 5.441 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Manaus

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Manaus, AM

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.832 e 3.113 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Joinville

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Joinville, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.193 e 3.534 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 559 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Londrina

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Londrina, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.827 e 2.687 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Cuiabá

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.288 e 3.876 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 586 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Maringá

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Maringá, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 2.427 e 4.368 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Campos dos Goytacazes

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Campos dos Goytacazes, RJ

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Campos dos Goytacazes - RJ, ganha entre 1.659 e 2.458 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 185 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Jundiaí

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 2.366 e 4.112 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 238 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Niterói

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Niterói, RJ

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 2.050 e 3.498 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Ribeirão Preto

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.486 e 4.639 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 317 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Divinópolis

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Divinópolis, MG

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 2.048 e 3.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Rio do Sul

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Rio do Sul, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Rio do Sul - SC, ganha entre 2.940 e 5.216 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Osasco

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Osasco, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 2.815 e 5.838 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Natal

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Natal, RN

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.943 e 3.476 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 381 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.