CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.
O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.
Conduz a solicitação de suporte.
Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.
Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.
Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.
Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.
Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.
Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.
Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.
Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.
Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.
Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3172-10 deve prestar suporte ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, monitorar sistemas e aplicações, administrar segurança das informações, administrar processamento de dados, assegurar funcionamento do hardware e software.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10
Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.
Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10
Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve diagnosticar falhas em hardware e software, conduzir solicitação de suporte, formatar equipamentos, realizar diagnóstico em hardware, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de senso analítico, reparar arquivos, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, organizar cabeamento dos equipamentos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar atenção focada, realizar revisão em hardware, realizar varredura e eliminação de vírus, repor suprimentos em equipamentos, notificar problemas de infraestrutura, verificar equipamentos de energia, monitorar disponibilidade de aplicativos, diagnosticar resolução dos chamados, demonstrar capacidade de objetividade, recuperar arquivos, programas e relatórios, planejar atendimento a cliente/usuário, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, atender cliente/usuário, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, verificar temperatura e umidade local, registrar ações dos chamados, monitorar funcionalidade de aplicativos, monitorar registros de erros, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, corrigir falhas de hardware e software, administrar chamados abertos, notificar suporte para correção de erros, verificar acesso lógico do usuário, transferir arquivos, programas e relatórios, guardar cópia de segurança em local prescrito, configurar contas dos clientes/usuários, disponibilizar recursos operacionais, monitorar recursos de entrada e saída de dados, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, monitorar recursos de rede, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, realizar diagnóstico em redes de comunicação, demonstrar capacidade de comunicação, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, demonstrar capacidade de disponibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de observação, providenciar correção de erros de tarefas, fazer cópias de segurança - backup, configurar/reconfigurar hardware, instalar softwares e/ou sistemas operacionais.