CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve prestar suporte ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, monitorar sistemas e aplicações, administrar segurança das informações, administrar processamento de dados, assegurar funcionamento do hardware e software.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve diagnosticar falhas em hardware e software, conduzir solicitação de suporte, formatar equipamentos, realizar diagnóstico em hardware, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de senso analítico, reparar arquivos, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, organizar cabeamento dos equipamentos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar atenção focada, realizar revisão em hardware, realizar varredura e eliminação de vírus, repor suprimentos em equipamentos, notificar problemas de infraestrutura, verificar equipamentos de energia, monitorar disponibilidade de aplicativos, diagnosticar resolução dos chamados, demonstrar capacidade de objetividade, recuperar arquivos, programas e relatórios, planejar atendimento a cliente/usuário, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, atender cliente/usuário, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, verificar temperatura e umidade local, registrar ações dos chamados, monitorar funcionalidade de aplicativos, monitorar registros de erros, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, corrigir falhas de hardware e software, administrar chamados abertos, notificar suporte para correção de erros, verificar acesso lógico do usuário, transferir arquivos, programas e relatórios, guardar cópia de segurança em local prescrito, configurar contas dos clientes/usuários, disponibilizar recursos operacionais, monitorar recursos de entrada e saída de dados, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, monitorar recursos de rede, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, realizar diagnóstico em redes de comunicação, demonstrar capacidade de comunicação, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, demonstrar capacidade de disponibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de observação, providenciar correção de erros de tarefas, fazer cópias de segurança - backup, configurar/reconfigurar hardware, instalar softwares e/ou sistemas operacionais.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Belo Horizonte

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.467 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.985 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Campo Grande

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.949 e 3.218 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Brasília

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Brasília, DF

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.135 e 3.839 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Cuiabá

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.288 e 3.876 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 586 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Curitiba

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.273 e 3.748 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.226 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Natal

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Natal, RN

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.943 e 3.476 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 381 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Porto Alegre

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.247 e 3.729 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.725 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Florianópolis

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.988 e 5.873 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.008 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Goiânia

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.999 e 3.436 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.001 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Teresina

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Teresina, PI

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.845 e 3.014 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 196 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário João Pessoa

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.760 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Manaus

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Manaus, AM

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.832 e 3.113 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Porto Velho

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Porto Velho, RO

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.762 e 2.903 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Rio Branco

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.982 e 3.493 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Macapá

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Macapá, AP

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Macapá - AP, ganha entre 1.791 e 3.056 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 46 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Maceió

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Maceió, AL

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 2.253 e 4.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 199 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Vitoria

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.061 e 3.322 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 645 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Londrina

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Londrina, PR

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.827 e 2.687 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.