CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve assegurar funcionamento do hardware e software, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, monitorar sistemas e aplicações, administrar processamento de dados, demonstrar competências pessoais, prestar suporte ao cliente/usuário, administrar segurança das informações.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve notificar problemas de infraestrutura, realizar varredura e eliminação de vírus, verificar temperatura e umidade local, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, notificar suporte para correção de erros, registrar ações dos chamados, monitorar registros de erros, atender cliente/usuário, formatar equipamentos, diagnosticar resolução dos chamados, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de objetividade, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, transferir arquivos, programas e relatórios, corrigir falhas de hardware e software, guardar cópia de segurança em local prescrito, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, configurar contas dos clientes/usuários, verificar acesso lógico do usuário, realizar diagnóstico em redes de comunicação, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, disponibilizar recursos operacionais, demonstrar capacidade de síntese, verificar equipamentos de energia, demonstrar capacidade de senso analítico, monitorar disponibilidade de aplicativos, monitorar funcionalidade de aplicativos, monitorar recursos de entrada e saída de dados, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, configurar/reconfigurar hardware, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, conduzir solicitação de suporte, realizar diagnóstico em hardware, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de organização, repor suprimentos em equipamentos, recuperar arquivos, programas e relatórios, reparar arquivos, demonstrar capacidade de disponibilidade, planejar atendimento a cliente/usuário, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, demonstrar capacidade de administrar o tempo, administrar chamados abertos, monitorar recursos de rede, providenciar correção de erros de tarefas, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, diagnosticar falhas em hardware e software, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, fazer cópias de segurança - backup, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de observação, organizar cabeamento dos equipamentos, configurar softwares e/ou sistemas operacionais.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Pará

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Pará, ganha entre 1.985 e 3.598 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.090 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Goiás

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.886 e 3.215 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.903 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.187 e 3.928 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Rio Grande do Norte

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Rio Grande do Norte, ganha entre 1.871 e 3.296 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Minas Gerais

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.135 e 3.819 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Ribeirão Preto

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.486 e 4.639 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 317 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.905 e 3.164 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 650 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Santa Catarina

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.390 e 4.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.474 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Distrito Federal

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 2.135 e 3.839 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Pernambuco

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.785 e 2.976 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Bahia

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.724 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.855 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Ceará

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.943 e 3.411 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.