CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.
O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.
Conduz a solicitação de suporte.
Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.
Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.
Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.
Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.
Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.
Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.
Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.
Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.
Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.
Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3172-10 deve assegurar funcionamento do hardware e software, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, monitorar sistemas e aplicações, administrar processamento de dados, demonstrar competências pessoais, prestar suporte ao cliente/usuário, administrar segurança das informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10
Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.
Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10
Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve notificar problemas de infraestrutura, realizar varredura e eliminação de vírus, verificar temperatura e umidade local, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, notificar suporte para correção de erros, registrar ações dos chamados, monitorar registros de erros, atender cliente/usuário, formatar equipamentos, diagnosticar resolução dos chamados, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de objetividade, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, transferir arquivos, programas e relatórios, corrigir falhas de hardware e software, guardar cópia de segurança em local prescrito, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, configurar contas dos clientes/usuários, verificar acesso lógico do usuário, realizar diagnóstico em redes de comunicação, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, disponibilizar recursos operacionais, demonstrar capacidade de síntese, verificar equipamentos de energia, demonstrar capacidade de senso analítico, monitorar disponibilidade de aplicativos, monitorar funcionalidade de aplicativos, monitorar recursos de entrada e saída de dados, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, configurar/reconfigurar hardware, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, conduzir solicitação de suporte, realizar diagnóstico em hardware, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de organização, repor suprimentos em equipamentos, recuperar arquivos, programas e relatórios, reparar arquivos, demonstrar capacidade de disponibilidade, planejar atendimento a cliente/usuário, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, demonstrar capacidade de administrar o tempo, administrar chamados abertos, monitorar recursos de rede, providenciar correção de erros de tarefas, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, diagnosticar falhas em hardware e software, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, fazer cópias de segurança - backup, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de observação, organizar cabeamento dos equipamentos, configurar softwares e/ou sistemas operacionais.