CBO 3188-15 - Modelista de calçados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos desenhistas projetistas e modelistas de produtos e serviços diversos
O profissional no cargo de Modelista de calçados CBO 3188-15 planeja e realiza a confecção de moldes e o desenvolvimento de protótipos de calçados, com base em tendências de mercado e em projeto do designer Avalia materiais para aquisição, com vistas à produção de calçados ergonômicos.
Interpreta resultados de testes laboratoriais Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção a incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3188-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhistas projetistas e modelistas de produtos e serviços diversos que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Modelista de calçados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Desenhistas projetistas e modelistas de produtos e serviços diversos CBO 3188-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3188-15
- Técnicos de nível médio.
- Desenhistas projetistas e modelistas de produtos e serviços diversos.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Modelista de calçados
O Modelista de calçados CBO 3188-15 planeja a confecção de moldes e o desenvolvimento de protótipos de calçados, examinando projeto do designer, verificando tendências de mercado, consultando boletins técnicos, avaliando estilos de design, concepções e produtos de concorrentes, e coletando informações tecnológicas em feiras de calçados Confecciona moldes de calçados, interpretando modelos e desenhos, elaborando desenhos planificados, traçando, cortando e codificando moldes.
Utiliza prancheta e softwares, tais como CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e CAM–Manufatura Auxiliada por Computador (Computer Aided Manufacturing).
Marca referências em moldes, com a finalidade de orientar a produção de calçados Desenvolve protótipos de calçados, interpretando normas técnicas para produção, elaborando ficha técnica, especificando aviamentos e acessórios, ajustando moldes e gabaritos, e determinando a posição de ornamentos, detalhes e acessórios.
Produz e testa protótipo de calçado Requisita testes laboratoriais do protótipo.
Realiza ampliações e reduções das dimensões do produto por escala.
Avalia materiais para aquisição com vistas à produção de calçados ergonômicos, verificando a resistência dos materiais e avaliando sua composição e acabamento Avalia a costurabilidade e testa a fixação de cores em couros.
Interpreta resultados de testes laboratoriais, elaborando relatórios de testagem de materiais.
Avalia a relação entre custo e benefício.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3188-15 deve analisar segmento de atuação no mercado, demonstrar competências pessoais, confeccionar moldes para roupas e calçados, desenvolver protótipos de roupas, calçados e móveis, avaliar materiais para aquisição.
Condições de trabalho dessas profissões
Desenhistas projetistas e modelistas de produtos e serviços diversos trabalham em confecções de artigos do vestuário e acessórios, na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados e fabricação de mobiliário. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, podendo ocasionar estresse. O modelista de calçados pode estar exposto a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3188-15
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área do vestuário (modelista de calçados e roupas) ou do mobiliário (projetista de móveis), ou ainda experiência equivalente. O exercício pleno das atividades ocorre com pelo menos dois anos de experiência, após o curso técnico.
Atividades exercidas por um Modelista de calçados CBO 3188-15
Um Modelista de calçados (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de comunicação, interpretar resultados de testes laboratoriais, avaliar idéias e produtos de concorrentes, cortar moldes de roupas e calçados, testar a fixação de cores em couros, coletar informações tecnológicas em feiras e desfiles, requisitar testes laboratoriais de protótipos, realizar ampliações e reduções das dimensões do produto por escala, testar protótipo de calçados, resolver situações emergenciais, orientar a fabricação de protótipos, fabricar protótipo de calçados, avaliar a composição de materiais, especificar aviamentos e acessórios para confecção de roupas e calçados, fornecer dados para fabricação de acessórios de máquinas, avaliar custo e benefício de materiais, avaliar a costurabilidade de couros e tecidos, avaliar visualmente o grau de acabamento dos materiais, avaliar pesquisas sobre tendências de mercado, elaborar desenhos planificados de roupas e calçados, estudar estilos de design, agir com responsabilidade, trabalhar com criatividade, codificar moldes, fornecer dados para fabricação de formas para calçados, interpretar normas técnicas para a produção de roupas, calçados e móveis, interpretar modelos e desenhos de roupas e calçados, determinar a posição de ornamentos, detalhes e acessórios do produto, elaborar ficha técnica de calçados, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de organização, consultar boletins técnicos, elaborar relatório de testagem de materiais, verificar a resistência de materiais, interpretar termos técnicos em outros idiomas, marcar referências em moldes, ajustar moldes e gabaritos, traçar moldes de roupas e calçados.