CBO 3201-10 - Técnico em histologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em biologia
O profissional no cargo de Técnico em histologia CBO 3201-10 presta apoio técnico ao diagnóstico de doenças, analisando a anatomia microscópica de tecidos e de órgãos em laboratórios de hospitais, clínicas médicas e centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento da área de saúde Prepara-se para atuar, avaliando as condições de funcionamento e a assepsia de instalações, equipamentos e instrumental do laboratório.
Executa trabalhos de laboratório relativos à recepção (ou coleta), à preparação e à análise de material biológico, sob a orientação de anatomopatologista ou outro profissional de nível superior da área Registra procedimentos do exame e resultados observados Mantém-se atualizado em relação às inovações na área.
Pode supervisionar equipes de trabalho Cumpre normas técnicas, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em biologia que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em histologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em biologia CBO 3201-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3201-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em biologia.
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde.
O que faz um Técnico em histologia
O Técnico em histologia CBO 3201-10 prepara-se para realizar anatomia microscópica de tecidos e órgãos, avaliando instrumental laboratorial e vidraria, verificando funcionamento de equipamentos, e examinando as condições das instalações do laboratório Requisita serviços de manutenção corretiva de equipamentos e instrumentos.
Orienta a aplicação de técnica de esterilização, a adoção de técnica de desinfecção, e a execução de outros procedimentos necessários para que o trabalho histológico seja executado de acordo com normas de biossegurança.
Utiliza técnicas de recepção (ou coleta) e de tratamento prévio do material encaminhado para exame Seleciona e prepara soluções diversas - como ácidos e reagentes químicos, substâncias fixadoras, álcoois, corantes, parafinas, entre outras – para a análise.
Aplica métodos de fixação, estabelecendo tempo de fixação e tipo de fixador Faz preparo de moldes e blocos para a inclusão.
Interpreta imagens, efetuando reconhecimento da superfície do fragmento e estabelecendo a direção de corte.
Faz preparo de lâminas para microscopia de luz Monitora a integridade das amostras a serem examinadas, para garantir que permaneçam válidas durante todo o processo analítico.
Aplica métodos de execução dos cortes histológicos.
Utiliza técnica de coloração histológica nas amostras das lâminas, para ajudar na identificação de diferentes estruturas nos tecidos Executa montagem de lâminas histológicas de tecidos moles e duros Realiza microtomia.
Aplica técnicas em histologia, histoquímica e imuno-histoquímica, na rotina de laboratório de anatomia patológica Faz o processamento de materiais biológicos para estudo citológico, histológico e anatomopatológico Opera equipamentos – como microscópio eletrônico, máquinas de coloração química, aparelho de microtomia, entre outros - para aplicação de técnicas histológicas.
Registra os procedimentos do exame e transcreve os resultados observados Comunica, aos médicos, a análise realizada e os organismos diminutos ou microrganismos - causadores de doenças - detectados em amostras de tecidos de pacientes.
Pode participar de pesquisa histológica, auxiliando em experimentos de laboratório para analisar a composição celular e os efeitos de diferentes doenças ou medicamentos no tecido normal Pode ajudar na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos em empresas de biotecnologia e empresas farmacêuticas Pode participar no desenvolvimento de ações educativas na perspectiva da promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento de doenças.
Mantém-se atualizado em relação às inovações na área de histologia, para a melhoria dos serviços e a introdução de novas tecnologias Utiliza bancos de dados informatizados e de laboratório Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos.
Aplica procedimentos para cumprimento de normas ambientais, em especial no descarte de resíduos Trabalha com biossegurança, submetendo-se a exames de saúde, vacinando-se contra agentes patogênicos, e utilizando produtos específicos para assepsia e desinfecção Utiliza equipamentos de proteção individual.
Participa em ações para prevenção de acidentes, colaborando na eliminação de situações de risco Atua no combate a pequenos focos de fogo, manuseando extintores de incêndio Aplica cuidados de primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3201-10 deve monitorar condições ambientais e físicas de biotério, descartar materiais biológicos, cuidar da saúde de animais de biotério, trabalhar com biossegurança, operar máquinas e equipamentos, manejar animais, preparar ambiente e materiais aplicados ao bioterismo, demonstrar competências pessoais, auxiliar em experimentação animal.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em biologia o trabalho é exercido em ambientes fechados, em horário diurno, ou por revezamento de turno. Os profissionais atuam, majoritariamente, na condição de assalariados, com carteira assinada. Trabalham sob supervisão ocasional, organizados em equipe multidisciplinar, em centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades e na área de saúde. Em algumas das atividades que exercem são expostos a ruídos, radiação, altas temperaturas, material tóxico e riscos biológicos e alergênicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3201-10
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em biologia (nível médio) ou áreas afins.
Atividades exercidas por um Técnico em histologia CBO 3201-10
Um Técnico em histologia (ou sinônimo) deve vestir equipamentos de proteção individual, ministrar medicamentos em animais, fazer curativos em animais, destruir agentes contaminantes, enviar material biológico para análise, suturar animais, transportar materiais biológicos ensacados, verificar aspecto físico de animais, armazenar material descartado, identificar animais - tatuagem, selos ou placas, transplantar pele, solicitar compra de materiais, aplicar cuidados de primeiros socorros, utilizar equipamentos de proteção coletiva, manusear extintores de incêndio, observar comportamento de animais, acondicionar animais e materiais biológicos para transporte, demonstrar concentração, inserir tecido em parafina, utilizar produtos específicos para assepsia e desinfecção, pesar animais, congelar carcaças, inocular substâncias em animais, demonstrar paciência, vacinar-se contra agentes patogênicos, manipular produtos químicos, coletar fezes de animais, entubar animais, submeter-se a exames de saúde, registrar dados, incinerar materiais biológicos, classificar material descartado, coletar tecidos animais, tomar banhos, centrifugar materiais biológicos, coletar fluido de animais, ensacar dejetos orgânicos e carcaças, verificar idade de animais, operar aparelho de microtomia, sacrificar animais, operar equipamentos de medição, demonstrar orientação para detalhes, expressar-se oralmente, tomar decisões, executar reações sorológicas, lidar com animais, operar microscópio, providenciar serviços de manutenção, semear meios de cultura, operar fluxo laminar, confeccionar lâminas, respeitar bem-estar de animais, operar equipamentos de esterilização, operar equipamentos de higienização, esterelizar materiais, controlar entrada e saída de pessoas, equipamentos e animais, ajustar temperatura de equipamentos, imobilizar animais - contenção, fornecer informações a usuários, trabalhar em equipe.