CBO 3224-20 - Auxiliar de prótese dentária - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de odontologia
O profissional no cargo de Auxiliar de prótese dentária CBO 3224-20 auxilia na confecção e na restauração de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis, atuando sob supervisão do protético dentário Cumpre protocolos, normas técnicas e de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3224-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de odontologia que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de prótese dentária, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de odontologia CBO 3224-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3224-20
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de odontologia.
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde.
O que faz um Auxiliar de prótese dentária
O Auxiliar de prótese dentária CBO 3224-20 auxilia o protético dentário reproduzindo modelos, confeccionando moldeiras individuais para próteses, prensando peças protéticas em resina acrílica e montando modelos de trabalho em articulador anatômico para próteses Realiza acabamento e polimento em próteses totais, parciais removíveis e ortodônticas.
Controla estoque, armazenando e acondicionando materiais.
Descarta produtos, resíduos, materiais perfurocortantes e biológicos, aplicando normas de biossegurança Realiza higienização, assepsia, desinfecção e esterilização de instrumentos e equipamentos.
Empreende procedimentos de controle e registro de insumos e equipamentos Atua no registro de procedimentos e na transcrição de resultado em sistemas informatizados ou analógicos.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3224-20 deve executar procedimentos odontológicos sob supervisão, prevenir doença bucal, demonstrar competências pessoais, confeccionar próteses dentárias humanas, animais e artísticas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de odontologia os técnicos em prótese dentária atuam em laboratórios privados. Desenvolvem o trabalho individualmente ou em equipe, com auxílio de auxiliares de próteses dentárias. Trabalham em conjunto com o cirurgião dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética (dentária ou facial) por meio de próteses. Os técnicos em saúde bucal (tsb) atuam em clínicas privadas e, majoritariamente, nos serviços odontológicos municipais, estaduais e federais, sob supervisão de cirurgiões dentistas, em horários irregulares. Orientam a população e os pacientes sobre a prevenção e tratamento das doenças bucais. Os auxiliares em saúde bucal exercem atividades de apoio ao tsb e ao cirurgião dentista. Trabalham em locais fechados, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longos períodos. Podem estar sujeitos a exposições de fotopolimerizadoras, material tóxico, radiação e ruídos, bem como à pressão para cumprimento de agenda de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3224-20
O exercício dos cargos de Técnicos de odontologia requer formação profissional técnica em nível médio específica: técnico em laboratório de prótese dentária e técnico em saúde bucal e registro no conselho regional de odontologia (cro). Os cursos são oferecidos por instituições de formação profissional e escolas técnicas. A formação profissional dos técnicos oferece, a depender do período que o aluno cursar, a alternativa de atuar como auxiliar em saúde bucal e/ou auxiliar de prótese dentária. O exercício dessas ocupações também é regulamentado pelo cro.
Atividades exercidas por um Auxiliar de prótese dentária CBO 3224-20
Um Auxiliar de prótese dentária (ou sinônimo) deve dar acabamento e polimento em próteses, demonstrar capacidade de abstrair o resultado, fundir peças metálicas, anotar fichas clínicas, vazar moldes, demonstrar senso estético, condensar materiais, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, demonstrar coordenação motora fina, prensar peças protéticas em resina acrílica, participar de pesquisas de novos materiais e equipamentos, reproduzir modelos, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de saber ouvir, montar modelos em articuladores, demonstrar percepção visual e táctil, demonstrar capacidade de delegar, executar inclusões simples.