CBO 3251-15 - Técnico em farmácia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnico em farmácia e em manipulação farmacêutica
O profissional no cargo de Técnico em farmácia CBO 3251-15 presta assistência farmacêutica, sob supervisão de farmacêutico, fornecendo o medicamento correto e em quantidade adequada para o cumprimento de prescrição e orientando o cliente sobre uso correto, possíveis reações adversas e forma de conservação dos medicamentos Distribui e faz a unitarização de doses de medicamentos, em farmácias hospitalares.
Comercializa produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, em farmácias e drogarias Realiza controle do estoque Documenta as atividades e os procedimentos da farmácia.
Cumpre legislação sanitária, procedimentos operacionais padronizados, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental
CBO 3251-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em farmácia e em manipulação farmacêutica que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em farmácia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnico em farmácia e em manipulação farmacêutica CBO 3251-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3251-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnico em farmácia e em manipulação farmacêutica.
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde.
O que faz um Técnico em farmácia
O Técnico em farmácia CBO 3251-15 atende clientes, interpretando prescrições médicas, identificando produtos e formas farmacêuticas, calculando a quantidade necessária do medicamento - com base na relação entre posologia, tempo de tratamento e legislação vigente -, sob a supervisão de farmacêutico Verifica o prazo de validade e a integridade da embalagem do produto.
Orienta o cliente sobre o uso correto, as possíveis reações adversas e a forma de conservação dos medicamentos.
Em farmácias hospitalares, separa medicamentos, faz a distribuição e realiza a unitarização de doses de medicamentos Em farmácias e drogarias, comercializa produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, orientando sobre o uso, as condições de armazenamento e a forma de descarte.
Acompanha lançamento de novos produtos - em especial medicamentos, dermocosméticos e cosmecêuticos -, para manter a oferta de produtos atualizada Pode atuar em programas da qualidade e em processos de acreditação no segmento farmacêutico.
Pode propor ações promocionais de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, com base nas estratégias de vendas do estabelecimento, perfil dos clientes, tipos de produtos e estoque existente.
Pode auxiliar na realização de ações de promoção da saúde no segmento farmacêutico, elaborando recursos e materiais educativos, prestando informações ao público e realizando registros de acompanhamento e de avaliação das ações implementadas Controla o estoque de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, encaminhando e acompanhando pedidos de aquisição de produtos para o setor responsável, conforme procedimentos operacionais padronizados e autorização do farmacêutico.
Em farmácias e drogarias, encaminha produtos vencidos aos órgãos competentes.
Documenta as atividades e os procedimentos da farmácia, registrando entrada e saída de estoques, as condições de armazenamento e os prazos de validade dos produtos, a dispensação de medicamentos, a aplicação de injetáveis, e a compra e a venda de medicamentos de controle especial Realiza a manutenção de rotina do local de trabalho, executando higienização, solicitando manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e encaminhando materiais contaminados para o descarte adequado Trabalha de acordo com as boas práticas de manipulação, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e aplicando técnicas de segurança e higiene pessoal.
Pode identificar situação de emergência, verificando o estado da vítima, os sinais e os sintomas apresentados Aciona o serviço de emergência local, repassando as informações sobre o estado da vítima.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3251-15 deve controlar estoques, demonstrar competências pessoais, documentar atividades e procedimentos, efetuar manutenção de rotina, atender clientes, trabalhar de acordo com as boas práticas de manipulação e dispensação.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnico em farmácia e em manipulação farmacêutica atuam no comércio varejista - farmácias de manipulação - e na indústria de fabricação de produtos químicos como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, com supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3251-15
Para o exercício dessas ocupações, requer-se ensino médio e curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Técnico em farmácia CBO 3251-15
Um Técnico em farmácia (ou sinônimo) deve efetuar trocas de produtos, transmitir confiança, encaminhar para descarte o material contaminado, realizar farmacovigilância, repor estoques de medicamentos, separar medicamentos em drogarias hospitalares, carimbar receita na substituição do ético pelo genérico ou similar, manifestar autodisciplina, interpretar receitas, dar provas de capacidade para cálculos, sugerir genéricos e similares, registrar compra e venda de medicamentos de controle especial, participar de campanhas sanitárias, solicitar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, listar manutenções de rotina, registrar entrada e saída de estoques, documentar dispensação de medicamentos, dar provas de concentração, seguir procedimentos operacionais padrões, fazer pedidos, assumir responsabilidade técnica pela drogaria, utilizar equipamento de proteção individual - epi, controlar condições de armazenamento e prazos de validade, conferir embalagens, trabalhar com segurança, sugerir consulta com profissional habilitado, demonstrar iniciativa, separar material para descarte, higienizar local de trabalho, assinar ficha técnica de assistência diária, orientar consumidores sobre uso correto, reações adversas e conservação dos medicamentos, dispensar medicamentos, documentar aplicação de injetáveis, relacionar produtos vencidos, cumprir prazos estabelecidos, utilizar recursos de informática, aplicar técnicas de segurança e higiene pessoal, trabalhar em equipe, evidenciar habilidade manual, evidenciar capacidade de assumir erros, demonstrar dinamismo, encaminhar produtos vencidos aos orgãos competentes.