CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve planejar ações didáticas, ensinar alunos, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve mostrar filmes, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar projeto aos alunos, trocar roupa de cama, demonstrar versatilidade, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar paciência, definir atividades pedagógicas, participar da associação de pais e mestres, desenvolver atividades artísticas, recortar materiais, atualizar-se, definir objetivos da ação didática, colar materiais, demonstrar senso de organização, selecionar material didático, contar estórias, servir alimentação aos alunos, trabalhar em equipe, encaminhar alunos para outros profissionais, solicitar material pedagógico, corrigir atividades, supervisionar refeições, definir métodos de avaliação, confeccionar material pedagógico, modelar massas e argila, debater projeto com direção e coordenação, preencher diário de classe, orientar atividades com jogos e brinquedos, identificar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar cronograma, conversar com alunos - roda da conversa, organizar material pedagógico, especificar materiais de ensino-aprendizagem, construir regras com os alunos, orientar higiene pessoal, comprar material pedagógico, limpar sala de aula e mobiliário, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar espaço para momento do sono e descanso, planejar o roteiro de aula, orientar atividades de desenho, alimentar os alunos, supervisionar momento do sono e descanso, reunir-se com pais e responsáveis, participar de conselhos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, interagir com a comunidade, administrar biblioteca circulante, demonstrar capacidade de observação, observar o desenvolvimento motor, comentar filmes, elaborar relatórios, reciclar material, criar espaço para brincadeiras, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., observar a socialização, desenvolver capacidades motoras, brincar com os alunos, ensinar culinária, avaliar atividades dos alunos, cantar músicas, organizar eventos na escola, participar da definição do horário, participar de eventos de qualificação profissional, trocar fralda dos alunos, desenvolver atividades com informática, servir como referencial de conduta, dramatizar estórias e músicas, criar jogos e brincadeiras, discutir resultados dos projetos, observar a linguagem, observar o raciocínio lógico, investigar interesse do aluno, explicar atividades propostas, limpar material, orientar atividades artísticas, trocar roupa dos alunos, auto-avaliar-se, desenhar, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar autocontrole, demonstrar afetividade, determinar parâmetros do projeto, registrar observações, conferir cadastro dos alunos, escrever letras e números, organizar espaços em geral, organizar eventos extracurriculares, visitar locais para eventos extracurriculares, participar de reuniões com demais profissionais da escola, ler textos, utilizar sucata, elaborar estórias com alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar criatividade, supervisionar recreio, organizar sala de aula, reestruturar estratégias, demonstrar sensibilidade, desenvolver capacidades emocionais, discutir plano de aula com coordenação e direção, prencher agenda, reunir-se com a coordenação e a direção, apresentar regras da escola, estabelecer vínculos, preencher fichas de avaliação, contornar situações adversas, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., definir técnica de trabalho - estratégias, organizar pastas de atividades dos alunos, convocar pais e responsáveis, pintar, dar banho nos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar.