CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve definir métodos de avaliação, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, escrever letras e números, trocar roupa dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, determinar parâmetros do projeto, preencher diário de classe, organizar espaço para momento do sono e descanso, definir atividades pedagógicas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, modelar massas e argila, demonstrar criatividade, organizar sala de aula, investigar interesse do aluno, demonstrar sensibilidade, demonstrar afetividade, organizar eventos extracurriculares, elaborar relatórios, servir como referencial de conduta, apresentar regras da escola, alimentar os alunos, contar estórias, reestruturar estratégias, observar a socialização, orientar atividades de desenho, pesquisar materiais e recursos disponíveis, definir técnica de trabalho - estratégias, organizar pastas de atividades dos alunos, mostrar filmes, planejar o roteiro de aula, selecionar eventos e atividades extracurriculares, participar da associação de pais e mestres, interagir com a comunidade, organizar material pedagógico, demonstrar paciência, selecionar material didático, conversar com alunos - roda da conversa, participar de conselhos, desenvolver atividades artísticas, colar materiais, observar o raciocínio lógico, organizar eventos na escola, visitar locais para eventos extracurriculares, limpar sala de aula e mobiliário, desenvolver atividades com informática, definir objetivos da ação didática, orientar atividades com jogos e brinquedos, brincar com os alunos, trocar fralda dos alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., contornar situações adversas, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver capacidades emocionais, participar de reuniões com demais profissionais da escola, supervisionar entrada e saída dos alunos, observar a linguagem, registrar observações, utilizar sucata, limpar material, recortar materiais, corrigir atividades, comprar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, dramatizar estórias e músicas, orientar atividades artísticas, conferir cadastro dos alunos, demonstrar senso de organização, apresentar projeto aos alunos, servir alimentação aos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, reunir-se com a coordenação e a direção, construir regras com os alunos, confeccionar material pedagógico, supervisionar recreio, atualizar-se, debater projeto com direção e coordenação, avaliar atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, ensinar culinária, reciclar material, desenhar, solicitar material pedagógico, organizar espaços em geral, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar autocontrole, observar o desenvolvimento motor, desenvolver capacidades motoras, reunir-se com pais e responsáveis, trocar roupa de cama, supervisionar momento do sono e descanso, cantar músicas, elaborar estórias com alunos, prencher agenda, convocar pais e responsáveis, pintar, estabelecer vínculos, administrar biblioteca circulante, explicar atividades propostas, participar da definição do horário, acompanhar alunos em cursos extraclasses, discutir resultados dos projetos, criar jogos e brincadeiras, participar de eventos de qualificação profissional, participar da elaboração de calendário escolar, supervisionar refeições, elaborar cronograma, ler textos, dar banho nos alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., comentar filmes, identificar material pedagógico, trabalhar em equipe, analisar necessidades do aluno e da comunidade, preencher fichas de avaliação, criar espaço para brincadeiras, demonstrar capacidade de observação, orientar higiene pessoal, auto-avaliar-se, desenvolver capacidades intelectuais.