CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve servir alimentação aos alunos, investigar interesse do aluno, observar o raciocínio lógico, trabalhar em equipe, atualizar-se, reunir-se com pais e responsáveis, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, discutir plano de aula com coordenação e direção, selecionar material didático, criar espaço para brincadeiras, discutir resultados dos projetos, desenvolver capacidades emocionais, selecionar eventos e atividades extracurriculares, participar de eventos de qualificação profissional, avaliar atividades dos alunos, organizar eventos na escola, desenvolver capacidades intelectuais, confeccionar material pedagógico, organizar pastas de atividades dos alunos, trocar roupa dos alunos, comprar material pedagógico, preencher diário de classe, utilizar sucata, alimentar os alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar projeto aos alunos, organizar eventos extracurriculares, mostrar filmes, conversar com alunos - roda da conversa, organizar material pedagógico, organizar espaços em geral, corrigir atividades, servir como referencial de conduta, orientar atividades com jogos e brinquedos, participar de conselhos, pintar, conferir cadastro dos alunos, orientar atividades de desenho, construir regras com os alunos, debater projeto com direção e coordenação, prencher agenda, demonstrar sensibilidade, demonstrar criatividade, orientar atividades artísticas, definir objetivos da ação didática, definir atividades pedagógicas, criar jogos e brincadeiras, dramatizar estórias e músicas, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, supervisionar recreio, preencher fichas de avaliação, auto-avaliar-se, contar estórias, convocar pais e responsáveis, estabelecer vínculos, demonstrar autocontrole, dar banho nos alunos, trocar fralda dos alunos, demonstrar senso de organização, reciclar material, explicar atividades propostas, colar materiais, desenvolver atividades artísticas, determinar parâmetros do projeto, limpar sala de aula e mobiliário, ensinar culinária, analisar necessidades do aluno e da comunidade, reestruturar estratégias, observar a linguagem, participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar afetividade, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar higiene pessoal, modelar massas e argila, demonstrar versatilidade, visitar locais para eventos extracurriculares, organizar sala de aula, limpar material, organizar espaço para momento do sono e descanso, observar a socialização, recortar materiais, interagir com a comunidade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., administrar biblioteca circulante, elaborar estórias com alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., supervisionar entrada e saída dos alunos, trocar roupa de cama, supervisionar momento do sono e descanso, participar da elaboração de calendário escolar, desenvolver capacidades motoras, ler textos, cantar músicas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, contornar situações adversas, identificar material pedagógico, elaborar relatórios, participar da definição do horário, registrar observações, comentar filmes, desenhar, elaborar cronograma, encaminhar alunos para outros profissionais, escrever letras e números, definir técnica de trabalho - estratégias, solicitar material pedagógico, demonstrar paciência, brincar com os alunos, supervisionar refeições, definir métodos de avaliação, apresentar regras da escola, demonstrar capacidade de observação, observar o desenvolvimento motor, desenvolver atividades com informática, planejar o roteiro de aula, acompanhar alunos em cursos extraclasses, reunir-se com a coordenação e a direção, participar da associação de pais e mestres.