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CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil

O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Professores de nível médio na educação infantil.
      • Professores leigos e de nível médio.

O que faz um Professor de nível médio na educação infantil

O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3311-05 deve preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, ensinar alunos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05

Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve criar jogos e brincadeiras, elaborar cronograma, supervisionar recreio, auto-avaliar-se, reciclar material, comentar filmes, dar banho nos alunos, construir regras com os alunos, convocar pais e responsáveis, organizar eventos na escola, colar materiais, atualizar-se, visitar locais para eventos extracurriculares, desenvolver atividades com informática, definir técnica de trabalho - estratégias, servir alimentação aos alunos, definir atividades pedagógicas, ler textos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., demonstrar paciência, especificar materiais de ensino-aprendizagem, participar da associação de pais e mestres, utilizar sucata, limpar material, demonstrar capacidade de observação, participar de conselhos, reestruturar estratégias, supervisionar momento do sono e descanso, preencher fichas de avaliação, comprar material pedagógico, reunir-se com pais e responsáveis, cantar músicas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, interagir com a comunidade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar atividades com jogos e brinquedos, elaborar estórias com alunos, conversar com alunos - roda da conversa, recortar materiais, escrever letras e números, determinar parâmetros do projeto, organizar sala de aula, desenvolver capacidades motoras, brincar com os alunos, pintar, supervisionar entrada e saída dos alunos, estabelecer vínculos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, preencher diário de classe, trocar fralda dos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, apresentar regras da escola, orientar atividades de desenho, desenhar, explicar atividades propostas, alimentar os alunos, trocar roupa de cama, participar de eventos de qualificação profissional, discutir resultados dos projetos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, servir como referencial de conduta, elaborar relatórios, modelar massas e argila, conferir cadastro dos alunos, criar espaço para brincadeiras, selecionar material didático, demonstrar versatilidade, definir métodos de avaliação, supervisionar refeições, organizar espaços em geral, planejar o roteiro de aula, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar pastas de atividades dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver atividades artísticas, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., administrar biblioteca circulante, mostrar filmes, orientar atividades artísticas, identificar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, observar o raciocínio lógico, confeccionar material pedagógico, ensinar culinária, solicitar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, demonstrar senso de organização, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, observar o desenvolvimento motor, definir objetivos da ação didática, observar a linguagem, demonstrar autocontrole, demonstrar criatividade, desenvolver capacidades intelectuais, organizar material pedagógico, reunir-se com a coordenação e a direção, pesquisar materiais e recursos disponíveis, contornar situações adversas, orientar higiene pessoal, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar afetividade, desenvolver capacidades emocionais, trocar roupa dos alunos, investigar interesse do aluno, corrigir atividades, avaliar atividades dos alunos, registrar observações, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, encaminhar alunos para outros profissionais, prencher agenda, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar da elaboração de calendário escolar, organizar eventos extracurriculares, trabalhar em equipe, contar estórias, participar da definição do horário, apresentar projeto aos alunos, observar a socialização.

Cargos e salários CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil

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