CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve colar materiais, estabelecer vínculos, observar a socialização, organizar eventos na escola, discutir plano de aula com coordenação e direção, dar banho nos alunos, servir como referencial de conduta, recortar materiais, criar espaço para brincadeiras, preencher fichas de avaliação, acompanhar alunos em cursos extraclasses, orientar atividades artísticas, desenvolver atividades com informática, visitar locais para eventos extracurriculares, contornar situações adversas, demonstrar sensibilidade, reunir-se com a coordenação e a direção, selecionar material didático, brincar com os alunos, convocar pais e responsáveis, determinar parâmetros do projeto, participar da definição do horário, dramatizar estórias e músicas, definir métodos de avaliação, demonstrar paciência, confeccionar material pedagógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, solicitar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, avaliar atividades dos alunos, conversar com alunos - roda da conversa, supervisionar recreio, ensinar culinária, trabalhar em equipe, desenvolver capacidades motoras, organizar sala de aula, apresentar regras da escola, desenvolver atividades artísticas, observar a linguagem, prencher agenda, participar da elaboração de calendário escolar, ler textos, escrever letras e números, desenhar, comprar material pedagógico, participar da associação de pais e mestres, organizar eventos extracurriculares, desenvolver capacidades intelectuais, construir regras com os alunos, cantar músicas, orientar higiene pessoal, desenvolver capacidades emocionais, supervisionar refeições, demonstrar afetividade, pintar, demonstrar capacidade de observação, organizar espaços em geral, conferir cadastro dos alunos, demonstrar versatilidade, observar o desenvolvimento motor, supervisionar momento do sono e descanso, contar estórias, organizar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar criatividade, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, analisar necessidades do aluno e da comunidade, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar senso de organização, corrigir atividades, observar o raciocínio lógico, trocar fralda dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar autocontrole, definir objetivos da ação didática, encaminhar alunos para outros profissionais, investigar interesse do aluno, participar de reuniões com demais profissionais da escola, orientar atividades de desenho, limpar sala de aula e mobiliário, comentar filmes, explicar atividades propostas, registrar observações, limpar material, atualizar-se, trocar roupa dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, discutir resultados dos projetos, alimentar os alunos, participar de conselhos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, administrar biblioteca circulante, supervisionar entrada e saída dos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, interagir com a comunidade, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., apresentar projeto aos alunos, utilizar sucata, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, auto-avaliar-se, identificar material pedagógico, criar jogos e brincadeiras, reestruturar estratégias, definir atividades pedagógicas, reciclar material, preencher diário de classe, mostrar filmes, especificar materiais de ensino-aprendizagem, planejar o roteiro de aula, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar cronograma, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., organizar espaço para momento do sono e descanso, trocar roupa de cama, elaborar relatórios, modelar massas e argila, elaborar estórias com alunos, definir técnica de trabalho - estratégias.