CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve preparar material pedagógico, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve organizar material pedagógico, conversar com alunos - roda da conversa, brincar com os alunos, desenvolver atividades com informática, pesquisar materiais e recursos disponíveis, reunir-se com a coordenação e a direção, solicitar material pedagógico, trocar roupa de cama, determinar parâmetros do projeto, alimentar os alunos, ensinar culinária, supervisionar entrada e saída dos alunos, elaborar cronograma, debater projeto com direção e coordenação, orientar atividades de desenho, selecionar eventos e atividades extracurriculares, registrar observações, organizar pastas de atividades dos alunos, escrever letras e números, confeccionar material pedagógico, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, limpar material, interagir com a comunidade, definir técnica de trabalho - estratégias, avaliar atividades dos alunos, organizar espaços em geral, participar de conselhos, pintar, colar materiais, servir alimentação aos alunos, dar banho nos alunos, contornar situações adversas, demonstrar criatividade, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar a linguagem, identificar material pedagógico, observar a socialização, discutir plano de aula com coordenação e direção, preencher fichas de avaliação, reunir-se com pais e responsáveis, organizar sala de aula, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., modelar massas e argila, organizar eventos na escola, demonstrar capacidade de observação, participar da associação de pais e mestres, trocar roupa dos alunos, elaborar relatórios, demonstrar senso de organização, planejar o roteiro de aula, preencher diário de classe, definir objetivos da ação didática, demonstrar versatilidade, participar da elaboração de calendário escolar, reciclar material, explicar atividades propostas, criar espaço para brincadeiras, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, desenhar, corrigir atividades, estabelecer vínculos, observar o desenvolvimento motor, apresentar regras da escola, desenvolver atividades artísticas, trocar fralda dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar eventos extracurriculares, visitar locais para eventos extracurriculares, criar jogos e brincadeiras, elaborar estórias com alunos, trabalhar em equipe, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., administrar biblioteca circulante, desenvolver capacidades intelectuais, acompanhar alunos em cursos extraclasses, supervisionar recreio, comentar filmes, orientar higiene pessoal, participar de eventos de qualificação profissional, supervisionar refeições, ler textos, limpar sala de aula e mobiliário, conferir cadastro dos alunos, participar da definição do horário, reestruturar estratégias, auto-avaliar-se, demonstrar afetividade, cantar músicas, discutir resultados dos projetos, demonstrar paciência, definir métodos de avaliação, selecionar material didático, contar estórias, dramatizar estórias e músicas, investigar interesse do aluno, atualizar-se, prencher agenda, demonstrar autocontrole, especificar materiais de ensino-aprendizagem, recortar materiais, observar o raciocínio lógico, convocar pais e responsáveis, comprar material pedagógico, orientar atividades artísticas, desenvolver capacidades emocionais, servir como referencial de conduta, mostrar filmes, participar de reuniões com demais profissionais da escola, supervisionar momento do sono e descanso, desenvolver capacidades motoras, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar sensibilidade, construir regras com os alunos, apresentar projeto aos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, orientar atividades com jogos e brinquedos, utilizar sucata, definir atividades pedagógicas.