CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, ensinar alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve ler textos, definir métodos de avaliação, comentar filmes, trocar fralda dos alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, trocar roupa dos alunos, dramatizar estórias e músicas, demonstrar criatividade, contornar situações adversas, supervisionar recreio, corrigir atividades, demonstrar afetividade, observar o desenvolvimento motor, investigar interesse do aluno, pintar, limpar material, selecionar eventos e atividades extracurriculares, recortar materiais, alimentar os alunos, modelar massas e argila, apresentar regras da escola, demonstrar paciência, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar autocontrole, reciclar material, desenvolver atividades artísticas, discutir resultados dos projetos, trocar roupa de cama, organizar espaços em geral, observar a linguagem, escrever letras e números, supervisionar momento do sono e descanso, contar estórias, orientar atividades artísticas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, cantar músicas, comprar material pedagógico, desenvolver atividades com informática, participar da associação de pais e mestres, limpar sala de aula e mobiliário, visitar locais para eventos extracurriculares, estabelecer vínculos, desenvolver capacidades motoras, reestruturar estratégias, participar da elaboração de calendário escolar, desenhar, participar da definição do horário, conferir cadastro dos alunos, utilizar sucata, avaliar atividades dos alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, organizar espaço para momento do sono e descanso, confeccionar material pedagógico, elaborar relatórios, definir objetivos da ação didática, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., planejar o roteiro de aula, preencher diário de classe, participar de conselhos, identificar material pedagógico, brincar com os alunos, construir regras com os alunos, trabalhar em equipe, elaborar estórias com alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, registrar observações, conversar com alunos - roda da conversa, atualizar-se, solicitar material pedagógico, prencher agenda, observar o raciocínio lógico, demonstrar versatilidade, organizar material pedagógico, administrar biblioteca circulante, interagir com a comunidade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, supervisionar refeições, encaminhar alunos para outros profissionais, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, debater projeto com direção e coordenação, desenvolver capacidades intelectuais, ensinar culinária, participar de eventos de qualificação profissional, dar banho nos alunos, demonstrar sensibilidade, desenvolver capacidades emocionais, supervisionar entrada e saída dos alunos, explicar atividades propostas, demonstrar capacidade de observação, orientar higiene pessoal, elaborar cronograma, convocar pais e responsáveis, orientar atividades com jogos e brinquedos, selecionar material didático, criar jogos e brincadeiras, definir atividades pedagógicas, auto-avaliar-se, pesquisar materiais e recursos disponíveis, servir alimentação aos alunos, organizar sala de aula, determinar parâmetros do projeto, colar materiais, criar espaço para brincadeiras, preencher fichas de avaliação, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, mostrar filmes, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar projeto aos alunos, organizar eventos na escola, analisar necessidades do aluno e da comunidade, discutir plano de aula com coordenação e direção, participar de reuniões com demais profissionais da escola, organizar eventos extracurriculares, servir como referencial de conduta, demonstrar senso de organização, orientar atividades de desenho, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., observar a socialização, reunir-se com a coordenação e a direção.