CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, cuidar dos alunos, comunicar-se, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve participar de conselhos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, definir atividades pedagógicas, estabelecer vínculos, cantar músicas, trocar fralda dos alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, conferir cadastro dos alunos, determinar parâmetros do projeto, observar a socialização, elaborar cronograma, dar banho nos alunos, elaborar estórias com alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, brincar com os alunos, supervisionar recreio, planejar o roteiro de aula, definir métodos de avaliação, observar o raciocínio lógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, desenvolver atividades com informática, demonstrar criatividade, reciclar material, servir alimentação aos alunos, definir objetivos da ação didática, definir técnica de trabalho - estratégias, participar da elaboração de calendário escolar, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar sala de aula, selecionar material didático, supervisionar momento do sono e descanso, desenvolver capacidades motoras, alimentar os alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., confeccionar material pedagógico, orientar atividades artísticas, contornar situações adversas, participar de eventos de qualificação profissional, organizar material pedagógico, demonstrar versatilidade, pintar, convocar pais e responsáveis, limpar sala de aula e mobiliário, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar senso de organização, escrever letras e números, visitar locais para eventos extracurriculares, atualizar-se, corrigir atividades, comentar filmes, prencher agenda, demonstrar capacidade de observação, desenhar, observar o desenvolvimento motor, supervisionar entrada e saída dos alunos, identificar material pedagógico, modelar massas e argila, colar materiais, conversar com alunos - roda da conversa, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, reestruturar estratégias, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, trabalhar em equipe, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar autocontrole, orientar higiene pessoal, preencher fichas de avaliação, avaliar atividades dos alunos, ler textos, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar espaços em geral, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar roupa dos alunos, desenvolver atividades artísticas, criar espaço para brincadeiras, desenvolver capacidades intelectuais, contar estórias, construir regras com os alunos, demonstrar sensibilidade, participar da associação de pais e mestres, apresentar projeto aos alunos, demonstrar afetividade, demonstrar paciência, observar a linguagem, solicitar material pedagógico, mostrar filmes, preencher diário de classe, organizar eventos na escola, trocar roupa de cama, registrar observações, explicar atividades propostas, auto-avaliar-se, discutir plano de aula com coordenação e direção, utilizar sucata, criar jogos e brincadeiras, participar da definição do horário, interagir com a comunidade, limpar material, apresentar regras da escola, servir como referencial de conduta, supervisionar refeições, administrar biblioteca circulante, comprar material pedagógico, desenvolver capacidades emocionais, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reunir-se com a coordenação e a direção, investigar interesse do aluno, dramatizar estórias e músicas, organizar eventos extracurriculares, ensinar culinária, organizar pastas de atividades dos alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, orientar atividades de desenho, elaborar relatórios, recortar materiais, discutir resultados dos projetos.