CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, ensinar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar versatilidade, observar a linguagem, demonstrar afetividade, alimentar os alunos, planejar o roteiro de aula, dar banho nos alunos, ensinar culinária, interagir com a comunidade, conversar com alunos - roda da conversa, escrever letras e números, trocar fralda dos alunos, explicar atividades propostas, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar material pedagógico, preencher diário de classe, demonstrar sensibilidade, supervisionar refeições, recortar materiais, comentar filmes, debater projeto com direção e coordenação, encaminhar alunos para outros profissionais, colar materiais, trocar roupa de cama, supervisionar recreio, estabelecer vínculos, contar estórias, participar da elaboração de calendário escolar, servir como referencial de conduta, contornar situações adversas, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar senso de organização, orientar atividades com jogos e brinquedos, elaborar estórias com alunos, participar de conselhos, observar a socialização, reunir-se com a coordenação e a direção, prencher agenda, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir técnica de trabalho - estratégias, desenhar, reestruturar estratégias, modelar massas e argila, limpar sala de aula e mobiliário, determinar parâmetros do projeto, apresentar projeto aos alunos, solicitar material pedagógico, apresentar regras da escola, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar autocontrole, discutir resultados dos projetos, limpar material, convocar pais e responsáveis, desenvolver atividades com informática, pintar, demonstrar criatividade, desenvolver capacidades motoras, auto-avaliar-se, investigar interesse do aluno, visitar locais para eventos extracurriculares, acompanhar alunos em cursos extraclasses, registrar observações, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar higiene pessoal, demonstrar paciência, participar da definição do horário, observar o desenvolvimento motor, selecionar eventos e atividades extracurriculares, conferir cadastro dos alunos, avaliar atividades dos alunos, cantar músicas, brincar com os alunos, mostrar filmes, elaborar cronograma, criar espaço para brincadeiras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, orientar atividades artísticas, administrar biblioteca circulante, organizar espaços em geral, criar jogos e brincadeiras, servir alimentação aos alunos, organizar eventos na escola, trocar roupa dos alunos, supervisionar momento do sono e descanso, orientar atividades de desenho, atualizar-se, organizar eventos extracurriculares, supervisionar entrada e saída dos alunos, definir métodos de avaliação, reciclar material, construir regras com os alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, preencher fichas de avaliação, definir atividades pedagógicas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, ler textos, dramatizar estórias e músicas, identificar material pedagógico, organizar sala de aula, observar o raciocínio lógico, selecionar material didático, utilizar sucata, participar de eventos de qualificação profissional, especificar materiais de ensino-aprendizagem, comprar material pedagógico, organizar pastas de atividades dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenvolver capacidades emocionais, confeccionar material pedagógico, elaborar relatórios, trabalhar em equipe, definir objetivos da ação didática, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, participar da associação de pais e mestres, demonstrar capacidade de observação, corrigir atividades, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., desenvolver atividades artísticas.