CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve organizar o trabalho, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve organizar espaços em geral, orientar higiene pessoal, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, dar banho nos alunos, demonstrar capacidade de observação, mostrar filmes, participar de reuniões com demais profissionais da escola, analisar necessidades do aluno e da comunidade, planejar o roteiro de aula, corrigir atividades, definir métodos de avaliação, colar materiais, selecionar material didático, identificar material pedagógico, cantar músicas, confeccionar material pedagógico, elaborar estórias com alunos, convocar pais e responsáveis, organizar eventos extracurriculares, demonstrar senso de organização, registrar observações, interagir com a comunidade, demonstrar criatividade, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar material pedagógico, determinar parâmetros do projeto, atualizar-se, investigar interesse do aluno, ler textos, desenvolver atividades artísticas, comprar material pedagógico, contar estórias, supervisionar momento do sono e descanso, trocar roupa de cama, explicar atividades propostas, demonstrar versatilidade, apresentar regras da escola, elaborar relatórios, estabelecer vínculos, criar jogos e brincadeiras, acompanhar alunos em cursos extraclasses, conversar com alunos - roda da conversa, dramatizar estórias e músicas, trabalhar em equipe, apresentar projeto aos alunos, discutir resultados dos projetos, observar o desenvolvimento motor, orientar atividades com jogos e brinquedos, participar da elaboração de calendário escolar, orientar atividades artísticas, conferir cadastro dos alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., organizar pastas de atividades dos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, administrar biblioteca circulante, preencher fichas de avaliação, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar afetividade, participar de conselhos, trocar roupa dos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, servir alimentação aos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar autocontrole, desenvolver capacidades intelectuais, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, contornar situações adversas, recortar materiais, discutir plano de aula com coordenação e direção, preencher diário de classe, desenvolver capacidades emocionais, participar da definição do horário, escrever letras e números, ensinar culinária, pesquisar materiais e recursos disponíveis, selecionar eventos e atividades extracurriculares, reunir-se com pais e responsáveis, solicitar material pedagógico, auto-avaliar-se, supervisionar refeições, demonstrar paciência, debater projeto com direção e coordenação, definir objetivos da ação didática, reestruturar estratégias, observar a linguagem, elaborar cronograma, definir técnica de trabalho - estratégias, avaliar atividades dos alunos, limpar material, desenvolver atividades com informática, organizar sala de aula, participar da associação de pais e mestres, supervisionar recreio, observar a socialização, utilizar sucata, orientar atividades de desenho, criar espaço para brincadeiras, observar o raciocínio lógico, prencher agenda, reunir-se com a coordenação e a direção, alimentar os alunos, construir regras com os alunos, demonstrar sensibilidade, definir atividades pedagógicas, pintar, organizar eventos na escola, desenvolver capacidades motoras, trocar fralda dos alunos, servir como referencial de conduta, reciclar material, comentar filmes, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., modelar massas e argila, organizar espaço para momento do sono e descanso, brincar com os alunos, desenhar, limpar sala de aula e mobiliário.