CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, organizar o trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve comentar filmes, observar a socialização, demonstrar paciência, comprar material pedagógico, modelar massas e argila, planejar o roteiro de aula, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., desenhar, participar da elaboração de calendário escolar, convocar pais e responsáveis, identificar material pedagógico, definir métodos de avaliação, recortar materiais, desenvolver atividades com informática, conferir cadastro dos alunos, participar de conselhos, servir alimentação aos alunos, participar da associação de pais e mestres, elaborar relatórios, trocar roupa de cama, auto-avaliar-se, supervisionar recreio, organizar eventos extracurriculares, selecionar eventos e atividades extracurriculares, interagir com a comunidade, orientar atividades de desenho, dar banho nos alunos, debater projeto com direção e coordenação, participar de eventos de qualificação profissional, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, reciclar material, atualizar-se, estabelecer vínculos, determinar parâmetros do projeto, supervisionar refeições, limpar sala de aula e mobiliário, utilizar sucata, corrigir atividades, explicar atividades propostas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, cantar músicas, ler textos, desenvolver capacidades intelectuais, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar atividades artísticas, trocar roupa dos alunos, preencher fichas de avaliação, demonstrar senso de organização, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar a linguagem, construir regras com os alunos, selecionar material didático, solicitar material pedagógico, organizar eventos na escola, reunir-se com pais e responsáveis, trabalhar em equipe, visitar locais para eventos extracurriculares, pintar, apresentar projeto aos alunos, reestruturar estratégias, elaborar cronograma, organizar pastas de atividades dos alunos, participar da definição do horário, ensinar culinária, organizar material pedagógico, criar espaço para brincadeiras, demonstrar afetividade, definir atividades pedagógicas, desenvolver atividades artísticas, servir como referencial de conduta, discutir resultados dos projetos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, orientar atividades com jogos e brinquedos, criar jogos e brincadeiras, preencher diário de classe, supervisionar entrada e saída dos alunos, mostrar filmes, orientar higiene pessoal, avaliar atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar sensibilidade, elaborar estórias com alunos, desenvolver capacidades motoras, demonstrar autocontrole, trocar fralda dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, organizar espaços em geral, prencher agenda, organizar sala de aula, observar o raciocínio lógico, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar criatividade, supervisionar momento do sono e descanso, administrar biblioteca circulante, brincar com os alunos, definir objetivos da ação didática, confeccionar material pedagógico, conversar com alunos - roda da conversa, investigar interesse do aluno, alimentar os alunos, dramatizar estórias e músicas, registrar observações, contar estórias, apresentar regras da escola, limpar material, organizar espaço para momento do sono e descanso, escrever letras e números, definir técnica de trabalho - estratégias, desenvolver capacidades emocionais, colar materiais, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., discutir plano de aula com coordenação e direção, observar o desenvolvimento motor, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de observação, acompanhar alunos em cursos extraclasses, reunir-se com a coordenação e a direção.