CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve cuidar dos alunos, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve limpar material, supervisionar recreio, desenvolver capacidades emocionais, corrigir atividades, identificar material pedagógico, elaborar cronograma, trocar roupa de cama, ensinar culinária, selecionar eventos e atividades extracurriculares, reciclar material, observar a linguagem, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, dramatizar estórias e músicas, colar materiais, criar jogos e brincadeiras, construir regras com os alunos, servir como referencial de conduta, reunir-se com pais e responsáveis, pintar, participar de eventos de qualificação profissional, orientar higiene pessoal, demonstrar versatilidade, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., demonstrar capacidade de observação, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver capacidades intelectuais, organizar eventos extracurriculares, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar o desenvolvimento motor, organizar pastas de atividades dos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, apresentar regras da escola, planejar o roteiro de aula, organizar espaços em geral, confeccionar material pedagógico, escrever letras e números, brincar com os alunos, supervisionar refeições, avaliar atividades dos alunos, apresentar projeto aos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, reestruturar estratégias, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar criatividade, discutir resultados dos projetos, conferir cadastro dos alunos, convocar pais e responsáveis, contornar situações adversas, demonstrar sensibilidade, criar espaço para brincadeiras, participar da elaboração de calendário escolar, organizar sala de aula, desenvolver atividades artísticas, contar estórias, alimentar os alunos, preencher fichas de avaliação, definir atividades pedagógicas, ler textos, observar a socialização, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., definir objetivos da ação didática, prencher agenda, conversar com alunos - roda da conversa, mostrar filmes, acompanhar alunos em cursos extraclasses, organizar material pedagógico, solicitar material pedagógico, cantar músicas, determinar parâmetros do projeto, elaborar estórias com alunos, interagir com a comunidade, trocar roupa dos alunos, participar da associação de pais e mestres, comprar material pedagógico, demonstrar autocontrole, servir alimentação aos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, registrar observações, administrar biblioteca circulante, recortar materiais, debater projeto com direção e coordenação, dar banho nos alunos, desenvolver atividades com informática, especificar materiais de ensino-aprendizagem, orientar atividades com jogos e brinquedos, preencher diário de classe, demonstrar senso de organização, participar de conselhos, estabelecer vínculos, modelar massas e argila, visitar locais para eventos extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, trocar fralda dos alunos, trabalhar em equipe, auto-avaliar-se, utilizar sucata, definir métodos de avaliação, organizar eventos na escola, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenhar, reunir-se com a coordenação e a direção, comentar filmes, limpar sala de aula e mobiliário, orientar atividades artísticas, explicar atividades propostas, demonstrar paciência, demonstrar afetividade, atualizar-se, orientar atividades de desenho, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar da definição do horário, investigar interesse do aluno, definir técnica de trabalho - estratégias, participar de reuniões com demais profissionais da escola, observar o raciocínio lógico, desenvolver capacidades motoras, elaborar relatórios, selecionar material didático.