CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve ensinar alunos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, elaborar projetos pedagógicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve conversar com alunos - roda da conversa, organizar espaço para momento do sono e descanso, reestruturar estratégias, trabalhar em equipe, elaborar relatórios, observar a socialização, participar de eventos de qualificação profissional, apresentar projeto aos alunos, participar da associação de pais e mestres, discutir resultados dos projetos, criar jogos e brincadeiras, escrever letras e números, apresentar regras da escola, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., identificar material pedagógico, desenvolver capacidades motoras, organizar pastas de atividades dos alunos, orientar atividades artísticas, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar capacidade de observação, criar espaço para brincadeiras, comentar filmes, demonstrar sensibilidade, especificar materiais de ensino-aprendizagem, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, reciclar material, dramatizar estórias e músicas, dar banho nos alunos, interagir com a comunidade, supervisionar refeições, participar da definição do horário, definir objetivos da ação didática, observar o desenvolvimento motor, trocar fralda dos alunos, servir como referencial de conduta, supervisionar entrada e saída dos alunos, comprar material pedagógico, definir atividades pedagógicas, organizar espaços em geral, contar estórias, demonstrar versatilidade, avaliar atividades dos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, ensinar culinária, utilizar sucata, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar autocontrole, organizar eventos extracurriculares, orientar higiene pessoal, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., modelar massas e argila, ler textos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, recortar materiais, trocar roupa de cama, definir métodos de avaliação, colar materiais, preencher fichas de avaliação, atualizar-se, construir regras com os alunos, selecionar material didático, desenvolver atividades artísticas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reunir-se com pais e responsáveis, desenvolver capacidades intelectuais, alimentar os alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, trocar roupa dos alunos, confeccionar material pedagógico, orientar atividades de desenho, organizar material pedagógico, desenvolver atividades com informática, orientar atividades com jogos e brinquedos, planejar o roteiro de aula, demonstrar paciência, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar criatividade, estabelecer vínculos, participar de conselhos, observar a linguagem, definir técnica de trabalho - estratégias, elaborar cronograma, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, mostrar filmes, registrar observações, servir alimentação aos alunos, limpar material, auto-avaliar-se, determinar parâmetros do projeto, organizar sala de aula, corrigir atividades, pintar, administrar biblioteca circulante, discutir plano de aula com coordenação e direção, explicar atividades propostas, solicitar material pedagógico, desenhar, brincar com os alunos, preencher diário de classe, prencher agenda, elaborar estórias com alunos, investigar interesse do aluno, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar afetividade, participar da elaboração de calendário escolar, debater projeto com direção e coordenação, acompanhar alunos em cursos extraclasses, convocar pais e responsáveis, observar o raciocínio lógico, reunir-se com a coordenação e a direção, supervisionar recreio, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar eventos na escola, demonstrar senso de organização, cantar músicas, conferir cadastro dos alunos, contornar situações adversas.