CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve servir alimentação aos alunos, contornar situações adversas, definir técnica de trabalho - estratégias, apresentar regras da escola, participar da definição do horário, desenvolver atividades com informática, auto-avaliar-se, orientar atividades de desenho, elaborar relatórios, demonstrar paciência, acompanhar alunos em cursos extraclasses, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar capacidade de observação, selecionar eventos e atividades extracurriculares, demonstrar sensibilidade, selecionar material didático, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., servir como referencial de conduta, pintar, alimentar os alunos, escrever letras e números, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenhar, interagir com a comunidade, definir atividades pedagógicas, atualizar-se, desenvolver capacidades intelectuais, discutir resultados dos projetos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, corrigir atividades, comentar filmes, demonstrar autocontrole, trocar fralda dos alunos, orientar atividades artísticas, organizar eventos extracurriculares, preencher diário de classe, avaliar atividades dos alunos, definir objetivos da ação didática, apresentar projeto aos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, observar o raciocínio lógico, contar estórias, definir métodos de avaliação, demonstrar criatividade, explicar atividades propostas, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., registrar observações, limpar sala de aula e mobiliário, organizar espaços em geral, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar pastas de atividades dos alunos, utilizar sucata, encaminhar alunos para outros profissionais, prencher agenda, reunir-se com a coordenação e a direção, mostrar filmes, desenvolver atividades artísticas, construir regras com os alunos, desenvolver capacidades emocionais, reestruturar estratégias, ensinar culinária, participar de conselhos, investigar interesse do aluno, especificar materiais de ensino-aprendizagem, criar espaço para brincadeiras, demonstrar versatilidade, observar a linguagem, estabelecer vínculos, supervisionar recreio, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, brincar com os alunos, participar de eventos de qualificação profissional, orientar higiene pessoal, modelar massas e argila, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar senso de organização, ler textos, planejar o roteiro de aula, dar banho nos alunos, debater projeto com direção e coordenação, trabalhar em equipe, participar da elaboração de calendário escolar, recortar materiais, elaborar estórias com alunos, trocar roupa dos alunos, colar materiais, organizar eventos na escola, cantar músicas, desenvolver capacidades motoras, visitar locais para eventos extracurriculares, solicitar material pedagógico, confeccionar material pedagógico, elaborar cronograma, determinar parâmetros do projeto, organizar material pedagógico, conversar com alunos - roda da conversa, organizar espaço para momento do sono e descanso, comprar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, trocar roupa de cama, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, reciclar material, criar jogos e brincadeiras, organizar sala de aula, demonstrar afetividade, identificar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, convocar pais e responsáveis, discutir plano de aula com coordenação e direção, limpar material, analisar necessidades do aluno e da comunidade, conferir cadastro dos alunos, participar da associação de pais e mestres, preencher fichas de avaliação, supervisionar refeições, administrar biblioteca circulante, observar a socialização.