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CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil

O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Professores de nível médio na educação infantil.
      • Professores leigos e de nível médio.

O que faz um Professor de nível médio na educação infantil

O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3311-05 deve orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05

Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve organizar sala de aula, trocar roupa de cama, orientar higiene pessoal, auto-avaliar-se, participar de eventos de qualificação profissional, explicar atividades propostas, modelar massas e argila, prencher agenda, mostrar filmes, comentar filmes, comprar material pedagógico, reunir-se com pais e responsáveis, convocar pais e responsáveis, identificar material pedagógico, administrar biblioteca circulante, registrar observações, participar da elaboração de calendário escolar, orientar atividades de desenho, observar o desenvolvimento motor, acompanhar alunos em cursos extraclasses, recortar materiais, supervisionar entrada e saída dos alunos, colar materiais, ensinar culinária, orientar atividades artísticas, participar da associação de pais e mestres, contar estórias, participar da definição do horário, cantar músicas, dar banho nos alunos, limpar material, definir objetivos da ação didática, organizar eventos na escola, criar jogos e brincadeiras, selecionar material didático, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenhar, elaborar relatórios, apresentar regras da escola, trocar roupa dos alunos, observar o raciocínio lógico, elaborar cronograma, escrever letras e números, contornar situações adversas, observar a linguagem, determinar parâmetros do projeto, solicitar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, preencher diário de classe, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, reestruturar estratégias, supervisionar recreio, conferir cadastro dos alunos, demonstrar capacidade de observação, apresentar projeto aos alunos, ler textos, utilizar sucata, preencher fichas de avaliação, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, analisar necessidades do aluno e da comunidade, pintar, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar autocontrole, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, confeccionar material pedagógico, organizar espaços em geral, reunir-se com a coordenação e a direção, definir técnica de trabalho - estratégias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, definir atividades pedagógicas, discutir resultados dos projetos, desenvolver capacidades motoras, organizar material pedagógico, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., trocar fralda dos alunos, atualizar-se, criar espaço para brincadeiras, estabelecer vínculos, desenvolver capacidades intelectuais, limpar sala de aula e mobiliário, definir métodos de avaliação, avaliar atividades dos alunos, desenvolver atividades com informática, construir regras com os alunos, demonstrar criatividade, corrigir atividades, investigar interesse do aluno, trabalhar em equipe, brincar com os alunos, demonstrar senso de organização, selecionar eventos e atividades extracurriculares, demonstrar afetividade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, demonstrar versatilidade, participar de conselhos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., orientar atividades com jogos e brinquedos, desenvolver atividades artísticas, debater projeto com direção e coordenação, alimentar os alunos, planejar o roteiro de aula, discutir plano de aula com coordenação e direção, interagir com a comunidade, reciclar material, servir alimentação aos alunos, observar a socialização, participar de reuniões com demais profissionais da escola, organizar espaço para momento do sono e descanso, dramatizar estórias e músicas, conversar com alunos - roda da conversa, demonstrar sensibilidade, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar estórias com alunos, servir como referencial de conduta, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar eventos extracurriculares, supervisionar refeições, demonstrar paciência.

Cargos e salários CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil

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