CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve ensinar alunos, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, comunicar-se, preparar material pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve administrar biblioteca circulante, supervisionar momento do sono e descanso, participar da definição do horário, selecionar material didático, especificar materiais de ensino-aprendizagem, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar espaços em geral, avaliar atividades dos alunos, participar da associação de pais e mestres, corrigir atividades, modelar massas e argila, elaborar relatórios, utilizar sucata, observar o raciocínio lógico, preencher diário de classe, orientar atividades com jogos e brinquedos, solicitar material pedagógico, preencher fichas de avaliação, trocar roupa dos alunos, ler textos, organizar eventos na escola, observar o desenvolvimento motor, cantar músicas, reestruturar estratégias, participar de conselhos, visitar locais para eventos extracurriculares, reunir-se com pais e responsáveis, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., conferir cadastro dos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, limpar sala de aula e mobiliário, observar a linguagem, dramatizar estórias e músicas, confeccionar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, comentar filmes, desenvolver capacidades intelectuais, auto-avaliar-se, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir objetivos da ação didática, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar sensibilidade, criar jogos e brincadeiras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, convocar pais e responsáveis, definir técnica de trabalho - estratégias, elaborar estórias com alunos, desenvolver capacidades emocionais, participar de eventos de qualificação profissional, contornar situações adversas, demonstrar versatilidade, comprar material pedagógico, atualizar-se, elaborar cronograma, orientar atividades de desenho, construir regras com os alunos, supervisionar recreio, discutir plano de aula com coordenação e direção, alimentar os alunos, supervisionar refeições, orientar higiene pessoal, desenvolver capacidades motoras, criar espaço para brincadeiras, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., apresentar projeto aos alunos, desenvolver atividades com informática, investigar interesse do aluno, dar banho nos alunos, desenhar, estabelecer vínculos, debater projeto com direção e coordenação, discutir resultados dos projetos, explicar atividades propostas, demonstrar senso de organização, servir alimentação aos alunos, servir como referencial de conduta, desenvolver atividades artísticas, recortar materiais, reunir-se com a coordenação e a direção, pesquisar materiais e recursos disponíveis, brincar com os alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, conversar com alunos - roda da conversa, organizar sala de aula, pintar, trocar fralda dos alunos, orientar atividades artísticas, limpar material, trabalhar em equipe, demonstrar afetividade, colar materiais, prencher agenda, demonstrar capacidade de observação, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar material pedagógico, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, contar estórias, reciclar material, identificar material pedagógico, interagir com a comunidade, demonstrar paciência, organizar pastas de atividades dos alunos, apresentar regras da escola, registrar observações, organizar eventos extracurriculares, selecionar eventos e atividades extracurriculares, observar a socialização, ensinar culinária, demonstrar criatividade, trocar roupa de cama, supervisionar entrada e saída dos alunos, definir métodos de avaliação, demonstrar autocontrole, definir atividades pedagógicas, planejar o roteiro de aula, escrever letras e números, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, determinar parâmetros do projeto, mostrar filmes.