CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, ensinar alunos, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve observar higiene dos brinquedos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, reestruturar estratégias, cantar músicas, supervisionar entrada e saída dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, participar de conselhos, participar da elaboração de calendário escolar, orientar higiene pessoal, elaborar estórias com alunos, supervisionar momento do sono e descanso, apresentar regras da escola, definir objetivos da ação didática, atualizar-se, definir métodos de avaliação, encaminhar alunos para outros profissionais, servir como referencial de conduta, desenvolver capacidades motoras, comprar material pedagógico, solicitar material pedagógico, organizar espaço para momento do sono e descanso, elaborar cronograma, selecionar material didático, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar relatórios, conversar com alunos - roda da conversa, confeccionar material pedagógico, demonstrar capacidade de observação, trabalhar em equipe, demonstrar versatilidade, observar a socialização, demonstrar senso de organização, escrever letras e números, observar a linguagem, desenvolver atividades artísticas, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., discutir plano de aula com coordenação e direção, servir alimentação aos alunos, desenvolver capacidades emocionais, reciclar material, identificar material pedagógico, trocar fralda dos alunos, trocar roupa dos alunos, discutir resultados dos projetos, trocar roupa de cama, desenvolver capacidades intelectuais, determinar parâmetros do projeto, organizar sala de aula, conferir cadastro dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar sensibilidade, desenhar, brincar com os alunos, criar espaço para brincadeiras, comentar filmes, apresentar projeto aos alunos, ler textos, contornar situações adversas, orientar atividades artísticas, pintar, auto-avaliar-se, avaliar atividades dos alunos, modelar massas e argila, observar o raciocínio lógico, alimentar os alunos, estabelecer vínculos, participar da definição do horário, recortar materiais, definir técnica de trabalho - estratégias, demonstrar afetividade, supervisionar recreio, organizar material pedagógico, participar de reuniões com demais profissionais da escola, higienizar brinquedos, preencher fichas de avaliação, organizar eventos na escola, interagir com a comunidade, observar o desenvolvimento motor, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar autocontrole, planejar o roteiro de aula, mostrar filmes, limpar material, construir regras com os alunos, convocar pais e responsáveis, registrar observações, especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar espaços em geral, investigar interesse do aluno, reunir-se com pais e responsáveis, ensinar culinária, utilizar sucata, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, dar banho nos alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., colar materiais, corrigir atividades, demonstrar criatividade, participar da associação de pais e mestres, contar estórias, definir atividades pedagógicas, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar atividades de desenho, demonstrar paciência, organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar refeições, criar jogos e brincadeiras, explicar atividades propostas, reunir-se com a coordenação e a direção, debater projeto com direção e coordenação, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, dramatizar estórias e músicas.