CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve participar da associação de pais e mestres, explicar atividades propostas, brincar com os alunos, limpar material, avaliar atividades dos alunos, contar estórias, servir como referencial de conduta, discutir plano de aula com coordenação e direção, demonstrar senso de organização, apresentar regras da escola, conferir cadastro dos alunos, demonstrar versatilidade, demonstrar sensibilidade, desenhar, identificar material pedagógico, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., construir regras com os alunos, supervisionar recreio, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, organizar espaços em geral, debater projeto com direção e coordenação, selecionar material didático, confeccionar material pedagógico, elaborar relatórios, atualizar-se, participar de conselhos, supervisionar refeições, especificar materiais de ensino-aprendizagem, determinar parâmetros do projeto, estabelecer vínculos, participar da definição do horário, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, comentar filmes, investigar interesse do aluno, registrar observações, organizar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, definir objetivos da ação didática, trocar roupa de cama, organizar sala de aula, solicitar material pedagógico, organizar eventos na escola, demonstrar capacidade de observação, participar da elaboração de calendário escolar, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, observar higiene dos brinquedos, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar estórias com alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., demonstrar afetividade, modelar massas e argila, encaminhar alunos para outros profissionais, auto-avaliar-se, discutir resultados dos projetos, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades com jogos e brinquedos, dramatizar estórias e músicas, planejar o roteiro de aula, preencher fichas de avaliação, alimentar os alunos, definir atividades pedagógicas, definir métodos de avaliação, observar a linguagem, trabalhar em equipe, desenvolver atividades artísticas, trocar fralda dos alunos, elaborar cronograma, limpar sala de aula e mobiliário, mostrar filmes, analisar necessidades do aluno e da comunidade, criar espaço para brincadeiras, supervisionar entrada e saída dos alunos, criar jogos e brincadeiras, ler textos, desenvolver capacidades motoras, dar banho nos alunos, contornar situações adversas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, participar de reuniões com demais profissionais da escola, desenvolver capacidades emocionais, cantar músicas, organizar espaço para momento do sono e descanso, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, observar o raciocínio lógico, demonstrar paciência, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, escrever letras e números, supervisionar momento do sono e descanso, trocar roupa dos alunos, orientar higiene pessoal, servir alimentação aos alunos, conversar com alunos - roda da conversa, pintar, orientar atividades artísticas, reunir-se com a coordenação e a direção, ensinar culinária, definir técnica de trabalho - estratégias, colar materiais, reciclar material, observar o desenvolvimento motor, observar a socialização, comprar material pedagógico, orientar atividades de desenho, participar de eventos de qualificação profissional, recortar materiais, higienizar brinquedos, reestruturar estratégias, demonstrar autocontrole, corrigir atividades, interagir com a comunidade, utilizar sucata, demonstrar criatividade.