CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, organizar o trabalho, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve elaborar estórias com alunos, definir atividades pedagógicas, trocar roupa dos alunos, mostrar filmes, pintar, confeccionar material pedagógico, comentar filmes, organizar sala de aula, interagir com a comunidade, apresentar projeto aos alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, observar higiene dos brinquedos, estabelecer vínculos, reunir-se com pais e responsáveis, especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar eventos na escola, demonstrar capacidade de observação, comprar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, higienizar brinquedos, observar a linguagem, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., demonstrar autocontrole, conversar com alunos - roda da conversa, construir regras com os alunos, supervisionar recreio, demonstrar criatividade, analisar necessidades do aluno e da comunidade, definir métodos de avaliação, desenhar, limpar material, ler textos, participar da definição do horário, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., escrever letras e números, criar espaço para brincadeiras, observar o raciocínio lógico, trocar fralda dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, convocar pais e responsáveis, limpar sala de aula e mobiliário, encaminhar alunos para outros profissionais, definir objetivos da ação didática, supervisionar momento do sono e descanso, registrar observações, servir alimentação aos alunos, organizar material pedagógico, participar de conselhos, contar estórias, reestruturar estratégias, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar higiene pessoal, avaliar atividades dos alunos, planejar o roteiro de aula, apresentar regras da escola, demonstrar versatilidade, brincar com os alunos, corrigir atividades, demonstrar afetividade, trocar roupa de cama, orientar atividades com jogos e brinquedos, supervisionar refeições, debater projeto com direção e coordenação, orientar atividades de desenho, supervisionar entrada e saída dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar espaço para momento do sono e descanso, discutir plano de aula com coordenação e direção, ensinar culinária, selecionar material didático, investigar interesse do aluno, atualizar-se, conferir cadastro dos alunos, elaborar cronograma, desenvolver capacidades intelectuais, observar a socialização, organizar espaços em geral, trabalhar em equipe, participar da associação de pais e mestres, identificar material pedagógico, demonstrar paciência, servir como referencial de conduta, demonstrar senso de organização, desenvolver capacidades motoras, cantar músicas, observar o desenvolvimento motor, alimentar os alunos, explicar atividades propostas, orientar atividades artísticas, utilizar sucata, elaborar relatórios, recortar materiais, reciclar material, reunir-se com a coordenação e a direção, discutir resultados dos projetos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, preencher fichas de avaliação, dramatizar estórias e músicas, contornar situações adversas, demonstrar sensibilidade, participar de eventos de qualificação profissional, auto-avaliar-se, criar jogos e brincadeiras, desenvolver atividades artísticas, colar materiais, modelar massas e argila, dar banho nos alunos, solicitar material pedagógico, determinar parâmetros do projeto, definir técnica de trabalho - estratégias, pesquisar materiais e recursos disponíveis.