CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve organizar o trabalho, comunicar-se, cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve orientar higiene pessoal, mostrar filmes, discutir resultados dos projetos, trabalhar em equipe, ler textos, reunir-se com a coordenação e a direção, reciclar material, pintar, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades de desenho, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., confeccionar material pedagógico, limpar sala de aula e mobiliário, explicar atividades propostas, observar a linguagem, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaços em geral, cantar músicas, organizar pastas de atividades dos alunos, contornar situações adversas, limpar material, avaliar atividades dos alunos, ensinar culinária, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, desenvolver atividades artísticas, recortar materiais, desenhar, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir objetivos da ação didática, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar material pedagógico, conversar com alunos - roda da conversa, criar espaço para brincadeiras, reestruturar estratégias, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de observação, interagir com a comunidade, apresentar regras da escola, utilizar sucata, corrigir atividades, servir alimentação aos alunos, demonstrar versatilidade, participar de reuniões com demais profissionais da escola, dramatizar estórias e músicas, demonstrar sensibilidade, contar estórias, atualizar-se, supervisionar momento do sono e descanso, convocar pais e responsáveis, definir atividades pedagógicas, trocar fralda dos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, supervisionar refeições, observar o desenvolvimento motor, definir métodos de avaliação, discutir plano de aula com coordenação e direção, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., elaborar estórias com alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, colar materiais, observar o raciocínio lógico, participar da elaboração de calendário escolar, observar a socialização, preencher fichas de avaliação, demonstrar afetividade, criar jogos e brincadeiras, auto-avaliar-se, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, brincar com os alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, organizar eventos na escola, participar de conselhos, encaminhar alunos para outros profissionais, modelar massas e argila, conferir cadastro dos alunos, selecionar material didático, registrar observações, elaborar relatórios, debater projeto com direção e coordenação, trocar roupa dos alunos, alimentar os alunos, desenvolver capacidades motoras, trocar roupa de cama, participar de eventos de qualificação profissional, participar da definição do horário, investigar interesse do aluno, orientar atividades artísticas, determinar parâmetros do projeto, construir regras com os alunos, organizar sala de aula, demonstrar paciência, demonstrar autocontrole, higienizar brinquedos, escrever letras e números, desenvolver capacidades emocionais, comprar material pedagógico, estabelecer vínculos, planejar o roteiro de aula, elaborar cronograma, identificar material pedagógico, especificar materiais de ensino-aprendizagem, observar higiene dos brinquedos, servir como referencial de conduta, solicitar material pedagógico, dar banho nos alunos, supervisionar recreio, participar da associação de pais e mestres, demonstrar criatividade, comentar filmes.