CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, preparar material pedagógico, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve criar jogos e brincadeiras, colar materiais, mostrar filmes, orientar atividades com jogos e brinquedos, comprar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, definir atividades pedagógicas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, observar a socialização, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., demonstrar paciência, confeccionar material pedagógico, supervisionar recreio, participar da elaboração de calendário escolar, trocar fralda dos alunos, dramatizar estórias e músicas, demonstrar sensibilidade, elaborar cronograma, limpar material, interagir com a comunidade, convocar pais e responsáveis, reunir-se com pais e responsáveis, reestruturar estratégias, organizar pastas de atividades dos alunos, utilizar sucata, analisar necessidades do aluno e da comunidade, investigar interesse do aluno, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., pesquisar materiais e recursos disponíveis, corrigir atividades, conferir cadastro dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar o raciocínio lógico, explicar atividades propostas, organizar sala de aula, escrever letras e números, construir regras com os alunos, alimentar os alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, servir alimentação aos alunos, ensinar culinária, desenvolver atividades artísticas, demonstrar senso de organização, contornar situações adversas, auto-avaliar-se, supervisionar momento do sono e descanso, preencher fichas de avaliação, limpar sala de aula e mobiliário, apresentar projeto aos alunos, modelar massas e argila, observar higiene dos brinquedos, registrar observações, demonstrar criatividade, elaborar relatórios, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar versatilidade, demonstrar autocontrole, trabalhar em equipe, comentar filmes, debater projeto com direção e coordenação, avaliar atividades dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, discutir resultados dos projetos, dar banho nos alunos, participar da associação de pais e mestres, organizar espaço para momento do sono e descanso, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, supervisionar refeições, estabelecer vínculos, selecionar material didático, organizar eventos na escola, trocar roupa de cama, observar a linguagem, servir como referencial de conduta, criar espaço para brincadeiras, atualizar-se, desenvolver capacidades emocionais, definir objetivos da ação didática, reunir-se com a coordenação e a direção, planejar o roteiro de aula, solicitar material pedagógico, demonstrar afetividade, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, determinar parâmetros do projeto, pintar, cantar músicas, recortar materiais, orientar atividades artísticas, contar estórias, trocar roupa dos alunos, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar capacidade de observação, desenhar, orientar higiene pessoal, ler textos, organizar material pedagógico, organizar espaços em geral, orientar atividades de desenho, participar de conselhos, participar da definição do horário, conversar com alunos - roda da conversa, elaborar estórias com alunos, desenvolver capacidades motoras, definir métodos de avaliação, reciclar material, brincar com os alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, encaminhar alunos para outros profissionais, apresentar regras da escola, higienizar brinquedos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, identificar material pedagógico.