CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, organizar o trabalho, comunicar-se, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve identificar material pedagógico, ensinar culinária, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., selecionar material didático, investigar interesse do aluno, orientar atividades de desenho, solicitar material pedagógico, observar higiene dos brinquedos, orientar atividades com jogos e brinquedos, cantar músicas, definir técnica de trabalho - estratégias, elaborar relatórios, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar criatividade, mostrar filmes, elaborar cronograma, convocar pais e responsáveis, colar materiais, construir regras com os alunos, dramatizar estórias e músicas, supervisionar refeições, debater projeto com direção e coordenação, alimentar os alunos, interagir com a comunidade, auto-avaliar-se, confeccionar material pedagógico, participar de conselhos, demonstrar senso de organização, discutir resultados dos projetos, apresentar regras da escola, explicar atividades propostas, participar da definição do horário, desenhar, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, brincar com os alunos, orientar higiene pessoal, demonstrar versatilidade, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, observar a linguagem, organizar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos, reciclar material, observar o desenvolvimento motor, escrever letras e números, discutir plano de aula com coordenação e direção, higienizar brinquedos, organizar eventos na escola, contar estórias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, observar a socialização, corrigir atividades, reunir-se com pais e responsáveis, avaliar atividades dos alunos, definir objetivos da ação didática, dar banho nos alunos, trabalhar em equipe, participar da associação de pais e mestres, criar jogos e brincadeiras, planejar o roteiro de aula, demonstrar paciência, definir métodos de avaliação, elaborar estórias com alunos, preencher fichas de avaliação, servir como referencial de conduta, modelar massas e argila, reestruturar estratégias, demonstrar afetividade, desenvolver atividades artísticas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, utilizar sucata, servir alimentação aos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, pintar, conferir cadastro dos alunos, supervisionar recreio, definir atividades pedagógicas, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar autocontrole, criar espaço para brincadeiras, desenvolver capacidades intelectuais, participar de eventos de qualificação profissional, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar sensibilidade, contornar situações adversas, encaminhar alunos para outros profissionais, trocar roupa de cama, estabelecer vínculos, limpar sala de aula e mobiliário, orientar atividades artísticas, supervisionar entrada e saída dos alunos, conversar com alunos - roda da conversa, demonstrar capacidade de observação, determinar parâmetros do projeto, atualizar-se, limpar material, supervisionar momento do sono e descanso, comentar filmes, trocar roupa dos alunos, comprar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, desenvolver capacidades emocionais, organizar sala de aula, observar o raciocínio lógico, ler textos, organizar espaços em geral, registrar observações, recortar materiais, desenvolver capacidades motoras, trocar fralda dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc..