CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve planejar ações didáticas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve demonstrar autocontrole, supervisionar recreio, dramatizar estórias e músicas, demonstrar sensibilidade, identificar material pedagógico, organizar material pedagógico, observar a linguagem, organizar eventos na escola, observar o desenvolvimento motor, supervisionar refeições, definir atividades pedagógicas, brincar com os alunos, debater projeto com direção e coordenação, criar jogos e brincadeiras, dar banho nos alunos, organizar sala de aula, reunir-se com a coordenação e a direção, observar o raciocínio lógico, ensinar culinária, pesquisar materiais e recursos disponíveis, registrar observações, desenvolver atividades artísticas, desenvolver capacidades intelectuais, analisar necessidades do aluno e da comunidade, reestruturar estratégias, demonstrar senso de organização, higienizar brinquedos, explicar atividades propostas, trabalhar em equipe, supervisionar momento do sono e descanso, supervisionar entrada e saída dos alunos, criar espaço para brincadeiras, confeccionar material pedagógico, determinar parâmetros do projeto, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar criatividade, discutir plano de aula com coordenação e direção, orientar atividades de desenho, demonstrar capacidade de observação, ler textos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, preencher fichas de avaliação, interagir com a comunidade, atualizar-se, participar de conselhos, orientar atividades artísticas, recortar materiais, definir objetivos da ação didática, auto-avaliar-se, comentar filmes, participar da associação de pais e mestres, cantar músicas, demonstrar paciência, utilizar sucata, trocar roupa dos alunos, reciclar material, mostrar filmes, demonstrar versatilidade, definir métodos de avaliação, apresentar projeto aos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar espaços em geral, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, servir como referencial de conduta, orientar higiene pessoal, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., definir técnica de trabalho - estratégias, reunir-se com pais e responsáveis, contar estórias, contornar situações adversas, comprar material pedagógico, planejar o roteiro de aula, elaborar estórias com alunos, corrigir atividades, conversar com alunos - roda da conversa, desenvolver capacidades emocionais, solicitar material pedagógico, estabelecer vínculos, convocar pais e responsáveis, apresentar regras da escola, escrever letras e números, servir alimentação aos alunos, observar a socialização, investigar interesse do aluno, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades motoras, limpar material, participar da definição do horário, elaborar cronograma, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., especificar materiais de ensino-aprendizagem, elaborar relatórios, trocar roupa de cama, limpar sala de aula e mobiliário, colar materiais, selecionar material didático, desenhar, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar afetividade, pintar, observar higiene dos brinquedos, alimentar os alunos, conferir cadastro dos alunos, modelar massas e argila, participar de eventos de qualificação profissional, participar da elaboração de calendário escolar, avaliar atividades dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, construir regras com os alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, discutir resultados dos projetos.