CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve cuidar dos alunos, ensinar alunos, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve estabelecer vínculos, registrar observações, reunir-se com pais e responsáveis, pintar, participar da definição do horário, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar capacidade de observação, selecionar material didático, atualizar-se, reunir-se com a coordenação e a direção, definir métodos de avaliação, organizar material pedagógico, investigar interesse do aluno, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar atividades de desenho, demonstrar senso de organização, debater projeto com direção e coordenação, mostrar filmes, ensinar culinária, demonstrar autocontrole, organizar pastas de atividades dos alunos, participar de eventos de qualificação profissional, colar materiais, definir objetivos da ação didática, conversar com alunos - roda da conversa, contornar situações adversas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, modelar massas e argila, planejar o roteiro de aula, supervisionar momento do sono e descanso, avaliar atividades dos alunos, participar de conselhos, supervisionar refeições, orientar atividades com jogos e brinquedos, participar da elaboração de calendário escolar, brincar com os alunos, supervisionar recreio, solicitar material pedagógico, observar higiene dos brinquedos, observar o desenvolvimento motor, contar estórias, desenvolver atividades artísticas, corrigir atividades, explicar atividades propostas, demonstrar afetividade, demonstrar versatilidade, organizar espaço para momento do sono e descanso, recortar materiais, apresentar projeto aos alunos, trocar roupa dos alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, desenhar, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar sala de aula, criar espaço para brincadeiras, elaborar estórias com alunos, orientar atividades artísticas, auto-avaliar-se, participar de reuniões com demais profissionais da escola, higienizar brinquedos, servir como referencial de conduta, apresentar regras da escola, utilizar sucata, dar banho nos alunos, criar jogos e brincadeiras, escrever letras e números, elaborar cronograma, interagir com a comunidade, construir regras com os alunos, convocar pais e responsáveis, observar a socialização, observar a linguagem, determinar parâmetros do projeto, confeccionar material pedagógico, cantar músicas, desenvolver capacidades emocionais, trabalhar em equipe, trocar roupa de cama, limpar sala de aula e mobiliário, preencher fichas de avaliação, ler textos, limpar material, comentar filmes, servir alimentação aos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar relatórios, supervisionar entrada e saída dos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, desenvolver capacidades intelectuais, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades motoras, organizar eventos na escola, conferir cadastro dos alunos, organizar espaços em geral, demonstrar criatividade, identificar material pedagógico, demonstrar paciência, demonstrar sensibilidade, observar o raciocínio lógico, reestruturar estratégias, dramatizar estórias e músicas, participar da associação de pais e mestres, alimentar os alunos, discutir resultados dos projetos, definir atividades pedagógicas, reciclar material, comprar material pedagógico, orientar higiene pessoal, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário.