CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve higienizar brinquedos, supervisionar momento do sono e descanso, debater projeto com direção e coordenação, organizar pastas de atividades dos alunos, pintar, planejar o roteiro de aula, observar a socialização, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar versatilidade, construir regras com os alunos, convocar pais e responsáveis, investigar interesse do aluno, elaborar cronograma, desenhar, selecionar material didático, demonstrar paciência, dramatizar estórias e músicas, desenvolver atividades artísticas, contornar situações adversas, desenvolver capacidades emocionais, contar estórias, definir objetivos da ação didática, observar o raciocínio lógico, discutir plano de aula com coordenação e direção, demonstrar capacidade de observação, dar banho nos alunos, ler textos, alimentar os alunos, brincar com os alunos, trocar fralda dos alunos, demonstrar senso de organização, reciclar material, elaborar estórias com alunos, servir alimentação aos alunos, apresentar projeto aos alunos, organizar eventos na escola, auto-avaliar-se, participar de reuniões com demais profissionais da escola, preencher fichas de avaliação, participar de conselhos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, ensinar culinária, observar o desenvolvimento motor, explicar atividades propostas, orientar atividades de desenho, organizar espaços em geral, desenvolver capacidades motoras, elaborar relatórios, criar espaço para brincadeiras, modelar massas e argila, orientar higiene pessoal, trabalhar em equipe, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaço para momento do sono e descanso, supervisionar refeições, servir como referencial de conduta, demonstrar sensibilidade, observar higiene dos brinquedos, trocar roupa de cama, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, supervisionar recreio, participar da definição do horário, analisar necessidades do aluno e da comunidade, comentar filmes, confeccionar material pedagógico, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, colar materiais, recortar materiais, utilizar sucata, limpar sala de aula e mobiliário, organizar material pedagógico, interagir com a comunidade, cantar músicas, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., pesquisar materiais e recursos disponíveis, criar jogos e brincadeiras, participar da associação de pais e mestres, solicitar material pedagógico, definir métodos de avaliação, mostrar filmes, escrever letras e números, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., demonstrar autocontrole, comprar material pedagógico, participar de eventos de qualificação profissional, identificar material pedagógico, determinar parâmetros do projeto, limpar material, discutir resultados dos projetos, definir técnica de trabalho - estratégias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, desenvolver capacidades intelectuais, estabelecer vínculos, reestruturar estratégias, reunir-se com a coordenação e a direção, trocar roupa dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, atualizar-se, conversar com alunos - roda da conversa, registrar observações, supervisionar entrada e saída dos alunos, avaliar atividades dos alunos, corrigir atividades, observar a linguagem, orientar atividades artísticas, participar da elaboração de calendário escolar, definir atividades pedagógicas, conferir cadastro dos alunos, apresentar regras da escola, demonstrar criatividade, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar sala de aula, demonstrar afetividade.