CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve trocar roupa dos alunos, escrever letras e números, supervisionar recreio, demonstrar versatilidade, servir como referencial de conduta, conversar com alunos - roda da conversa, reunir-se com a coordenação e a direção, cantar músicas, criar espaço para brincadeiras, auto-avaliar-se, trocar roupa de cama, modelar massas e argila, discutir resultados dos projetos, selecionar material didático, demonstrar capacidade de observação, desenvolver capacidades motoras, observar o desenvolvimento motor, demonstrar afetividade, colar materiais, elaborar relatórios, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., observar higiene dos brinquedos, participar de eventos de qualificação profissional, orientar atividades de desenho, supervisionar momento do sono e descanso, debater projeto com direção e coordenação, solicitar material pedagógico, reciclar material, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, planejar o roteiro de aula, definir métodos de avaliação, conferir cadastro dos alunos, observar a linguagem, demonstrar paciência, explicar atividades propostas, limpar material, registrar observações, desenvolver capacidades intelectuais, participar de conselhos, corrigir atividades, confeccionar material pedagógico, elaborar cronograma, ler textos, observar a socialização, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., reunir-se com pais e responsáveis, analisar necessidades do aluno e da comunidade, investigar interesse do aluno, servir alimentação aos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, definir técnica de trabalho - estratégias, convocar pais e responsáveis, utilizar sucata, encaminhar alunos para outros profissionais, identificar material pedagógico, definir atividades pedagógicas, discutir plano de aula com coordenação e direção, especificar materiais de ensino-aprendizagem, desenvolver capacidades emocionais, contar estórias, supervisionar refeições, preencher fichas de avaliação, organizar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar senso de organização, trocar fralda dos alunos, demonstrar criatividade, orientar atividades artísticas, desenvolver atividades artísticas, comentar filmes, observar o raciocínio lógico, organizar espaços em geral, pesquisar materiais e recursos disponíveis, estabelecer vínculos, atualizar-se, apresentar regras da escola, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, definir objetivos da ação didática, pintar, organizar eventos na escola, participar da definição do horário, supervisionar entrada e saída dos alunos, contornar situações adversas, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar autocontrole, trabalhar em equipe, criar jogos e brincadeiras, comprar material pedagógico, elaborar estórias com alunos, determinar parâmetros do projeto, dar banho nos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, brincar com os alunos, orientar higiene pessoal, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, alimentar os alunos, avaliar atividades dos alunos, participar da associação de pais e mestres, recortar materiais, limpar sala de aula e mobiliário, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar sensibilidade, apresentar projeto aos alunos, interagir com a comunidade, dramatizar estórias e músicas, mostrar filmes, higienizar brinquedos, construir regras com os alunos, ensinar culinária, organizar sala de aula, desenhar, orientar atividades com jogos e brinquedos, reestruturar estratégias.