CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve ensinar alunos, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve observar o raciocínio lógico, identificar material pedagógico, estabelecer vínculos, observar higiene dos brinquedos, criar jogos e brincadeiras, atualizar-se, demonstrar criatividade, observar a linguagem, supervisionar refeições, confeccionar material pedagógico, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, supervisionar momento do sono e descanso, alimentar os alunos, apresentar projeto aos alunos, escrever letras e números, dramatizar estórias e músicas, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar versatilidade, colar materiais, utilizar sucata, servir alimentação aos alunos, elaborar estórias com alunos, reestruturar estratégias, participar de eventos de qualificação profissional, orientar atividades artísticas, elaborar relatórios, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades de desenho, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, trocar fralda dos alunos, planejar o roteiro de aula, observar o desenvolvimento motor, auto-avaliar-se, interagir com a comunidade, definir métodos de avaliação, corrigir atividades, participar da definição do horário, organizar sala de aula, construir regras com os alunos, pintar, solicitar material pedagógico, selecionar material didático, modelar massas e argila, contar estórias, definir objetivos da ação didática, comprar material pedagógico, organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, determinar parâmetros do projeto, avaliar atividades dos alunos, servir como referencial de conduta, limpar sala de aula e mobiliário, participar de reuniões com demais profissionais da escola, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, debater projeto com direção e coordenação, especificar materiais de ensino-aprendizagem, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., reunir-se com a coordenação e a direção, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar espaços em geral, reciclar material, organizar eventos na escola, orientar atividades com jogos e brinquedos, trabalhar em equipe, desenvolver atividades artísticas, organizar espaço para momento do sono e descanso, definir atividades pedagógicas, demonstrar paciência, brincar com os alunos, ensinar culinária, conferir cadastro dos alunos, desenvolver capacidades motoras, conversar com alunos - roda da conversa, demonstrar afetividade, participar da elaboração de calendário escolar, recortar materiais, demonstrar senso de organização, supervisionar recreio, limpar material, discutir resultados dos projetos, mostrar filmes, elaborar cronograma, participar de conselhos, apresentar regras da escola, demonstrar capacidade de observação, observar a socialização, ler textos, convocar pais e responsáveis, definir técnica de trabalho - estratégias, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., pesquisar materiais e recursos disponíveis, explicar atividades propostas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenvolver capacidades intelectuais, higienizar brinquedos, demonstrar autocontrole, discutir plano de aula com coordenação e direção, contornar situações adversas, dar banho nos alunos, participar da associação de pais e mestres, demonstrar sensibilidade, preencher fichas de avaliação, registrar observações, desenhar, criar espaço para brincadeiras, organizar material pedagógico, orientar higiene pessoal, trocar roupa dos alunos, trocar roupa de cama, cantar músicas, desenvolver capacidades emocionais, comentar filmes, investigar interesse do aluno.