CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve planejar ações didáticas, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve colar materiais, servir alimentação aos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar atividades artísticas, observar o desenvolvimento motor, confeccionar material pedagógico, demonstrar criatividade, comentar filmes, debater projeto com direção e coordenação, conferir cadastro dos alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., desenvolver capacidades intelectuais, contornar situações adversas, auto-avaliar-se, especificar materiais de ensino-aprendizagem, observar higiene dos brinquedos, participar da definição do horário, discutir resultados dos projetos, demonstrar capacidade de observação, supervisionar momento do sono e descanso, ler textos, participar de conselhos, convocar pais e responsáveis, observar a linguagem, analisar necessidades do aluno e da comunidade, apresentar projeto aos alunos, selecionar material didático, pesquisar materiais e recursos disponíveis, orientar higiene pessoal, elaborar relatórios, criar jogos e brincadeiras, determinar parâmetros do projeto, comprar material pedagógico, alimentar os alunos, brincar com os alunos, definir métodos de avaliação, escrever letras e números, definir técnica de trabalho - estratégias, orientar atividades de desenho, utilizar sucata, investigar interesse do aluno, conversar com alunos - roda da conversa, contar estórias, interagir com a comunidade, atualizar-se, definir atividades pedagógicas, modelar massas e argila, supervisionar recreio, mostrar filmes, demonstrar senso de organização, criar espaço para brincadeiras, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, organizar espaços em geral, higienizar brinquedos, organizar material pedagógico, solicitar material pedagógico, organizar eventos na escola, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar paciência, limpar sala de aula e mobiliário, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar versatilidade, supervisionar refeições, elaborar cronograma, desenhar, demonstrar afetividade, observar o raciocínio lógico, trocar roupa dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reciclar material, demonstrar autocontrole, cantar músicas, registrar observações, definir objetivos da ação didática, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., reunir-se com pais e responsáveis, planejar o roteiro de aula, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, observar a socialização, ensinar culinária, corrigir atividades, orientar atividades com jogos e brinquedos, avaliar atividades dos alunos, trocar fralda dos alunos, reestruturar estratégias, dar banho nos alunos, estabelecer vínculos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, trabalhar em equipe, participar da associação de pais e mestres, limpar material, construir regras com os alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, servir como referencial de conduta, desenvolver capacidades motoras, organizar sala de aula, dramatizar estórias e músicas, explicar atividades propostas, apresentar regras da escola, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar da elaboração de calendário escolar, identificar material pedagógico, supervisionar entrada e saída dos alunos, recortar materiais, participar de eventos de qualificação profissional, trocar roupa de cama, demonstrar sensibilidade, preencher fichas de avaliação, desenvolver atividades artísticas, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar estórias com alunos, pintar.