CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve especificar materiais de ensino-aprendizagem, participar de conselhos, investigar interesse do aluno, elaborar relatórios, contar estórias, determinar parâmetros do projeto, conversar com alunos - roda da conversa, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar autocontrole, servir alimentação aos alunos, escrever letras e números, contornar situações adversas, demonstrar afetividade, supervisionar momento do sono e descanso, discutir resultados dos projetos, servir como referencial de conduta, demonstrar capacidade de observação, demonstrar paciência, criar jogos e brincadeiras, criar espaço para brincadeiras, dramatizar estórias e músicas, comprar material pedagógico, construir regras com os alunos, estabelecer vínculos, reestruturar estratégias, debater projeto com direção e coordenação, observar o desenvolvimento motor, observar o raciocínio lógico, organizar sala de aula, participar de reuniões com demais profissionais da escola, registrar observações, participar da associação de pais e mestres, orientar atividades artísticas, brincar com os alunos, auto-avaliar-se, definir objetivos da ação didática, orientar atividades de desenho, comentar filmes, orientar higiene pessoal, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades emocionais, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenvolver capacidades intelectuais, dar banho nos alunos, supervisionar recreio, limpar sala de aula e mobiliário, utilizar sucata, confeccionar material pedagógico, alimentar os alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, convocar pais e responsáveis, observar higiene dos brinquedos, interagir com a comunidade, elaborar cronograma, encaminhar alunos para outros profissionais, explicar atividades propostas, corrigir atividades, definir atividades pedagógicas, observar a socialização, solicitar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, cantar músicas, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., recortar materiais, organizar espaços em geral, selecionar material didático, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, conferir cadastro dos alunos, pintar, higienizar brinquedos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, atualizar-se, trocar roupa dos alunos, identificar material pedagógico, modelar massas e argila, desenhar, participar da definição do horário, ensinar culinária, ler textos, colar materiais, trocar roupa de cama, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, organizar eventos na escola, reciclar material, trabalhar em equipe, organizar espaço para momento do sono e descanso, desenvolver capacidades motoras, elaborar estórias com alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, avaliar atividades dos alunos, organizar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, discutir plano de aula com coordenação e direção, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar versatilidade, planejar o roteiro de aula, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., apresentar regras da escola, preencher fichas de avaliação, supervisionar entrada e saída dos alunos, limpar material, demonstrar senso de organização, participar da elaboração de calendário escolar, trocar fralda dos alunos, supervisionar refeições, definir técnica de trabalho - estratégias, definir métodos de avaliação, demonstrar sensibilidade, mostrar filmes, observar a linguagem, demonstrar criatividade.