CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve participar da definição do horário, conversar com alunos - roda da conversa, servir como referencial de conduta, alimentar os alunos, definir objetivos da ação didática, brincar com os alunos, avaliar atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, contar estórias, observar o desenvolvimento motor, identificar material pedagógico, organizar espaços em geral, supervisionar refeições, limpar material, demonstrar capacidade de observação, encaminhar alunos para outros profissionais, planejar o roteiro de aula, pesquisar materiais e recursos disponíveis, organizar material pedagógico, preencher fichas de avaliação, observar a socialização, apresentar projeto aos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, reciclar material, trocar roupa de cama, modelar massas e argila, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar atividades artísticas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenvolver atividades artísticas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, limpar sala de aula e mobiliário, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, dar banho nos alunos, mostrar filmes, estabelecer vínculos, elaborar relatórios, participar da elaboração de calendário escolar, elaborar estórias com alunos, corrigir atividades, dramatizar estórias e músicas, reunir-se com a coordenação e a direção, criar espaço para brincadeiras, demonstrar sensibilidade, definir atividades pedagógicas, debater projeto com direção e coordenação, reestruturar estratégias, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver capacidades intelectuais, definir técnica de trabalho - estratégias, reunir-se com pais e responsáveis, conferir cadastro dos alunos, orientar atividades de desenho, organizar eventos na escola, utilizar sucata, desenvolver capacidades emocionais, organizar pastas de atividades dos alunos, trocar fralda dos alunos, construir regras com os alunos, discutir resultados dos projetos, trabalhar em equipe, comentar filmes, convocar pais e responsáveis, interagir com a comunidade, servir alimentação aos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., atualizar-se, definir métodos de avaliação, explicar atividades propostas, demonstrar autocontrole, criar jogos e brincadeiras, cantar músicas, selecionar material didático, demonstrar senso de organização, trocar roupa dos alunos, observar a linguagem, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., desenhar, participar da associação de pais e mestres, pintar, higienizar brinquedos, recortar materiais, apresentar regras da escola, elaborar cronograma, contornar situações adversas, observar higiene dos brinquedos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, desenvolver capacidades motoras, observar o raciocínio lógico, demonstrar paciência, confeccionar material pedagógico, participar de conselhos, determinar parâmetros do projeto, registrar observações, ler textos, demonstrar criatividade, solicitar material pedagógico, escrever letras e números, participar de eventos de qualificação profissional, auto-avaliar-se, organizar sala de aula, supervisionar entrada e saída dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, comprar material pedagógico, orientar higiene pessoal, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar afetividade, investigar interesse do aluno, colar materiais, ensinar culinária, supervisionar recreio, organizar espaço para momento do sono e descanso.