CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve organizar material pedagógico, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, avaliar atividades dos alunos, desenvolver atividades artísticas, organizar eventos na escola, elaborar cronograma, demonstrar versatilidade, criar jogos e brincadeiras, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, trocar roupa dos alunos, participar de conselhos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, recortar materiais, servir alimentação aos alunos, dramatizar estórias e músicas, solicitar material pedagógico, interagir com a comunidade, ler textos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar criatividade, organizar sala de aula, supervisionar momento do sono e descanso, brincar com os alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., supervisionar entrada e saída dos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, desenvolver capacidades intelectuais, elaborar estórias com alunos, definir atividades pedagógicas, discutir resultados dos projetos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, participar da definição do horário, trocar fralda dos alunos, convocar pais e responsáveis, reciclar material, higienizar brinquedos, corrigir atividades, definir técnica de trabalho - estratégias, alimentar os alunos, participar de eventos de qualificação profissional, participar da associação de pais e mestres, demonstrar sensibilidade, ensinar culinária, organizar pastas de atividades dos alunos, construir regras com os alunos, observar a socialização, auto-avaliar-se, investigar interesse do aluno, participar de reuniões com demais profissionais da escola, supervisionar refeições, escrever letras e números, observar o desenvolvimento motor, criar espaço para brincadeiras, estabelecer vínculos, demonstrar paciência, conversar com alunos - roda da conversa, demonstrar capacidade de observação, servir como referencial de conduta, desenvolver capacidades motoras, discutir plano de aula com coordenação e direção, selecionar material didático, planejar o roteiro de aula, contar estórias, observar o raciocínio lógico, apresentar regras da escola, atualizar-se, definir objetivos da ação didática, comentar filmes, desenhar, comprar material pedagógico, debater projeto com direção e coordenação, mostrar filmes, pintar, organizar espaço para momento do sono e descanso, colar materiais, trabalhar em equipe, organizar espaços em geral, definir métodos de avaliação, dar banho nos alunos, reestruturar estratégias, elaborar relatórios, explicar atividades propostas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, modelar massas e argila, orientar higiene pessoal, contornar situações adversas, conferir cadastro dos alunos, identificar material pedagógico, cantar músicas, confeccionar material pedagógico, demonstrar autocontrole, orientar atividades artísticas, registrar observações, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar roupa de cama, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., demonstrar senso de organização, participar da elaboração de calendário escolar, preencher fichas de avaliação, encaminhar alunos para outros profissionais, limpar material, utilizar sucata, observar higiene dos brinquedos, apresentar projeto aos alunos, demonstrar afetividade, reunir-se com pais e responsáveis, observar a linguagem, determinar parâmetros do projeto, desenvolver capacidades emocionais, orientar atividades de desenho, limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar recreio.