CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve ensinar alunos, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, organizar o trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve solicitar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, orientar higiene pessoal, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., reunir-se com a coordenação e a direção, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar estórias com alunos, recortar materiais, construir regras com os alunos, desenvolver capacidades emocionais, definir objetivos da ação didática, servir alimentação aos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, mostrar filmes, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, dar banho nos alunos, discutir resultados dos projetos, organizar pastas de atividades dos alunos, contar estórias, selecionar material didático, supervisionar refeições, registrar observações, higienizar brinquedos, trabalhar em equipe, comentar filmes, organizar material pedagógico, demonstrar autocontrole, conferir cadastro dos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, corrigir atividades, dramatizar estórias e músicas, demonstrar paciência, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, determinar parâmetros do projeto, apresentar projeto aos alunos, debater projeto com direção e coordenação, utilizar sucata, participar da definição do horário, observar a linguagem, demonstrar capacidade de observação, discutir plano de aula com coordenação e direção, estabelecer vínculos, desenhar, organizar eventos na escola, explicar atividades propostas, observar higiene dos brinquedos, desenvolver capacidades intelectuais, participar de conselhos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, participar de eventos de qualificação profissional, orientar atividades com jogos e brinquedos, modelar massas e argila, trocar fralda dos alunos, trocar roupa dos alunos, orientar atividades de desenho, desenvolver atividades artísticas, supervisionar recreio, convocar pais e responsáveis, participar da associação de pais e mestres, elaborar cronograma, auto-avaliar-se, demonstrar senso de organização, participar de reuniões com demais profissionais da escola, orientar atividades artísticas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, definir técnica de trabalho - estratégias, cantar músicas, definir métodos de avaliação, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., reciclar material, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar afetividade, desenvolver capacidades motoras, alimentar os alunos, ler textos, contornar situações adversas, reestruturar estratégias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, limpar material, definir atividades pedagógicas, brincar com os alunos, reunir-se com pais e responsáveis, conversar com alunos - roda da conversa, elaborar relatórios, planejar o roteiro de aula, apresentar regras da escola, pintar, investigar interesse do aluno, interagir com a comunidade, observar o raciocínio lógico, participar da elaboração de calendário escolar, criar espaço para brincadeiras, trocar roupa de cama, observar a socialização, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, organizar espaços em geral, escrever letras e números, demonstrar criatividade, identificar material pedagógico, comprar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, servir como referencial de conduta, confeccionar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, ensinar culinária, organizar sala de aula, criar jogos e brincadeiras, preencher fichas de avaliação, atualizar-se, colar materiais, demonstrar versatilidade, avaliar atividades dos alunos.