CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, comunicar-se, organizar o trabalho, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve elaborar estórias com alunos, dar banho nos alunos, demonstrar afetividade, desenhar, organizar eventos na escola, participar da associação de pais e mestres, organizar sala de aula, reunir-se com a coordenação e a direção, limpar sala de aula e mobiliário, observar o desenvolvimento motor, reciclar material, dramatizar estórias e músicas, identificar material pedagógico, orientar atividades artísticas, brincar com os alunos, contornar situações adversas, corrigir atividades, conversar com alunos - roda da conversa, utilizar sucata, modelar massas e argila, participar de conselhos, demonstrar versatilidade, apresentar regras da escola, definir técnica de trabalho - estratégias, confeccionar material pedagógico, recortar materiais, orientar atividades de desenho, limpar material, demonstrar senso de organização, demonstrar autocontrole, supervisionar momento do sono e descanso, contar estórias, pintar, orientar higiene pessoal, organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, selecionar material didático, investigar interesse do aluno, debater projeto com direção e coordenação, alimentar os alunos, definir atividades pedagógicas, conferir cadastro dos alunos, criar espaço para brincadeiras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, reunir-se com pais e responsáveis, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., desenvolver capacidades motoras, elaborar cronograma, participar de eventos de qualificação profissional, pesquisar materiais e recursos disponíveis, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir métodos de avaliação, comentar filmes, construir regras com os alunos, escrever letras e números, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, especificar materiais de ensino-aprendizagem, explicar atividades propostas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, avaliar atividades dos alunos, supervisionar recreio, trocar roupa de cama, servir como referencial de conduta, comprar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, ler textos, observar o raciocínio lógico, observar higiene dos brinquedos, desenvolver atividades artísticas, solicitar material pedagógico, determinar parâmetros do projeto, cantar músicas, organizar espaço para momento do sono e descanso, ensinar culinária, colar materiais, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, criar jogos e brincadeiras, demonstrar capacidade de observação, demonstrar paciência, definir objetivos da ação didática, desenvolver capacidades emocionais, trocar fralda dos alunos, reestruturar estratégias, convocar pais e responsáveis, participar da elaboração de calendário escolar, apresentar projeto aos alunos, registrar observações, organizar material pedagógico, trabalhar em equipe, observar a socialização, estabelecer vínculos, trocar roupa dos alunos, mostrar filmes, discutir resultados dos projetos, organizar espaços em geral, atualizar-se, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar criatividade, orientar atividades com jogos e brinquedos, discutir plano de aula com coordenação e direção, preencher fichas de avaliação, participar da definição do horário, auto-avaliar-se, demonstrar sensibilidade, higienizar brinquedos, elaborar relatórios, observar a linguagem, encaminhar alunos para outros profissionais, interagir com a comunidade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., planejar o roteiro de aula, supervisionar refeições.