CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, ensinar alunos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve servir alimentação aos alunos, demonstrar versatilidade, solicitar material pedagógico, participar de reuniões com demais profissionais da escola, participar de conselhos, alimentar os alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, planejar o roteiro de aula, demonstrar criatividade, debater projeto com direção e coordenação, construir regras com os alunos, atualizar-se, definir técnica de trabalho - estratégias, dar banho nos alunos, interagir com a comunidade, demonstrar sensibilidade, organizar sala de aula, identificar material pedagógico, orientar atividades de desenho, encaminhar alunos para outros profissionais, observar o desenvolvimento motor, conferir cadastro dos alunos, observar higiene dos brinquedos, limpar sala de aula e mobiliário, apresentar projeto aos alunos, convocar pais e responsáveis, recortar materiais, brincar com os alunos, comprar material pedagógico, demonstrar paciência, supervisionar entrada e saída dos alunos, participar da associação de pais e mestres, participar de eventos de qualificação profissional, elaborar cronograma, escrever letras e números, elaborar relatórios, servir como referencial de conduta, comentar filmes, observar a linguagem, supervisionar momento do sono e descanso, conversar com alunos - roda da conversa, confeccionar material pedagógico, utilizar sucata, desenhar, higienizar brinquedos, criar espaço para brincadeiras, dramatizar estórias e músicas, demonstrar autocontrole, organizar material pedagógico, corrigir atividades, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, estabelecer vínculos, observar a socialização, definir objetivos da ação didática, cantar músicas, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar espaço para momento do sono e descanso, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades artísticas, supervisionar refeições, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, contornar situações adversas, observar o raciocínio lógico, preencher fichas de avaliação, desenvolver capacidades emocionais, reciclar material, explicar atividades propostas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, definir atividades pedagógicas, avaliar atividades dos alunos, limpar material, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., selecionar material didático, demonstrar capacidade de observação, colar materiais, trocar roupa de cama, pintar, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., organizar pastas de atividades dos alunos, participar da definição do horário, elaborar estórias com alunos, modelar massas e argila, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, desenvolver atividades artísticas, registrar observações, trabalhar em equipe, ler textos, desenvolver capacidades intelectuais, orientar atividades com jogos e brinquedos, discutir resultados dos projetos, definir métodos de avaliação, organizar eventos na escola, criar jogos e brincadeiras, demonstrar afetividade, determinar parâmetros do projeto, trocar roupa dos alunos, trocar fralda dos alunos, apresentar regras da escola, organizar espaços em geral, contar estórias, investigar interesse do aluno, demonstrar senso de organização, ensinar culinária, supervisionar recreio, orientar higiene pessoal, reunir-se com a coordenação e a direção, mostrar filmes, especificar materiais de ensino-aprendizagem, reestruturar estratégias, auto-avaliar-se, desenvolver capacidades motoras, participar da elaboração de calendário escolar.