CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, ensinar alunos, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve reestruturar estratégias, participar da associação de pais e mestres, colar materiais, demonstrar afetividade, organizar pastas de atividades dos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, apresentar projeto aos alunos, organizar eventos na escola, observar higiene dos brinquedos, demonstrar autocontrole, recortar materiais, conversar com alunos - roda da conversa, registrar observações, interagir com a comunidade, identificar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar cronograma, trocar fralda dos alunos, planejar o roteiro de aula, preencher fichas de avaliação, higienizar brinquedos, limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar refeições, avaliar atividades dos alunos, solicitar material pedagógico, definir técnica de trabalho - estratégias, supervisionar entrada e saída dos alunos, ensinar culinária, observar a socialização, debater projeto com direção e coordenação, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., observar o raciocínio lógico, observar o desenvolvimento motor, orientar higiene pessoal, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar criatividade, modelar massas e argila, reciclar material, demonstrar versatilidade, apresentar regras da escola, supervisionar recreio, participar de conselhos, demonstrar capacidade de observação, escrever letras e números, observar a linguagem, servir como referencial de conduta, convocar pais e responsáveis, desenhar, alimentar os alunos, elaborar estórias com alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, ler textos, elaborar relatórios, comprar material pedagógico, organizar espaço para momento do sono e descanso, discutir resultados dos projetos, contar estórias, determinar parâmetros do projeto, contornar situações adversas, desenvolver atividades artísticas, trabalhar em equipe, utilizar sucata, criar jogos e brincadeiras, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar senso de organização, especificar materiais de ensino-aprendizagem, selecionar material didático, definir atividades pedagógicas, dar banho nos alunos, corrigir atividades, analisar necessidades do aluno e da comunidade, trocar roupa dos alunos, investigar interesse do aluno, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., demonstrar paciência, servir alimentação aos alunos, criar espaço para brincadeiras, reunir-se com pais e responsáveis, limpar material, desenvolver capacidades motoras, organizar material pedagógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir objetivos da ação didática, demonstrar sensibilidade, construir regras com os alunos, orientar atividades artísticas, comentar filmes, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, definir métodos de avaliação, confeccionar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, mostrar filmes, cantar músicas, organizar sala de aula, pesquisar materiais e recursos disponíveis, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar roupa de cama, organizar espaços em geral, estabelecer vínculos, encaminhar alunos para outros profissionais, explicar atividades propostas, brincar com os alunos, conferir cadastro dos alunos, atualizar-se, participar de eventos de qualificação profissional, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, participar da elaboração de calendário escolar, reunir-se com a coordenação e a direção, pintar, orientar atividades de desenho, auto-avaliar-se, participar da definição do horário.