CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve higienizar brinquedos, participar da associação de pais e mestres, reciclar material, trocar fralda dos alunos, escrever letras e números, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, limpar sala de aula e mobiliário, convocar pais e responsáveis, reunir-se com pais e responsáveis, comprar material pedagógico, recortar materiais, demonstrar capacidade de observação, supervisionar refeições, observar o desenvolvimento motor, pesquisar materiais e recursos disponíveis, demonstrar paciência, registrar observações, construir regras com os alunos, desenvolver capacidades intelectuais, reestruturar estratégias, orientar atividades artísticas, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaço para momento do sono e descanso, contar estórias, demonstrar afetividade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, definir métodos de avaliação, cantar músicas, demonstrar versatilidade, preencher fichas de avaliação, supervisionar entrada e saída dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, ensinar culinária, confeccionar material pedagógico, modelar massas e argila, observar higiene dos brinquedos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, auto-avaliar-se, identificar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos, servir alimentação aos alunos, elaborar cronograma, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., trocar roupa de cama, mostrar filmes, comentar filmes, selecionar material didático, orientar atividades de desenho, limpar material, participar de conselhos, servir como referencial de conduta, planejar o roteiro de aula, trocar roupa dos alunos, alimentar os alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar sala de aula, interagir com a comunidade, observar o raciocínio lógico, demonstrar autocontrole, criar espaço para brincadeiras, supervisionar recreio, conferir cadastro dos alunos, demonstrar sensibilidade, elaborar relatórios, desenvolver capacidades emocionais, discutir resultados dos projetos, definir técnica de trabalho - estratégias, desenvolver atividades artísticas, definir objetivos da ação didática, explicar atividades propostas, colar materiais, ler textos, investigar interesse do aluno, trabalhar em equipe, organizar material pedagógico, atualizar-se, organizar eventos na escola, determinar parâmetros do projeto, criar jogos e brincadeiras, debater projeto com direção e coordenação, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar pastas de atividades dos alunos, pintar, participar de reuniões com demais profissionais da escola, supervisionar momento do sono e descanso, brincar com os alunos, orientar higiene pessoal, solicitar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar a linguagem, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., especificar materiais de ensino-aprendizagem, desenhar, elaborar estórias com alunos, contornar situações adversas, estabelecer vínculos, desenvolver capacidades motoras, dramatizar estórias e músicas, organizar espaços em geral, corrigir atividades, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, definir atividades pedagógicas, observar a socialização, avaliar atividades dos alunos, apresentar regras da escola, dar banho nos alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar senso de organização, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar criatividade, utilizar sucata, conversar com alunos - roda da conversa, participar da definição do horário.