CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve preparar aula, conscientizar a comunidade escolar, avaliar os alunos, planejar o ano letivo, ministrar aula, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve ensinar técnicas artísticas, organizar-se, contar estórias, distribuir material, visitar locais para estudos, cobrar tarefas, avaliar comportamento, passar lição de casa, trocar idéias com professor do ano anterior, realizar atividades lúdicas, proferir palestras, elogiar o progresso do aluno, conferir material, preencher cadastros, demonstrar coerência, manter disciplina, entrevistar pais e alunos, participar de reuniões, integrar as famílias a comunidade escolar, avaliar participação, enviar comunicados, elaborar plano de aula, esclarecer dúvidas, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, definir atividades e eventos extra-classe, preencher lista de chamada, confeccionar material, observar os alunos, discutir a proposta da escola, responder comunicados, definir objetivos, avaliar planejamento, trabalhar em equipe, discutir conceitos de conduta, aplicar questionários, selecionar conteúdos, demonstrar versatilidade, pesquisar informações, elaborar projetos, participar de reuniões com coordenação e diretoria, requisitar material, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, participar de conselhos, preencher diário de classe, preencher boletins escolares, selecionar atividades lúdicas, interagir com o grupo, realizar leituras de apoio, servir como referencial de conduta, identificar a realidade familiar, definir material didático, preencher relatório de avaliação, sistematizar material e informações, selecionar livros didáticos, reciclar material, definir métodos de avaliação, preencher tarjetas - conceitos, notas, selecionar material, demonstrar dinamismo, convocar pais de alunos, elaborar instrumentos de avaliação, adotar medidas disciplinares, demonstrar auto-confiança, contornar situações adversas, dramatizar situações, corrigir instrumentos de avaliação, fornecer subsídios a diretoria, revisar conteúdos, definir estratégias, demonstrar paciência, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, demonstrar discernimento, mediar atividades de autocorreção, comprar material, fixar metas, expor oralmente, debater idéias e temas, selecionar livros paradidáticos, consultar relatório da turma do ano anterior, trabalhar em grupo, definir cronograma, vistar agenda dos alunos, autocontrolar-se, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, demonstrar imparcialidade, solicitar apoio da orientação ou coordenação, mediar ensino-aprendizagem, participar da definição da proposta pedagógica, aplicar instrumentos de avaliação, fornecer informações sobre profissionais de apoio, demonstrar criatividade, pesquisar material - editoras, internet, mediar conflitos, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, participar da elaboração de normas de conduta, demonstrar sociabilidade, atender pais de alunos, aplicar técnicas de expressão corporal, interpretar resultados de pré-testes de cognição.