CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve avaliar os alunos, conscientizar a comunidade escolar, comunicar-se, ministrar aula, preparar aula, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos, planejar o ano letivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve aplicar instrumentos de avaliação, realizar atividades lúdicas, fornecer informações sobre profissionais de apoio, visitar locais para estudos, participar da elaboração de normas de conduta, conferir material, enviar comunicados, responder comunicados, realizar leituras de apoio, demonstrar paciência, corrigir instrumentos de avaliação, elogiar o progresso do aluno, debater idéias e temas, fornecer subsídios a diretoria, atender pais de alunos, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, entrevistar pais e alunos, autocontrolar-se, reciclar material, manter disciplina, vistar agenda dos alunos, preencher boletins escolares, demonstrar criatividade, elaborar plano de aula, selecionar atividades lúdicas, elaborar projetos, cobrar tarefas, selecionar material, distribuir material, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, servir como referencial de conduta, preencher cadastros, discutir conceitos de conduta, selecionar livros didáticos, definir objetivos, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, sistematizar material e informações, participar de conselhos, participar de reuniões com coordenação e diretoria, trabalhar em equipe, pesquisar informações, mediar ensino-aprendizagem, interagir com o grupo, definir estratégias, selecionar livros paradidáticos, dramatizar situações, definir métodos de avaliação, expor oralmente, demonstrar discernimento, definir atividades e eventos extra-classe, observar os alunos, organizar-se, participar da definição da proposta pedagógica, preencher diário de classe, demonstrar dinamismo, discutir a proposta da escola, trabalhar em grupo, consultar relatório da turma do ano anterior, avaliar planejamento, mediar conflitos, demonstrar auto-confiança, trocar idéias com professor do ano anterior, comprar material, preencher lista de chamada, selecionar conteúdos, aplicar técnicas de expressão corporal, pesquisar material - editoras, internet, contar estórias, participar de reuniões, preencher relatório de avaliação, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, preencher tarjetas - conceitos, notas, proferir palestras, avaliar participação, demonstrar imparcialidade, demonstrar sociabilidade, requisitar material, identificar a realidade familiar, adotar medidas disciplinares, passar lição de casa, avaliar comportamento, contornar situações adversas, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, ensinar técnicas artísticas, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar coerência, mediar atividades de autocorreção, demonstrar versatilidade, aplicar questionários, integrar as famílias a comunidade escolar, solicitar apoio da orientação ou coordenação, definir cronograma, revisar conteúdos, convocar pais de alunos, definir material didático, confeccionar material, fixar metas, interpretar resultados de pré-testes de cognição, esclarecer dúvidas.