CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve avaliar os alunos, preparar aula, conscientizar a comunidade escolar, planejar o ano letivo, ministrar aula, comunicar-se, diagnosticar a realidade dos alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve observar os alunos, integrar as famílias a comunidade escolar, comprar material, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, identificar a realidade familiar, corrigir instrumentos de avaliação, preencher boletins escolares, requisitar material, passar lição de casa, visitar locais para estudos, definir objetivos, demonstrar coerência, trocar idéias com professor do ano anterior, cobrar tarefas, organizar-se, aplicar questionários, avaliar planejamento, definir estratégias, elogiar o progresso do aluno, solicitar apoio da orientação ou coordenação, pesquisar informações, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, conferir material, selecionar atividades lúdicas, elaborar plano de aula, selecionar conteúdos, contar estórias, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, pesquisar material - editoras, internet, trabalhar em grupo, responder comunicados, demonstrar sociabilidade, debater idéias e temas, discutir a proposta da escola, ensinar técnicas artísticas, elaborar instrumentos de avaliação, dramatizar situações, fornecer subsídios a diretoria, definir métodos de avaliação, interagir com o grupo, definir atividades e eventos extra-classe, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, confeccionar material, preencher tarjetas - conceitos, notas, definir cronograma, consultar relatório da turma do ano anterior, demonstrar paciência, manter disciplina, participar de conselhos, avaliar participação, preencher lista de chamada, participar da elaboração de normas de conduta, aplicar técnicas de expressão corporal, demonstrar criatividade, autocontrolar-se, atender pais de alunos, sistematizar material e informações, convocar pais de alunos, contornar situações adversas, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar dinamismo, realizar atividades lúdicas, adotar medidas disciplinares, demonstrar discernimento, vistar agenda dos alunos, fornecer informações sobre profissionais de apoio, mediar conflitos, fixar metas, participar de reuniões, entrevistar pais e alunos, mediar ensino-aprendizagem, discutir conceitos de conduta, enviar comunicados, servir como referencial de conduta, reciclar material, realizar leituras de apoio, participar da definição da proposta pedagógica, proferir palestras, revisar conteúdos, preencher relatório de avaliação, elaborar projetos, demonstrar auto-confiança, selecionar livros didáticos, interpretar resultados de pré-testes de cognição, preencher diário de classe, definir material didático, distribuir material, selecionar livros paradidáticos, selecionar material, participar de reuniões com coordenação e diretoria, avaliar comportamento, aplicar instrumentos de avaliação, trabalhar em equipe, esclarecer dúvidas, preencher cadastros, mediar atividades de autocorreção, expor oralmente, demonstrar versatilidade, demonstrar imparcialidade.