CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve comunicar-se, ministrar aula, preparar aula, diagnosticar a realidade dos alunos, avaliar os alunos, planejar o ano letivo, demonstrar competências pessoais, conscientizar a comunidade escolar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve demonstrar imparcialidade, trabalhar em grupo, debater idéias e temas, dramatizar situações, sistematizar material e informações, contar estórias, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar dinamismo, interpretar resultados de pré-testes de cognição, requisitar material, identificar a realidade familiar, interagir com o grupo, trocar idéias com professor do ano anterior, participar da elaboração de normas de conduta, participar de conselhos, participar de reuniões com coordenação e diretoria, pesquisar informações, visitar locais para estudos, discutir a proposta da escola, definir métodos de avaliação, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, responder comunicados, conferir material, selecionar material, preencher diário de classe, confeccionar material, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, manter disciplina, avaliar comportamento, demonstrar criatividade, integrar as famílias a comunidade escolar, esclarecer dúvidas, atender pais de alunos, definir objetivos, observar os alunos, proferir palestras, cobrar tarefas, enviar comunicados, fornecer informações sobre profissionais de apoio, consultar relatório da turma do ano anterior, definir atividades e eventos extra-classe, discutir conceitos de conduta, entrevistar pais e alunos, aplicar técnicas de expressão corporal, preencher lista de chamada, preencher cadastros, demonstrar coerência, ensinar técnicas artísticas, mediar atividades de autocorreção, demonstrar paciência, elogiar o progresso do aluno, autocontrolar-se, avaliar planejamento, revisar conteúdos, preencher relatório de avaliação, demonstrar discernimento, participar de reuniões, selecionar livros paradidáticos, participar da definição da proposta pedagógica, fixar metas, convocar pais de alunos, selecionar livros didáticos, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, pesquisar material - editoras, internet, distribuir material, avaliar participação, servir como referencial de conduta, mediar ensino-aprendizagem, definir estratégias, solicitar apoio da orientação ou coordenação, aplicar instrumentos de avaliação, vistar agenda dos alunos, adotar medidas disciplinares, selecionar conteúdos, comprar material, corrigir instrumentos de avaliação, selecionar atividades lúdicas, realizar atividades lúdicas, elaborar projetos, expor oralmente, reciclar material, passar lição de casa, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, definir material didático, mediar conflitos, realizar leituras de apoio, elaborar plano de aula, preencher boletins escolares, demonstrar versatilidade, fornecer subsídios a diretoria, trabalhar em equipe, aplicar questionários, preencher tarjetas - conceitos, notas, demonstrar auto-confiança, demonstrar sociabilidade, contornar situações adversas, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, organizar-se, definir cronograma.