CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve avaliar os alunos, planejar o ano letivo, comunicar-se, conscientizar a comunidade escolar, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos, ministrar aula, preparar aula.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve elaborar plano de aula, definir atividades e eventos extra-classe, definir cronograma, corrigir instrumentos de avaliação, definir estratégias, convocar pais de alunos, trabalhar em grupo, organizar-se, aplicar instrumentos de avaliação, avaliar participação, interpretar resultados de pré-testes de cognição, preencher lista de chamada, discutir conceitos de conduta, identificar a realidade familiar, definir métodos de avaliação, reciclar material, selecionar conteúdos, fornecer subsídios a diretoria, proferir palestras, trocar idéias com professor do ano anterior, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, avaliar comportamento, demonstrar versatilidade, participar de reuniões, visitar locais para estudos, interagir com o grupo, adotar medidas disciplinares, participar da elaboração de normas de conduta, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar livros paradidáticos, selecionar material, fixar metas, realizar leituras de apoio, observar os alunos, aplicar questionários, preencher tarjetas - conceitos, notas, enviar comunicados, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, dramatizar situações, requisitar material, pesquisar material - editoras, internet, passar lição de casa, responder comunicados, selecionar atividades lúdicas, sistematizar material e informações, entrevistar pais e alunos, consultar relatório da turma do ano anterior, autocontrolar-se, realizar atividades lúdicas, comprar material, definir material didático, manter disciplina, mediar conflitos, demonstrar discernimento, mediar ensino-aprendizagem, preencher boletins escolares, preencher cadastros, distribuir material, vistar agenda dos alunos, demonstrar dinamismo, confeccionar material, pesquisar informações, expor oralmente, elaborar projetos, participar de conselhos, demonstrar criatividade, mediar atividades de autocorreção, preencher diário de classe, demonstrar imparcialidade, selecionar livros didáticos, integrar as famílias a comunidade escolar, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, conferir material, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, participar de reuniões com coordenação e diretoria, revisar conteúdos, preencher relatório de avaliação, aplicar técnicas de expressão corporal, elogiar o progresso do aluno, cobrar tarefas, demonstrar paciência, participar da definição da proposta pedagógica, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, esclarecer dúvidas, ensinar técnicas artísticas, servir como referencial de conduta, contar estórias, trabalhar em equipe, demonstrar sociabilidade, solicitar apoio da orientação ou coordenação, demonstrar auto-confiança, contornar situações adversas, avaliar planejamento, demonstrar coerência, fornecer informações sobre profissionais de apoio, debater idéias e temas, atender pais de alunos, discutir a proposta da escola, definir objetivos.