CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve diagnosticar a realidade dos alunos, avaliar os alunos, comunicar-se, planejar o ano letivo, conscientizar a comunidade escolar, demonstrar competências pessoais, preparar aula, ministrar aula.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve contornar situações adversas, interagir com o grupo, atender pais de alunos, avaliar participação, participar da definição da proposta pedagógica, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, preencher diário de classe, demonstrar auto-confiança, interpretar resultados de pré-testes de cognição, corrigir instrumentos de avaliação, demonstrar versatilidade, selecionar livros didáticos, mediar ensino-aprendizagem, participar de conselhos, revisar conteúdos, pesquisar informações, comprar material, preencher tarjetas - conceitos, notas, expor oralmente, conferir material, definir objetivos, selecionar atividades lúdicas, observar os alunos, discutir a proposta da escola, sistematizar material e informações, contar estórias, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar criatividade, pesquisar material - editoras, internet, cobrar tarefas, selecionar conteúdos, responder comunicados, preencher lista de chamada, manter disciplina, integrar as famílias a comunidade escolar, preencher cadastros, aplicar questionários, demonstrar discernimento, aplicar técnicas de expressão corporal, distribuir material, preencher relatório de avaliação, debater idéias e temas, demonstrar paciência, mediar atividades de autocorreção, consultar relatório da turma do ano anterior, mediar conflitos, aplicar instrumentos de avaliação, participar de reuniões com coordenação e diretoria, esclarecer dúvidas, demonstrar coerência, elaborar plano de aula, elaborar projetos, demonstrar imparcialidade, elogiar o progresso do aluno, avaliar planejamento, proferir palestras, requisitar material, servir como referencial de conduta, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, adotar medidas disciplinares, preencher boletins escolares, fornecer informações sobre profissionais de apoio, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, autocontrolar-se, trabalhar em grupo, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, definir atividades e eventos extra-classe, visitar locais para estudos, participar de reuniões, demonstrar sociabilidade, avaliar comportamento, selecionar livros paradidáticos, organizar-se, realizar atividades lúdicas, convocar pais de alunos, confeccionar material, identificar a realidade familiar, definir cronograma, ensinar técnicas artísticas, selecionar material, reciclar material, dramatizar situações, trabalhar em equipe, elaborar instrumentos de avaliação, passar lição de casa, definir estratégias, demonstrar dinamismo, trocar idéias com professor do ano anterior, fornecer subsídios a diretoria, definir material didático, participar da elaboração de normas de conduta, discutir conceitos de conduta, entrevistar pais e alunos, solicitar apoio da orientação ou coordenação, fixar metas, realizar leituras de apoio, enviar comunicados, vistar agenda dos alunos, definir métodos de avaliação.