CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve demonstrar competências pessoais, ministrar aula, diagnosticar a realidade dos alunos, preparar aula, planejar o ano letivo, conscientizar a comunidade escolar, avaliar os alunos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve corrigir instrumentos de avaliação, aplicar técnicas de expressão corporal, confeccionar material, demonstrar coerência, selecionar livros paradidáticos, pesquisar informações, definir estratégias, aplicar instrumentos de avaliação, cobrar tarefas, mediar atividades de autocorreção, preencher lista de chamada, trabalhar em grupo, definir cronograma, integrar as famílias a comunidade escolar, passar lição de casa, demonstrar paciência, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, fixar metas, dramatizar situações, definir atividades e eventos extra-classe, vistar agenda dos alunos, participar da elaboração de normas de conduta, entrevistar pais e alunos, responder comunicados, preencher tarjetas - conceitos, notas, interpretar resultados de pré-testes de cognição, reciclar material, organizar-se, discutir conceitos de conduta, avaliar planejamento, manter disciplina, demonstrar sociabilidade, convocar pais de alunos, conferir material, interagir com o grupo, mediar conflitos, elaborar instrumentos de avaliação, definir métodos de avaliação, esclarecer dúvidas, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, selecionar material, solicitar apoio da orientação ou coordenação, contar estórias, observar os alunos, enviar comunicados, selecionar atividades lúdicas, selecionar conteúdos, participar da definição da proposta pedagógica, participar de conselhos, expor oralmente, participar de reuniões, preencher boletins escolares, atender pais de alunos, fornecer subsídios a diretoria, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, identificar a realidade familiar, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, elogiar o progresso do aluno, demonstrar criatividade, mediar ensino-aprendizagem, comprar material, avaliar comportamento, adotar medidas disciplinares, servir como referencial de conduta, sistematizar material e informações, distribuir material, demonstrar discernimento, preencher relatório de avaliação, visitar locais para estudos, aplicar questionários, participar de reuniões com coordenação e diretoria, contornar situações adversas, trocar idéias com professor do ano anterior, ensinar técnicas artísticas, fornecer informações sobre profissionais de apoio, debater idéias e temas, elaborar projetos, elaborar plano de aula, pesquisar material - editoras, internet, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, demonstrar imparcialidade, selecionar livros didáticos, demonstrar auto-confiança, demonstrar versatilidade, consultar relatório da turma do ano anterior, realizar atividades lúdicas, definir material didático, preencher cadastros, demonstrar dinamismo, realizar leituras de apoio, discutir a proposta da escola, trabalhar em equipe, revisar conteúdos, preencher diário de classe, requisitar material, avaliar participação, autocontrolar-se, proferir palestras, definir objetivos.