CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos, conscientizar a comunidade escolar, preparar aula, ministrar aula, avaliar os alunos, comunicar-se, planejar o ano letivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve preencher cadastros, distribuir material, discutir conceitos de conduta, definir estratégias, aplicar técnicas de expressão corporal, avaliar planejamento, trabalhar em equipe, realizar leituras de apoio, demonstrar dinamismo, definir objetivos, fornecer subsídios a diretoria, integrar as famílias a comunidade escolar, demonstrar versatilidade, requisitar material, mediar atividades de autocorreção, conferir material, comprar material, vistar agenda dos alunos, interagir com o grupo, preencher lista de chamada, reciclar material, demonstrar auto-confiança, elaborar plano de aula, cobrar tarefas, dramatizar situações, pesquisar informações, convocar pais de alunos, solicitar apoio da orientação ou coordenação, proferir palestras, realizar atividades lúdicas, definir atividades e eventos extra-classe, mediar conflitos, consultar relatório da turma do ano anterior, selecionar livros didáticos, manter disciplina, visitar locais para estudos, ensinar técnicas artísticas, entrevistar pais e alunos, demonstrar discernimento, demonstrar criatividade, fornecer informações sobre profissionais de apoio, definir cronograma, aplicar instrumentos de avaliação, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, elaborar projetos, participar de conselhos, adotar medidas disciplinares, elaborar instrumentos de avaliação, aplicar questionários, selecionar livros paradidáticos, selecionar atividades lúdicas, participar da definição da proposta pedagógica, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, enviar comunicados, trabalhar em grupo, preencher diário de classe, esclarecer dúvidas, selecionar material, identificar a realidade familiar, participar de reuniões com coordenação e diretoria, passar lição de casa, observar os alunos, revisar conteúdos, organizar-se, corrigir instrumentos de avaliação, definir material didático, preencher boletins escolares, demonstrar sociabilidade, demonstrar paciência, avaliar comportamento, fixar metas, responder comunicados, sistematizar material e informações, debater idéias e temas, selecionar conteúdos, elogiar o progresso do aluno, interpretar resultados de pré-testes de cognição, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, autocontrolar-se, participar de reuniões, avaliar participação, demonstrar imparcialidade, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, trocar idéias com professor do ano anterior, contar estórias, demonstrar coerência, preencher tarjetas - conceitos, notas, mediar ensino-aprendizagem, expor oralmente, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, discutir a proposta da escola, preencher relatório de avaliação, participar da elaboração de normas de conduta, atender pais de alunos, contornar situações adversas, servir como referencial de conduta, definir métodos de avaliação, pesquisar material - editoras, internet, confeccionar material.