CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve preparar aula, planejar o ano letivo, conscientizar a comunidade escolar, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos, comunicar-se, avaliar os alunos, ministrar aula.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve adotar medidas disciplinares, demonstrar imparcialidade, demonstrar sociabilidade, preencher cadastros, trabalhar em grupo, preencher tarjetas - conceitos, notas, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, vistar agenda dos alunos, selecionar material, trocar idéias com professor do ano anterior, preencher relatório de avaliação, ensinar técnicas artísticas, discutir conceitos de conduta, trabalhar em equipe, avaliar comportamento, avaliar participação, demonstrar paciência, contar estórias, integrar as famílias a comunidade escolar, demonstrar discernimento, mediar atividades de autocorreção, organizar-se, responder comunicados, debater idéias e temas, observar os alunos, mediar conflitos, revisar conteúdos, preencher boletins escolares, cobrar tarefas, mediar ensino-aprendizagem, distribuir material, elogiar o progresso do aluno, selecionar conteúdos, pesquisar informações, selecionar livros paradidáticos, definir cronograma, passar lição de casa, participar da definição da proposta pedagógica, servir como referencial de conduta, selecionar atividades lúdicas, expor oralmente, corrigir instrumentos de avaliação, definir métodos de avaliação, realizar atividades lúdicas, avaliar planejamento, requisitar material, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, convocar pais de alunos, definir objetivos, identificar a realidade familiar, aplicar instrumentos de avaliação, participar de conselhos, proferir palestras, selecionar livros didáticos, interagir com o grupo, aplicar questionários, elaborar projetos, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar auto-confiança, preencher lista de chamada, dramatizar situações, demonstrar criatividade, realizar leituras de apoio, participar de reuniões, definir atividades e eventos extra-classe, enviar comunicados, conferir material, participar de reuniões com coordenação e diretoria, aplicar técnicas de expressão corporal, autocontrolar-se, fornecer informações sobre profissionais de apoio, contornar situações adversas, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, definir material didático, pesquisar material - editoras, internet, fixar metas, discutir a proposta da escola, visitar locais para estudos, comprar material, sistematizar material e informações, consultar relatório da turma do ano anterior, definir estratégias, entrevistar pais e alunos, fornecer subsídios a diretoria, elaborar plano de aula, reciclar material, confeccionar material, manter disciplina, interpretar resultados de pré-testes de cognição, solicitar apoio da orientação ou coordenação, atender pais de alunos, esclarecer dúvidas, demonstrar dinamismo, demonstrar versatilidade, demonstrar coerência, elaborar instrumentos de avaliação, participar da elaboração de normas de conduta, preencher diário de classe.