CBO 3321-05 - Professor leigo no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores leigos no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 ministra aulas no ensino fundamental, sem a devida habilitação exigida para o magistério em exercício Prepara ambientes de ensino e recursos didáticos.
Planeja aulas e atividades didáticas Acompanha e avalia o desempenho escolar dos alunos Segue legislação de ensino, diretrizes curriculares, normas e procedimentos estabelecidos pela escola a que se vincula e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores leigos no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor leigo no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores leigos no ensino fundamental CBO 3321-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3321-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor leigo no ensino fundamental
O Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 elabora plano de aulas, levando em consideração a organização curricular, o programa de ensino, os recursos disponíveis e a realidade dos alunos Prepara e organiza ambientes de ensino.
Pesquisa, seleciona, elabora e adapta recursos didáticos.
Ministra aulas e promove atividades visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades cognitivas e socioemocionais - principalmente relacionadas a comunicação, criatividade, solução de problemas simples e raciocínio lógico-matemático -, em acordo com o nível de ensino Organiza, promove, faz mediação e acompanha os alunos em rodas de conversas e debates, jogos, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e outras atividades didáticas.
Pode visitar bibliotecas, museus, centros e equipamentos culturais disponíveis na região ou nas proximidades Controla e registra a participação e a frequência de alunos em aulas e em atividades.
Preenche diário de classe, anotando os conteúdos ministrados, o planejamento e o replanejamento das ações.
Acompanha o desenvolvimento de cada aluno e avalia seu desempenho, registrando notas e conceitos avaliativos Promove ações de reforço escolar, revisão de conteúdos curriculares e recuperação contínua.
Trabalha em cooperação com a equipe escolar - direção, coordenação, outros professores e pessoal administrativo e de apoio -, com pais ou responsáveis por alunos e com a comunidade em que a escola se insere.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3321-05 deve dar aula, avaliar os alunos, realizar procedimentos administrativos, preparar material didático, comunicar-se, supervisionar atividades dos alunos, planejar o ano letivo, preparar aula, ensinar a ler, escrever e calcular, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores leigos no ensino fundamental atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infra-estrutura.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3321-05
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor.
Atividades exercidas por um Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05
Um Professor leigo no ensino fundamental (ou sinônimo) deve participar de eventos extra-curriculares, dar aulas de reforço, organizar material dos alunos, levantar disponibilidade de material, preencher boletim dos alunos, fixar metas, demonstrar dinamismo, contornar situações difíceis, corrigir instrumentos de avaliação, supervisionar alunos no recreio, demonstrar organização, visitar bibliotecas, museus e locais de interesse, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos, selecionar material, passar tarefa de casa, brincar com os alunos, organizar merenda dos alunos, contactar pessoas da comunidade para aula, demonstrar iniciativa, pesquisar a realidade familiar do aluno, desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos, revisar a correção com os alunos, organizar sala de aula, preencher diário de classe - conteúdo das aulas, trabalhar em equipe, assistir vídeos didáticos e de estórias, demonstrar auto-confiança, programar eventos e atividades extra-curriculares, observar o comportamento dos alunos, definir objetivos, organizar reuniões com os pais, ditar palavras e textos, estudar conteúdo - assuntos e temas relacionados com a aula, definir projetos, organizar material de sala de aula, convocar pais ou responsáveis, definir conteúdos, acompanhar a aprendizagem dos alunos, dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas, passar vídeos didáticos e de estórias, organizar eventos e atividades na escola, confeccionar apostilas - livros de estórias, textos, etc., demonstrar participação, demonstrar criatividade, estimular debates e comentários, organizar eventos e atividades fora da escola, pesquisar conhecimento prévio do aluno, participar de eventos de qualificação, redigir relatórios, entrevistar pessoas da comunidade e de entidades, preencher mapa de nota - histórico escolar dos alunos, atender os pais dos alunos, resolver problemas, ensinar operações fundamentais, estabelecer regras de comportamento, apresentar conteúdo da aula, ouvir atentamente - saber ouvir, estabelecer cronograma de atividades, reproduzir material, demonstrar sensibilidade, encaminhar alunos a profissionais de apoio, estabelecer programa anual, semestral e mensal, organizar filas, definir métodos de avaliação, contar estórias, participar de reuniões com coordenação e diretoria, participar de reunião de pais, demonstrar paciência, demonstrar motivação, pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias, definir metodologia - como vai trabalhar, fazer ditados relâmpago e concreto, acompanhar alunos na merenda, observar a participação dos alunos, demonstrar perseverança, ouvir a experiência dos alunos, ler textos com os alunos, divulgar atividades e eventos para a comunidade, selecionar livros didáticos e de estórias, jogar com os alunos, elaborar roteiro de aula, criar brincadeira e jogos, reciclar material, fazer chamada, orientar caligrafia, mediar conflitos, esclarecer dúvidas, conversar com os alunos, confeccionar cartazes e painéis, confeccionar fichas pedagógicas, analisar a freqüência, avaliar as atividades diárias dos alunos, absorver mudanças, preencher ficha individual do aluno, redigir textos com os alunos.